Engana-se o empreendedor que pensa no estoque apenas como um depósito de produtos e insumos. Manter esse setor funcionando perfeitamente é o que permitirá manter a qualidade na prestação de serviço — se um cliente entra no seu supermercado procurando um produto e você não o tem em estoque, pode quebrar a confiança do comprador na empresa.
Para manter seu estoque abastecido com os itens necessários e economizar dinheiro, é preciso ter organização e saber comprar. Quer aprender mais? A gente te ensina a fazer a otimização de estoque no artigo de hoje!
A dica parece simples, mas com certeza fará toda a diferença na hora de gerir seu estoque. Afinal, do que adianta ter um espaço propício para armazenar seus itens se o ambiente não estiver organizado?
Se o estoque não for disposto estrategicamente, você acaba perdendo dinheiro: produtos podem passar do prazo de validade e até estragar por conta das más condições de armazenamento. Por isso, é importante ficar de olho na maneira como você guarda suas compras, garantindo a qualidade e o fácil acesso aos itens estocados.
Para manter o armazém organizado, use prateleiras e disponha os produtos de forma inteligente. Os mais pesados, por exemplo, devem ficar na parte baixa das prateleiras, para facilitar o transporte. Os que têm uma boa saída precisam ser de fácil alcance, já que sua rotatividade é maior.
Não caia nessa armadilha: deixar de registrar os produtos que são retirados ou colocados no estoque prejudica toda a organização da empresa.
O controle eficiente das entradas e saídas te ajuda a não ficar com estoque excessivo ou faltante. Em ambos os casos, a empresa acaba perdendo dinheiro. Quando sobram os produtos, eles acabam passando do prazo de validade ou ocupando espaço útil no armazém. Quando faltam, as transações podem ser prejudicadas e o consumidor acaba insatisfeito.
Monitorando a movimentação do seu inventário, você ainda consegue otimizar as compras futuras. Sabendo o que é mais ou menos vendável no seu supermercado, fica mais fácil planejar os pedidos aos fornecedores. Por isso, não deixe de documentar cada entrada e saída que ocorrer no estoque.
Como registrar as entradas e saídas do seu estoque? Não é fácil fazer isso usando só caneta e papel, certo? Por isso, é importante ficar de olho na tecnologia, que já dá uma mãozinha para os empreendedores que querem fazer a otimização de estoque.
Contar com uma ferramenta eletrônica faz toda a diferença. Com alguns cliques no seu smartphone ou tablet, você poderá computar todo item que é acrescentado ou retirado do estoque, além de gerar gráficos e tabelas para saber quais têm mais saída. Isso otimizará suas futuras compras e ainda evitará o desperdício de produtos.
Para simplificar suas compras de produtos, nada melhor do que manter uma boa relação com os fornecedores. Quando há confiança nesse relacionamento entre empresa e fornecedor, o empreendedor sabe que pode contar com a entrega de itens dentro do prazo determinado.
Isso evita que você fique sem itens no seu depósito, o que comprometeria as vendas. Por isso, escolha sempre os parceiros que cumprem os deadlines e que entregam com qualidade e responsabilidade as encomendas feitas.
Para ficar ainda melhor, o contato saudável com as companhias fornecedoras ainda favorece as negociações. Fica mais fácil conseguir descontos e condições de pagamento diferenciais.
Desperdício é qualquer iniciativa da empresa que não agregue valor aos seus produtos. A cadeia de suprimentos sofre com essas perdas, principalmente quando o empreendedor não tem consciência das proporções reais do desperdício e o quanto ele prejudica o negócio.
A Logística Enxuta surge como solução diante das perdas. Sua função é identificar e reverter desperdícios.
Para começar, suas compras devem condizer com as vendas — produtos vendáveis não podem faltar no estoque e produtos que vendem pouco precisam ser adquiridos em menor quantidade. Conversar com o fornecedor para saber todos os detalhes sobre o armazenamento ideal também ajuda a evitar o desperdício e não perder dinheiro.
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A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.