• TV Lumi

    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.

    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

  • Nosso Blog
  • Suporte

    Precisa de Suporte? Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 

    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporta não operante. A consultoria faz o atendimento, porém desconta em horas do treinamento.

    Entrar em contato (61) 996349738

  • Parceiros
  • Segmentos

    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.

    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Casos de Sucesso

    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:

    ASSISTIR
    depoimento 5
    BIG BOX
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 4
    GUARAPARI
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 1
    VENEZA
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 3
    CAMPELO
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
Ligamos para você!
Calendário Clube Promoções Lumi – Mês de Outubro
17 de outubro de 2017
Você sabe como definir o seu mix de produtos? Descubra aqui
24 de outubro de 2017

Self Checkout: conheça essa tendência de mercado

17 de outubro de 2017
Categorias
  • BLOG
  • GESTÃO
Tags
  • atendimento
  • fila do caixa
  • Self-checkout
  • tendência de mercado

Você deseja desenvolver o seu negócio e sabe que, para isso, precisa melhorar o atendimento ao cliente. Porém, sua dúvida é não saber exatamente por onde começar. Já pensou em disponibilizar o serviço de self checkout?

Embora esse conceito já esteja sendo utilizado há muito tempo nos mercados americanos e europeus, no Brasil o serviço ainda é uma novidade, o que o torna um diferencial em termos competitivos.

Por essa razão, é interessante que você, como gestor, comece a avaliar os benefícios que essa solução pode trazer não apenas para sua empresa, mas também para a rotina dos seus consumidores.

Foi pensando em lhe ajudar que elaboramos este artigo. A seguir, vamos apresentar de forma clara e objetiva tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que é self checkout

Antes de mais nada, é importante compreender o que é o self checkout. Basicamente, o termo se refere a um serviço de autoatendimento que é disponibilizado aos clientes por meio de caixas automáticos, ou seja, sem a necessidade de um funcionário para passar as compras.

Benefícios do self checkout

Em relação aos benefícios do sistema, os pontos principais a destacar são a praticidade para os clientes e a economia para os lojistas.

Sem longas esperas na fila do caixa

Para começar, é preciso que você entenda que, ao instalar os self checkouts em seu estabelecimento, você estará oferecendo uma opção para o cliente fugir das filas — especialmente nos dias de maior movimento.

Sabe aquele cliente que não costuma fazer grandes compras, mas sim as famosas “compras de sacolinha”? Então, para ele essa solução certamente será de grande utilidade. Além disso, os apressados de plantão que passam apenas para comprar meia dúzia de produtos também serão beneficiados pelos terminais de autoatendimento.

Em outras palavras, o self checkout é mais direcionado às pequenas compras e, por isso, o recomendado é que você limite a quantidade de produtos aceitos — a maioria dos supermercados permitem no máximo até dez itens.

Economia na mão de obra e agilidade no atendimento

Já no que diz respeito à economia, a conta é simples: no espaço necessário para um caixa tradicional, é possível colocar até três de autoatendimento, sem contar com a vantagem de que não será preciso ter um funcionário para realizar as operações.

Contudo, é necessário que você tenha um responsável para orientar os clientes sobre a utilização dos self checkouts. Nesse caso, apenas um colaborador é suficiente para atender a demanda de, no mínimo, quatro caixas automáticos.

O propósito principal da adoção dessa tecnologia é agilizar o atendimento e reduzir os custos relativos à mão de obra. Além disso, outro aspecto que merece ser destacado, e que faz do self checkout uma questão a ser analisada, é que o setor varejista está entrando em uma nova era, muito mais dinâmica e inteligente.

Para concluir, não poderíamos deixar de mencionar que o pagamento das compras deve ser realizado somente via cartões de crédito, pelo menos no Brasil. Porém, a opção para pagar em dinheiro provavelmente estará sendo oferecida em breve, já que nos Estados Unidos e nos países da Europa isso já é possível.

Esperamos que este artigo possa ter lhe ajudado a entender melhor o conceito do self checkout e as vantagens de aplicá-lo em seu negócio. Se você gostou desse tema e deseja ficar por dentro de outros assuntos tão importantes quanto a esse, curta a nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no YouTube!

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Tropical Carnes Brazlândia
19 de novembro de 2021

Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia


Leia mais
25 de outubro de 2021

A importância da automação comercial para o seu comércio


Leia mais

Posts Recentes

  • Tropical Carnes Brazlândia0
    Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia
    19 de novembro de 2021
  • concorrencia0
    6 Dicas de como se destacar da sua concorrência
    12 de novembro de 2021
  • faturamento de sua loja0
    5 dicas de como aumentar o faturamento de sua loja
    5 de novembro de 2021

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SUPERMERCADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACAREJO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

FOOD SERVICES

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções