• TV Lumi

    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.

    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

  • Nosso Blog
  • Suporte

    Precisa de Suporte? Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 

    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporta não operante. A consultoria faz o atendimento, porém desconta em horas do treinamento.

    Entrar em contato (61) 996349738

  • Parceiros
  • Segmentos

    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.

    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Casos de Sucesso

    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:

    ASSISTIR
    depoimento 5
    BIG BOX
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 4
    GUARAPARI
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 1
    VENEZA
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 3
    CAMPELO
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
Ligamos para você!
Entenda já: quais os principais KPIs para medir no varejo?
5 de dezembro de 2017
Comunicado sobre dificuldades na telefonia
13 de dezembro de 2017

Era digital: como fazer uma gestão fiscal no varejo ser eficiente?

12 de dezembro de 2017
Categorias
  • BLOG
  • FISCAL
  • GESTÃO
Tags
  • Era digital
  • fiscalização digital
  • gestão fiscal
  • obrigação fiscal
  • varejo eficiente

O progresso das tecnologias de informação e comunicação tem afetado crescentemente a administração e fiscalização tributária. Nesse contexto, os órgãos governamentais contam com ferramentas cada vez mais sofisticadas para a realização de seus trabalhos, tornando indispensável para as empresas a implantação de uma eficiente gestão fiscal.

No ramo varejista, dada sua complexidade e enorme gama de operações, essa realidade se faz ainda mais presente. Então, se você atua nessa área, acompanhe o presente texto, pois aqui trataremos de assuntos como planejamento, boas práticas e recursos voltados à organização e controle de suas obrigações fiscais.

A era da fiscalização digital

Órgãos governamentais como a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e as Secretarias da Fazenda dos Estados estão cada dia mais aparelhados com recursos e sistemas de informática capazes de centralizar e controlar as informações relacionadas às atividades dos contribuintes, sobretudo das empresas.

Atualmente, muitas das obrigações fiscais das pessoas jurídicas podem (e, em vários casos, devem) ser cumpridas por meios digitais. Um exemplo típico é o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), voltado para o armazenamento de dados contábeis e fiscais, e que conta com os seguintes arquivos:

  • EFC: Escrituração Contábil Fiscal (EFC);
  • EFD-Contribuições: Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita;
  • NF-e: Nota Fiscal Eletrônica.

A necessidade de uma boa gestão fiscal

O mundo da fiscalização digital pode assustar aqueles que não estão familiarizados com essa nova realidade. Mas você deve ter em mente que todo esse aparato de sistemas e arquivos eletrônicos veio para facilitar sua vida no que diz respeito às suas obrigações fiscais, e não para complicá-la — como poderia parecer à primeira vista.

Mas aqui se faz necessário desenvolver boas práticas de gerenciamento, como a adoção de um planejamento fiscal capaz de:

  • controlar suas obrigações;
  • evitar multas por atraso ou falta de pagamento de tributos;
  • enviar informações aos órgãos fiscais dentro do prazo estabelecido; e
  • garantir o pagamento do menor montante possível de tributos sem desrespeitar a legislação, mediante a adoção do regime tributário mais adequado (Lucro Real, Lucro presumido, Simples Nacional).

Sistemas de softwares integrados

A essa altura, você poderia se perguntar: se mal tenho tempo para administrar as várias e complexas operações de meu comércio varejista, como farei para implantar um bom planejamento fiscal? A resposta é simples: contar com sistemas de softwares capazes de automatizar procedimentos administrativos, contábeis e fiscais.

Existem hoje no mercado muitas opções nesse campo, de modo que você pode terceirizar tais funções, ou mesmo adquirir os softwares para uso em sua própria empresa. São sistemas que controlam os estoques, as vendas, os fluxos de caixa; emitem documentos fiscais (Notas Fiscais, Cupons Eletrônicos); gerenciam as obrigações fiscais, dentre muitos outros procedimentos.

Se você, varejista, está convencido da necessidade de modernizar sua empresa, então venha nos conhecer. Somos especialistas no assunto e certamente temos uma solução adequada para seus problemas, não só na área de gestão fiscal, como também no controle de todas as operações de seu empreendimento.

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Tropical Carnes Brazlândia
19 de novembro de 2021

Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia


Leia mais
25 de outubro de 2021

A importância da automação comercial para o seu comércio


Leia mais

Posts Recentes

  • Tropical Carnes Brazlândia0
    Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia
    19 de novembro de 2021
  • concorrencia0
    6 Dicas de como se destacar da sua concorrência
    12 de novembro de 2021
  • faturamento de sua loja0
    5 dicas de como aumentar o faturamento de sua loja
    5 de novembro de 2021

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SUPERMERCADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACAREJO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

FOOD SERVICES

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções