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31 de março de 2016Por mais que as empresas profissionalizem seus quadros e invistam na contratação de colaboradores altamente gabaritados, a ocorrência de problemas é inevitável. Afinal, administrar serviços, produtos e pessoas não é uma tarefa simples e qualquer falha pode causar grandes prejuízos nos resultados. A gestão financeira é uma área tão essencial quanto problemática.
Entretanto, como ela é determinante para o sucesso de qualquer empreendimento, o gestor inteligente não pode permitir que falhas nesse setor sejam toleradas. Quer descobrir quais são os erros comuns que você precisa abolir na gestão financeira? Então confira o post a seguir:
Não saber precificar
Um dos erros mais comuns da gestão financeira de muitas empresas é não saber calcular corretamente o preço de seus produtos ou serviços. Muitos empreendedores acabam estipulando um valor apenas em comparação com os concorrentes, mas isso pode fazer com que as contas não batam no final do mês.
É preciso levar em conta os custos com matéria prima, logística, infraestrutura, funcionários, o posicionamento da marca no setor e a conjuntura econômica do momento. O jeito de calcular os valores varia de acordo com o seu negócio, mas em linhas gerais esses são os itens a serem considerados.
Falta de controle de entradas e saídas
Esse é outro dos problemas mais corriqueiros na administração de uma empresa: a perda do controle de entradas e saídas. Como os gestores muitas vezes ficam preocupados com as atividades operacionais, acabam sonegando o setor financeiro sem perceber.
Planilhas desatualizam, contas se acumulam, orçamentos acabam ignorados e, no final do mês, a desorganização cobra seu preço! A melhor dica é separar uma parte do tempo para cuidar destes aspectos gerenciais, tentar entrar no ritmo e assim conseguir os números mais importantes sempre à mão.
Ignorar pequenas despesas
Ignorar pequenas despesas é um erro comum em diversas despesas. O problema é que, quando isoladas, elas representam uma parcela irrisória dos gastos e passam despercebidas. No entanto, quando somadas, podem ser um verdadeiro “ralo de dinheiro”, sugando capital que poderia ser investido em melhorias e desenvolvimento.
Procure registrar tudo no controle, especialmente os gastos em espécie. Isso pode ajudar a fazer uma reserva financeira para outros passivos ocultos, como rescisões trabalhistas, por exemplo.
Não possuir um software de gestão
Os softwares de gestão estão ganhando espaço nas empresas de todo o mundo, especialmente aqueles que utilizam a tecnologia em nuvem. Eles permitem um controle financeiro muito mais preciso, pois centralizam todas as informações importantes em um só local.
Além disso, ele torna a gestão mais prática e eficiente, permitindo o registro de lucros, despesas, impostos, organizando o vencimento de contas e ajudando a ter um parâmetro muito mais global do desempenho do empreendimento, através da emissão de relatórios.
Misturar as finanças pessoais com as da empresa
Muitos gestores caem na tentação de misturar suas finanças pessoais com as da empresa. Isso pode ser tentador, afinal os colaboradores podem ajudá-lo no pagamento de contas e facilitar a resolução de diversas questões com as instituições bancárias.
Outra situação comum é a retirada de capital por parte dos proprietários, mas isso deve ser fortemente combatido. O ideal é estabelecer um pró-labore para retiradas mensais e fazer todos os reembolso de maneira organizada.
Para saber mais veja também o artigo 5 erros na Gestão de Varejo que você não pode cometer.
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