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4 de julho de 2017Vamos começar este post com uma pergunta simples: você conhece o seu cliente? Antes de responder, por que não ler o nosso conteúdo de hoje? Sabemos que muitos empreendedores sabem exatamente o público para o qual pretendem vender ou prestar serviços, mas isso não significa que conhecem o cliente.
O foco em um mercado específico é importante, mas as nuances da sua clientela não necessariamente se assemelham a uma forma genérica. A única forma de realmente conhecer um pouco mais a clientela é por meio do CRM (Customer Relationship Management), ferramenta que tem como objetivo a obtenção, o armazenamento e a administração desse tipo de dado.
É por isso que, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância do CRM em qualquer tipo de organização. Confira!
Melhore o desempenho das vendas e marketing
O primeiro grande benefício do CRM é o fato de que as equipes de vendas e de marketing têm o seu desempenho melhorado. Afinal, os profissionais de ambos os setores precisam das informações dos clientes para realizar uma abordagem mais personalizada e focada em suas necessidades reais. É justamente isso que, no fim das contas, garante melhores resultados.
Vale lembrar que é esse atendimento diferenciado que realmente chama atenção do cliente. Em uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, foi constatado que, para o consumidor, esse é o principal atrativo de uma empresa, superando, inclusive, os preços oferecidos ou a qualidade do produto ou serviço.
Acompanhe o cliente no funil de vendas
Dependendo do tipo de relacionamento que o consumidor já possui com a sua empresa, ele pode se encontrar em diferentes estágios do funil de vendas. Embora existam muitas definições para os níveis desse funil, basicamente temos o fundo, o meio e, por fim, o seu topo. Em todos esses momentos o cliente possui necessidades diferentes.
Com o CRM, você consegue acompanhar o desenvolvimento do cliente em cada uma dessas etapas e realizar ações direcionadas!
Integre os dados da empresa
Uma situação muito comum no meio empresarial são os problemas gerados pela descentralização de dados. Um exemplo é quando departamentos diferentes, como as vendas e o marketing, por exemplo, possuem informações distintas sobre os mesmos clientes. O resultado, é claro, são os famosos ruídos de comunicação internamente.
Para acabar com a desinformação é fundamental contar com algum sistema que seja capaz de centralizar e integrar todos os dados da organização. Assim, os diferentes setores podem colaborar para enriquecer ainda mais o banco de dados da empresa e não torná-lo um verdadeiro caos.
Trabalhe na fidelização dos clientes
Por fim, ao juntar todas as informações anteriores, já podemos deduzir qual é a grande importância do CRM para uma empresa. Com esse sistema, é possível garantir a fidelização da clientela, afinal, todas as ações desenvolvidas pelas equipes terão como base a informação, e não meros achismos.
Os planos de marketing serão voltados para cada estágio do cliente no funil, e o departamento de vendas conseguirá conduzir todos os clientes do topo do funil até o fundo, onde a fidelização é possível.
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