Horário de funcionamento Dia de Corpus Christi
30 de maio de 2018Como evitar o sequestro de dados e informações desprotegidas?
12 de junho de 2018O Self Checkout vem ganhando cada vez mais espaço no setor supermercadista brasileiro. A tendência tem atraído inúmeros gestores de lojas e estabelecimentos comerciais com perspectiva de inovação.
O serviço consiste, basicamente, em caixas de autoatendimento em que o consumidor assume a função de escanear e pagar por suas próprias mercadorias. O fato de brasileiros estarem cada vez mais familiarizados com a tecnologia tem viabilizado a implementação do sistema por aqui.
Por isso, neste conteúdo mostraremos os principais benefícios do Self Checkout para supermercadistas. Quer entender mais? Então continue a leitura do artigo para conferir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
1. Redução de custos e uso de espaço físico
Existem variados formatos de Self Checkout e, em geral, as tecnologias são capazes de transformá-lo em uma central de autoatendimento com cerca de um terço do tamanho de um terminal de atendimento comum.
Isso significa que, no mesmo espaço, é possível instalar três caixas com sistema Self Checkout. Ou seja, o serviço proporciona economia com infraestrutura, já que exige menos para atender mais.
Vale ressaltar, também, que o uso dessa tecnologia ajuda a reduzir custos com mão de obra, já que o número de colaboradores por pontos de vendas é proporcionalmente reduzido.
Por exemplo, um único funcionário pode administrar de 3 a 6 Self Checkouts de uma só vez, acompanhando e auxiliando os clientes durante o processo de compras.
2. Melhoria na experiência do consumidor
Sem dúvidas, um dos maiores benefícios do serviço é o exponencial aumento no índice de satisfação dos clientes, principalmente aqueles que possuem poucas mercadorias e não precisam mais enfrentar um dos maiores inconvenientes dos supermercados: as enormes filas.
A possibilidade de realizar seu próprio atendimento reduz o tempo do processo em até 30%, tornando a experiência do consumidor muito mais positiva, a ponto de fidelizá-lo à marca.
3. Aumento do faturamento
Segundo uma matéria do Portal APAS, o retorno de investimento em estações de Self Checkout é rápido e rentável, pois o fluxo de clientes na loja é significativamente mais alto, consequentemente aumentando o faturamento da empresa.
O fato de fidelizar os consumidores ao estabelecimento gera um ciclo de vendas promissor e com longa duração, pois além das mídias tradicionais para divulgação do serviço, o cliente satisfeito acaba assumindo o papel de promotor.
Isso significa que o indicará para amigos e familiares, convidando-os a conhecer o serviço. Além disso, é um fato que o Self Checkout desperta a curiosidade dos consumidores. E se eles tiverem uma experiência positiva, o indicarão para cada vez mais pessoas.
4. Aumenta o índice de competitividade da loja
Um dos maiores benefícios da implementação do Self Checkout, considerando que é uma tendência em ascensão e que tem sido aderida por inúmeros empreendedores brasileiros, é o aumento da competitividade da empresa.
Afinal, se o consumidor puder escolher, optará pelo estabelecimento que proporcione mais agilidade, conforto e autonomia durante as compras.
Conclusão
Como você pôde conferir neste artigo, o Self Checkout é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço nos supermercados brasileiros. Implementá-lo é uma forma de garantir competitividade à sua marca e mantê-la atualizada no mercado moderno.
Para otimizar ainda mais os conhecimentos e técnicas aplicáveis em sua empresa, além de se manter atualizado no contexto de um mercado composto por consumidores digitalizados, considere a leitura do livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas, da editora Gouvêa de Souza.
Você ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios do Self Checkout? Quer saber como podemos ajudar? Então entre em contato com a gente para entender mais!