• Sobre nós
  • Soluções
  • Segmentos
    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.
    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Parceiros
  • Casos de Sucesso
    Quer saber o que nossos clientes acham da Lumi Software?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:
    ASSISTIR
    depoimento-5.jpg
    BIG BOX
    Nesse vídeo mostraremos o Diretor adimistrativo do BIG BOX, e qual a opinião dele em relação a Lumi software.
    depoimento-4.jpg
    GUARAPARI
    Veja o que a loja Guarapari pensa da gente, ou melhor, o diretor da rede Guarapari, acha da gente!
    depoimento-1.jpg
    VENEZA
    Nesse Case da Lumi mostramos o que o diretor administrativo do Veneza acha da Lumi!
    depoimento-3.jpg
    CAMPELO
    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi? Escute rapidamente a diretora das lojas Campelo acha da gente.
  • TV Lumi
    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.
    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

  • Nosso Blog
  • Suporte
    Precisa de Suporte?
    Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 
    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporte e consultoria não operante.

Ligamos para você!
Amanhã
9 de maio de 2017
Atenção: Possível Parada Sefaz RS e Sefaz-Virtual do RS
12 de maio de 2017

Entenda como a Business Intelligence pode ajudar o varejo!

9 de maio de 2017
Categorias
  • Blog
Tags

Por décadas, o Business Intelligence (BI) foi algo reservado apenas para as grandes multinacionais do varejo, que o usavam principalmente para fins de análise financeira e produção de relatórios simples. Nos últimos anos, tudo isso mudou.

Atualmente, ele contribui para que empresas de todos os tamanhos aumentem a eficiência operacional, melhorem a relação custo-benefício e consigam uma clara diferenciação competitiva em ambientes de negócios cada vez mais competitivos.

Neste artigo vamos mostrar a você como se beneficiar das soluções de Business Intelligence e seus impactos positivos em diferentes aspectos do varejo. Boa leitura!

Previsão e planejamento com Business Intelligence

A capacidade de prever os desejos, necessidades e comportamentos dos clientes e relacionar essas informações com os produtos que você tem nas prateleiras: eis a chave para o sucesso no setor varejista.

Com uma solução de Business Intelligence, você pode analisar o histórico de compra dos seus clientes e identificar padrões que o ajudarão a antecipar futuras tendências de compras. Isso, por sua vez, levará a estratégias de marketing mais precisas e a um melhor gerenciamento de estoque em todos os pontos de venda.

Gestão de preços e custos

Encontrar o equilíbrio ideal entre a precificação dos produtos e os custos pode ser um grande desafio. Os produtos devem ser precificados para gerar a máxima lucratividade possível, e os que ficam parados no estoque merecem cuidados redobrados. Ou seja, é mais rentável reduzir drasticamente os preços, transferi-los para outras lojas ou deixá-los ocupando espaço nas prateleiras, esperando que alguém os compre?

O Business Intelligence facilita a realização desse tipo de análise, para que você possa antecipar os resultados de cenários específicos e, consequentemente, tomar decisões melhores e mais bem informadas.

Promoções

As ferramentas de BI permitem uma visão aprofundada sobre quem está comprando, o que estão comprando, como estão pagando e outros elementos essenciais para estruturar promoções que atinjam seu público-alvo com precisão, aumentando o retorno sobre investimentos realizados. Esse é o primeiro passo para o fortalecimento da marca e um melhor posicionamento no mercado.

Não só as aplicações de Business Intelligence no varejo são praticamente infinitas, como também são inúmeras as ferramentas que sua empresa pode escolher. Embora as necessidades variem muito e dependam do tamanho do negócio e do escopo das operações, há 2 recursos essenciais que sua empresa obterá ao escolher uma solução de BI. São eles:

  • acesso a dados em tempo real: uma empresa deve ser ágil na tomada de decisões. Informações desatualizadas podem levar a escolhas ruins, afetando vendas, reposição de recursos, produtividade das equipes e outras funções críticas;

  • integração: uma solução de Business Intelligence, para ser efetiva, precisa acessar e combinar informações de todas as suas fontes de dados, tais como transações de vendas, crédito interno, compras de mercadorias, gerenciamento de preços e CRM etc.

Desempenho de vendas

Quais lojas estão cumprindo suas metas, e quais não? Quais produtos estão vendendo e quais não saem das prateleiras? Você precisa de informações para entender o que está funcionando e o que não está indo bem em seu negócio — e o Business Intelligence pode providenciá-las.

Armado com essas informações, você identificará rapidamente lojas, produtos e colaboradores de baixo desempenho — e poderá tomar medidas corretivas imediatas.

Gostou do nosso artigo? Então, confira nosso guia prático para otimizar processos na sua empresa de varejo!

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

precificação
31 de março de 2022

Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?


Leia mais
ruptura de estoque
25 de março de 2022

Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio


Leia mais

Conheça Nosso no Youtube

  • Blog (365)
  • Business (19)
  • E-book (17)
  • ERP (2)
  • Fiscal (45)
  • Gestão (146)
  • Inovações (1)
  • Lumi Gerencial (126)
  • Lumi Software (203)
  • Sem categoria (13)
  • Varejo (1)

Posts Recentes

  • precificação0
    Você sabe como realizar a precificação dos produtos de sua loja?
    31 de março de 2022
  • ruptura de estoque0
    Saiba como identificar a ruptura de estoque em seu comércio
    25 de março de 2022
  • pagamentos com cartão0
    Conheça as vantagens em aceitar pagamentos com cartão em seu comércio
    11 de março de 2022

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SEGMENTOS

  • Supermercado
  • Atacados
  • Atacarejos
  • Food Services

LINKS ÚTEIS

  • Parceiros
  • Nosso Blog
  • Cases
  • TV Lumi

SUPORTE

  • Central de Atendimento
  • Base de Conhecimento
  • Ebooks
  • Ligamos para Você!

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções