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22 de fevereiro de 2019Está pensando em maneiras de aumentar o seu faturamento? Que tal aproveitar o fluxo de clientes que o seu ponto de venda já tem para vender ainda mais? Aplicando algumas estratégias de venda adicional, você conseguirá aproveitar melhor a presença deles.
Assim que você entender bem como funcionam essas estratégias, perceberá que deixar de aplicá-las pode até ser comparado a perder vendas. Portanto, se está interessado em melhorar o seu faturamento e, ao mesmo tempo, encantar o seu cliente, continue lendo este artigo e entenda o que é venda adicional e como ela funciona. Vamos lá?
O que é venda adicional?
Também conhecida como venda agregada, a venda adicional envolve oferecer produtos relacionados com aquilo que o cliente já tinha a intenção de comprar. Isso funciona porque a maioria das decisões de compra são tomadas por impulso.
Embora as pessoas cheguem ao seu ponto de venda com a intenção de comprar determinados produtos, a decisão de compra ocorre mesmo enquanto o cliente está caminhando pelos corredores do seu estabelecimento. É nesse momento que ele deve ser orientado a adquirir mais alguns itens.
Quais são os benefícios da venda adicional?
A venda adicional é uma forma de demonstrar atenção ao cliente, oferecendo soluções aos problemas dele. Assim, você consegue ser diferente da concorrência, tendo em vista que esse comportamento não é predominante no comércio em geral.
Além disso, atrair novos consumidores demanda um alto custo. Com as estratégias de venda adicional, seu faturamento será incrementado pelo aumento do tíquete médio das pessoas que já são clientes do seu negócio.
Quais são as estratégias de venda adicional?
Diversas estratégias podem ser adotadas em seu estabelecimento para que os clientes se sintam inclinados a adquirir alguns produtos a mais. Veja o que você pode fazer!
Estude as preferências dos clientes
Implantar a venda agregada requer que você conheça bem o seu público-alvo. É necessário analisar dados concretos para descobrir quais são os produtos mais vendidos, além de outras informações.
Assim, você conseguirá identificar e organizar as oportunidades com potencial de venda adicional. Softwares de gestão comercial são uma excelente ferramenta para fazer esse tipo de análise.
Crie pontos de exposição de produtos adicionais
Pontos extras com determinado produto chamam a atenção do cliente. Eles podem ficar em uma ponta de gôndola ou em uma ilha promocional. Geralmente, as ilham ficam nos corredores e geram curiosidade.
Posicione os produtos certos perto do caixa
Depois de o cliente ter colocado tudo o que precisa no carrinho, ainda há uma oportunidade de agregar mais produtos à venda. Para isso, posicione perto do caixa alguns itens que possam ser adquiridos por impulso.
Aproxime gôndolas com produtos relacionados
Organize produtos que combinam entre si para fazer uma sugestão de consumo ou ajudar o cliente a se lembrar do que precisa levar. Por exemplo, você pode posicionar vinhos perto dos queijos, carvão e espetos perto das carnes para churrasco e cereais perto das frutas.
Ofereça degustação de produtos
Um estudo do SPC apontou que degustar um produto dentro da loja é um dos influenciadores de compras por impulso. Por isso, ofereça degustação dos produtos que têm uma melhor margem de lucro.
Conclusão
Como você viu neste artigo, com algumas estratégias simples é possível aproveitar melhor o fluxo de clientes em seu ponto de venda. Com a venda adicional, você demonstrará atenção ao consumidor por oferecer produtos dos quais ele precisa, mas talvez ainda não se dê conta. Além disso, você aumentará o seu tíquete médio e o seu faturamento.
Para entender mais detalhes sobre a venda adicional e a compra por impulso, leia o artigo “Como um layout adequado pode aumentar as vendas“, publicado no site do Sebrae.
Gostou das estratégias que foram apresentadas neste artigo? Conheça então o artigo “Como utilizar o music branding no varejo” e amplie seus conhecimentos. Depois é só compartilhar em suas redes sociais…