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31 de março de 2022Identificar se está havendo ruptura de estoque em seu comércio é algo muito importante, principalmente para evitar a insatisfação dos clientes e a perda de venda dos produtos.
É preciso acompanhar o estoque das lojas, os dados de vendas e muitos outros processos da indústria e/ou varejo.
Sistemas de gestão eficientes fazem toda a diferença neste tipo de controle, mantendo os clientes satisfeitos, tendo sempre uma boa quantidade de produtos e melhorando as vendas dos estabelecimentos. Saiba mais lendo o conteúdo a seguir!
Você sabe o que é ruptura de estoque?
A ruptura de estoque é, em palavras simples, a falta de produtos na prateleira. São produtos que o comércio sempre vendeu, mas que em alguns momentos não tem mais.
Podemos dar como exemplo, um cliente que vai comprar um suco de laranja e não encontra no mercado, onde sempre tinha e onde sempre comprava.
Isso ocorre devido a falhas no planejamento do estabelecimento, principalmente em relação a organização do estoque de produtos.
Esse fator pode contribuir de forma muito negativa para o cliente e gerar prejuízos ou baixas vendas para o estabelecimento, fazendo com que o cliente opte por ir em outros lugares onde possa achar sempre os produtos que deseja.
A ruptura de estoque pode ocorrer, inclusive, mesmo tendo bastante produtos no próprio depósito da loja. O que acontece geralmente pela empresa não possuir um controle melhor sobre os seus produtos no depósito e nas prateleiras.
Isso ocorre com frequência em supermercados, gerando muitos malefícios, já que, com a ruptura de estoque, os clientes:
- Tenham que optar por levarem um produto de outra marca;
- Desistam de comprar no local;
- Começam a comprar com frequência em outra loja concorrente;
- Sintam-se insatisfeitos e não voltem a comprar mais no estabelecimento.
Como identificar a ruptura de estoque em seu comércio
A ruptura de estoque em seu comércio, pode ser identificada facilmente, de forma visual, trabalho realizado geralmente por um repositor de produtos.
Também é possível verificar no depósito da loja se está tendo produtos que estão em falta nas prateleiras.
Outra maneira, menos eficiente, de perceber que a ruptura de estoque está acontecendo é quando as vendas começam a cair e quando clientes começam a sumir do seu estabelecimento por não encontrarem o que desejam.
A ruptura pode ser identificada e evitada facilmente por meio de sistemas de gestão e relatórios de estoque e vendas.
É preciso ter esse cuidado com a ruptura, principalmente, de produtos que representam em média 70% do faturamento do comércio.
Em resumo, é preciso identificar a ruptura antes que o cliente o faça, evitando constrangimentos e prejuízos ao estabelecimento.
Como evitar a ruptura de estoque?
Para evitar a ruptura de estoque não basta colocar funcionários para conferirem pessoalmente as prateleiras, seria um serviço desgastante, cansativo e praticamente impossível em alguns casos.
O ideal é contar com um sistema de gestão, de forma que o colaborador possa acompanhar o estoque, tanto no depósito como nas prateleiras, recebendo relatórios dos produtos do estabelecimento.
Além de usar o sistema de gestão, é preciso organizar algumas questões da empresa como, por exemplo:
- Acompanhamento das vendas ao consumidor final;
- Realizar o controle de estoque;
- Realizar um trabalho colaborativo.
Com um sistema eficiente de gestão de estoque, o comerciante e seus colaboradores conseguem realizar um melhor acompanhamento dos dados de sell-out, ou seja, das vendas ao consumidor final.
Tanto o varejo como a indústria precisam realizar esse acompanhamento de vendas, justamente para entender quais produtos os clientes estão consumindo e com que frequência.
Com esse controle fica mais fácil realizar compras para o estabelecimento de forma assertiva, dando maior atenção para produtos que saem com frequência e regulando os que possuem poucas vendas.
O estoque também precisa ser bem controlado, para isso é preciso que o gestor tenha informações exatas, em tempo real, de todos os produtos armazenados e também do que está acabando, para realizar a reposição a tempo.
Quando há um sistema eficiente de gestão de estoque, é possível evitar a ruptura de estoque, melhorando as vendas da empresa e principalmente controlando melhor o processo de reposição de produtos.
Por fim, é muito importante que haja um trabalho colaborativo e organizado, entre varejo e indústria.
É preciso que haja uma produção adequada e que o setor de manufatura tenha acesso aos dados gerados nos pontos de vendas. Da mesma forma, também é preciso que o varejo combine com os fornecedores e garanta uma reposição mais rápida e de acordo com as demandas de cada local.
Tendo esse tipo de organização, controle e colaboração, a indústria consegue enviar os produtos corretos, na quantidade certa para cada estabelecimento.
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A Lumi possui um sistema de gestão completo, conhecido como Lumi Gerencial, para melhorar o controle de estoque do seu estabelecimento, tornando tudo mais fácil e na palma de sua mão.