• TV Lumi

    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.

    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

  • Nosso Blog
  • Suporte

    Precisa de Suporte? Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 

    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporta não operante. A consultoria faz o atendimento, porém desconta em horas do treinamento.

    Entrar em contato (61) 996349738

  • Parceiros
  • Segmentos

    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.

    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Casos de Sucesso

    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:

    ASSISTIR
    depoimento 5
    BIG BOX
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 4
    GUARAPARI
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 1
    VENEZA
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 3
    CAMPELO
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
Ligamos para você!
Comunicado: Tabela IBPT – Atualize-se, regularize-se e evite multas!
10 de agosto de 2016
Como investir em tecnologia no varejo pode ajudar nos lucros?
22 de agosto de 2016

5 dicas imperdíveis para combater a má gestão financeira da sua empresa!

15 de agosto de 2016
Categorias
  • BLOG
  • FISCAL
  • GESTÃO
Tags
  • capital empresarial
  • demonstrativos contábeis
  • fluxos de caixa
  • gestão de estoque
  • gestão financeira
  • sistema de gestão

Em dados levantados recentemente pelo Serasa Experien, foi constatado que, no Brasil, surgem aproximadamente 1.7 milhão de empresas todos os anos. Essa é apenas uma prova de que, hoje, somos um dos países mais empreendedores do mundo. Acontece que empreender não é o mesmo que gerir. Será que podemos dizer que a gestão das empresas brasileiras é uma das mais profissionais do globo? Infelizmente, não.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 50% dos negócios no país fecham as portas antes mesmo de completarem 4 anos de existência. De acordo com o diagnóstico da própria instituição e de outras, como o Sebrae, um dos maiores problemas enfrentados por esses negócios é a desorganização financeira e a falta de planejamento.

Para que os nossos leitores passem bem longe dessas estatísticas, resolvemos trazer, a seguir, algumas dicas para combater a má gestão financeira. Confira!

1. Adote um sistema de gestão

Em primeiro lugar, é fundamental otimizar agora mesmo a gestão do seu negócio. Para isso, você vai precisar de um bom sistema de gestão na sua empresa. Hoje, esse tipo de ferramenta possibilita o controle de uma série de processos, além de automatizar as tarefas, o que significa um ganho produtivo significativo para o gestor.

Estoques, finanças e até rotinas operacionais podem ser controladas, diminuindo erros e aumentando muito a eficiência na aplicação dos recursos.

2. Foque na gestão de estoques

Por falar em estoques, essa também é uma área que costuma apresentar uma série de problemas nas empresas. Em primeiro lugar, não há um sistema de compras eficiente, que atenda às demandas de maneira assertiva. Com isso, são gerados estoques em excesso — gerando impactos no capital de giro do negócio e aumentando as chances de perdas — ou em escassez — o que afeta diretamente as vendas.

Novamente, o software de gestão é indispensável, mas outras tarefas também são fundamentais, como o controle dos fluxos de caixa — para a realização de projeções — e a realização de inventários.

3. Realize os fluxos de caixa periodicamente

Outra questão fundamental é a realização dos fluxos de caixa, que podem ser acompanhados diária, quinzenal ou mensalmente. É com essa ferramenta que o gestor garante o controle total das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, relativas às atividades operacionais, ou seja, às vendas ou à prestação de serviços.

Com os fluxos de caixa, você pode realizar projeções, o que auxilia no planejamento estratégico do negócio, além, é claro, de monitorar os resultados do seu negócio.

4. Separe o capital empresarial do pessoal

Essa talvez seja uma das gafes mais comuns cometidas pelos micro e pequenos gestores. A separação entre o capital pessoal e o empresarial é fundamental para que o empreendedor tenha pleno controle da situação financeira do seu negócio.

Em primeiro lugar, é impossível conhecer a real situação financeira de uma empresa se os capitais se confundem. Em segundo, pois, aos olhos da Administração Pública, a confusão patrimonial pode ser indício de fraude, o que pode gerar multas e outras sanções.

5. Acompanhe os demonstrativos contábeis

Por fim, é importante lembrar de que as informações levantadas pelo contador são de extrema importância para o gestor. Demonstrativos como a DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) e o Balanço Patrimonial, nos mostram a situação patrimonial do negócio (último caso), bem como todos as movimentações financeiras (não só as operacionais).

Assim, você pode ter, de fato, pleno controle da situação econômica do seu negócio! Para saber mais sobre a Lumi Software e o que fazemos, visite o nosso website: www.lumisoftware.com ou fale com um de nossos consultores, clicando Fale com um de nossos consultores.

 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Tropical Carnes Brazlândia
19 de novembro de 2021

Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia


Leia mais
25 de outubro de 2021

A importância da automação comercial para o seu comércio


Leia mais

Posts Recentes

  • Tropical Carnes Brazlândia0
    Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia
    19 de novembro de 2021
  • concorrencia0
    6 Dicas de como se destacar da sua concorrência
    12 de novembro de 2021
  • faturamento de sua loja0
    5 dicas de como aumentar o faturamento de sua loja
    5 de novembro de 2021

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SUPERMERCADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACAREJO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

FOOD SERVICES

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções