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9 de maio de 2017Atenção: Possível Parada Sefaz RS e Sefaz-Virtual do RS
12 de maio de 2017Por décadas, o Business Intelligence (BI) foi algo reservado apenas para as grandes multinacionais do varejo, que o usavam principalmente para fins de análise financeira e produção de relatórios simples. Nos últimos anos, tudo isso mudou.
Atualmente, ele contribui para que empresas de todos os tamanhos aumentem a eficiência operacional, melhorem a relação custo-benefício e consigam uma clara diferenciação competitiva em ambientes de negócios cada vez mais competitivos.
Neste artigo vamos mostrar a você como se beneficiar das soluções de Business Intelligence e seus impactos positivos em diferentes aspectos do varejo. Boa leitura!
Previsão e planejamento com Business Intelligence
A capacidade de prever os desejos, necessidades e comportamentos dos clientes e relacionar essas informações com os produtos que você tem nas prateleiras: eis a chave para o sucesso no setor varejista.
Com uma solução de Business Intelligence, você pode analisar o histórico de compra dos seus clientes e identificar padrões que o ajudarão a antecipar futuras tendências de compras. Isso, por sua vez, levará a estratégias de marketing mais precisas e a um melhor gerenciamento de estoque em todos os pontos de venda.
Gestão de preços e custos
Encontrar o equilíbrio ideal entre a precificação dos produtos e os custos pode ser um grande desafio. Os produtos devem ser precificados para gerar a máxima lucratividade possível, e os que ficam parados no estoque merecem cuidados redobrados. Ou seja, é mais rentável reduzir drasticamente os preços, transferi-los para outras lojas ou deixá-los ocupando espaço nas prateleiras, esperando que alguém os compre?
O Business Intelligence facilita a realização desse tipo de análise, para que você possa antecipar os resultados de cenários específicos e, consequentemente, tomar decisões melhores e mais bem informadas.
Promoções
As ferramentas de BI permitem uma visão aprofundada sobre quem está comprando, o que estão comprando, como estão pagando e outros elementos essenciais para estruturar promoções que atinjam seu público-alvo com precisão, aumentando o retorno sobre investimentos realizados. Esse é o primeiro passo para o fortalecimento da marca e um melhor posicionamento no mercado.
Não só as aplicações de Business Intelligence no varejo são praticamente infinitas, como também são inúmeras as ferramentas que sua empresa pode escolher. Embora as necessidades variem muito e dependam do tamanho do negócio e do escopo das operações, há 2 recursos essenciais que sua empresa obterá ao escolher uma solução de BI. São eles:
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acesso a dados em tempo real: uma empresa deve ser ágil na tomada de decisões. Informações desatualizadas podem levar a escolhas ruins, afetando vendas, reposição de recursos, produtividade das equipes e outras funções críticas;
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integração: uma solução de Business Intelligence, para ser efetiva, precisa acessar e combinar informações de todas as suas fontes de dados, tais como transações de vendas, crédito interno, compras de mercadorias, gerenciamento de preços e CRM etc.
Desempenho de vendas
Quais lojas estão cumprindo suas metas, e quais não? Quais produtos estão vendendo e quais não saem das prateleiras? Você precisa de informações para entender o que está funcionando e o que não está indo bem em seu negócio — e o Business Intelligence pode providenciá-las.
Armado com essas informações, você identificará rapidamente lojas, produtos e colaboradores de baixo desempenho — e poderá tomar medidas corretivas imediatas.
Gostou do nosso artigo? Então, confira nosso guia prático para otimizar processos na sua empresa de varejo!