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Automação comercial: vale a pena o investimento?

3 de julho de 2018
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Todo empreendimento almeja garantir o máximo de eficiência em suas atividades. Isso ajuda a controlar os processos realizados, gerenciar melhor as finanças, bem como administrar o fluxo de clientes — o que, indiretamente, pode gerar mais lucros. Mas, como é possível alcançar esse resultado? Basta investir na automação comercial.

Essa é uma estratégia competitiva que pode ser implementada pelas empresas a fim de aprimorar os procedimentos manuais e alcançar uma otimização eficiente. Qualquer negócio pode adotar a automatização, porém ela traz ótimos benefícios principalmente para o varejo.

Existem diversas formas de implantar a automação comercial que variam conforme as demandas do empreendimento e do setor de atuação. Entre as mais utilizadas, podemos citar: CRM (sistema de gestão de relacionamento com o cliente), ERP (sistema de gestão integrada) e sistemas de pagamento.

Continue lendo este post para compreender porque vale a pena o investimento em automação comercial. Boa leitura!

Maior segurança nas operações

A automação comercial aumenta significativamente os acertos referentes ao lançamento de informações, já que muitos dados são gerados automaticamente pela ferramenta. Dessa forma, é possível reduzir o risco de erros e fraudes.

Sem contar que alguns sistemas permitem que as atividades de rotina sejam vistas em tempo real, facilitando a detecção de problemas com mais rapidez, o que evita cenários críticos.

Aumento da eficiência operacional

A eficiência operacional é conseguida após otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores — ao excluir serviços desnecessários e melhorar as obrigações do dia a dia —, conduzindo a equipe para processos que são mais relevantes ou que trazem melhores resultados. Assim, aumenta a produtividade dos profissionais, tais como as chances de cumprir os objetivos propostos.

Suporte à tomada de decisão

Por intermédio de determinados sistemas é possível gerar relatórios e acompanhar a performance geral dos processos. Com isso, você pode criar procedimentos mais acertados, redefinir o planejamento, determinar novas metas e tomar decisões de curto, médio e longo prazos.

Tudo isso graças a uma base de dados precisa, que expressa bem a realidade em que a empresa está inserida — aumentando a probabilidade de as ações serem mais eficazes.

Redução de custos

A minimização de erros e necessidade de correção, a melhor utilização do tempo colaboram para que os custos gerais sejam diminuídos, à medida que os colaboradores se tornam mais ágeis e produtivos e os desperdícios são reduzidos.

Acompanhamento do desempenho de vendas

Descobrir quais são as necessidades dos seus clientes e qual é o perfil de compra de cada um deles é essencial para melhorar as vendas e o relacionamento com o seu público-alvo.

Nessa perspectiva, a tecnologia pode ajudar a monitorar o processo de compra/venda e o índice de lucratividade. Assim, o gestor, passa a saber quais abordagens e promoções podem ser praticadas para aumentar o giro das mercadorias e impulsionar as vendas.

Conclusão

Depois das informações ditas acima, podemos concluir que a automação comercial realmente vale a pena, não é mesmo? Portanto, basta pesquisar e analisar as soluções que mais atendem às necessidades do seu negócio para fazer a melhor escolha.

Gostou deste post? Aproveite e entre em contato conosco. Nós, da Lumi Software, temos um portfólio de ferramentas bastante variado que certamente suprirá as demandas do seu varejo. Não deixe de conferir!

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