5 dicas para te auxiliar no aumento de vendas de fim de ano do seu varejo
22 de dezembro de 2021Você sabe como realizar a redução de custos em sua loja?
7 de janeiro de 2022Automação comercial consiste basicamente na utilização de hardwares e softwares para tornar automático as atividades comerciais do varejo. Com a tecnologia, vários processos são otimizados, agilizando o processo de compra e venda.
Mesmo trazendo vários benefícios para a rede varejista, alguns lojistas ainda ficam um pouco receosos em aplicar a tecnologia em suas lojas. Se você faz parte desse grupo, saiba que automatizar processos se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas.
Se coloque no lugar do consumidor. Você gostaria de ir a um estabelecimento e os funcionários simplesmente demorar para procurar o seu produto no estoque? Ou, ainda, você gostaria de ter o seu método de pagamento rejeitado pela loja?
Por mais que pareçam questões simples, todos esses detalhes fazem a total diferença na hora de conquistar clientes. Por esse motivo, você deve procurar inserir a tecnologia na sua loja o quanto antes.
Para te ajudar nesta tarefa, separamos abaixo uma lista com os principais equipamentos para realizar uma boa automação comercial em seu varejo. Confira!
Confira os principais equipamentos para realizar uma boa automação comercial em seu varejo
Com o avanço da tecnologia hoje em dia, existem no mercado muitos equipamentos para você automatizar seus processos com qualidade e eficiência.
Entretanto, há aqueles que são indispensáveis para uma boa automação, tais como: computador, leitor de código de barras, balança, gaveta de dinheiro e máquina de cartão. Saiba mais sobre eles nos tópicos abaixo.
1.Computador
O computador é o primeiro equipamento que não pode faltar no processo de uma boa automação comercial. Seja um tablet ou dispositivo móvel, ele precisa ser seguro e com um processador eficiente capaz de realizar a integração de todos os outros equipamentos da loja.
Através do computador o vendedor tem a possibilidade de realizar o monitoramento de todo o processo de compra e enviar as principais informações ao cliente. Desta forma, as etapas ficam mais seguras e transparentes, tanto para a loja quanto para o consumidor.
2.Leitor de código de barras
O leitor de código de barras é uma ferramenta que faz a identificação do produto, apresentando as principais informações sobre ele, como preço por exemplo. O aparelho pode funcionar de forma independente ou embutido em uma mesa à disposição do vendedor.
O equipamento é fundamental para agilizar a consulta de produtos importantes, facilitando até mesmo o processo de compra. Cada item contém um código que é lido pelo Leitor fornecendo os principais dados do produto. Se você deseja um estabelecimento mais moderno, precisa adquirir essa ferramenta.
3.Balança
Uma automação comercial eficiente exige também a presença de balança, principalmente em lojas que vendem produtos a granel. As balanças devem estar integradas ao computador para que todas as informações sejam passadas de forma correta.
Além disso, a utilização de balanças permite a análise de possíveis desfalques nos produtos ao longo do processo de compra ou até mesmo a identificação de possíveis fraudes durante a operação.
4.Gaveta de dinheiro e máquina de cartão
A gaveta de dinheiro e máquina de cartão são dois equipamentos que não podem de forma nenhuma faltar em sua loja. Como é de se imaginar, a gaveta de dinheiro é responsável por guardar as notas e moedas e ela pode estar integrada ao computador. Desta forma, ela só será aberta no final da compra.
A máquina de cartão é o equipamento responsável por processar os pagamentos realizados através de cartão de débito ou crédito das maiores bandeiras. Atualmente, existem máquinas que permitem o pagamento por aproximação, o que agiliza ainda mais a operação de compra.
Conclusão
A automação comercial é um processo que não acontece do dia para noite, principalmente quando o varejo não possui tantos recursos para realizar os devidos investimentos. Por esse motivo, não se desespere caso você não tenha todos os equipamentos aqui listados.
Comece devagar, fazendo um investimento de cada vez. Comece comprando um computador, depois um leitor de código de barras e assim por diante. O importante é dar o primeiro passo e planejar as suas ações.
Não tenha medo de inserir a tecnologia em seu varejo. Lembre-se de que ela surgiu para facilitar a vida dos empresários, ajudando os varejistas a aumentar seus lucros e melhorar a experiência do cliente. Sendo assim, se organize financeiramente para realizar os devidos investimentos.
Até a próxima!