Como fazer um controle de estoque eficiente?
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31 de dezembro de 2021O aumento de vendas de fim de ano é de se esperar na rede varejista. Afinal, com as datas comemorativas, cresce o número de pessoas que precisam comprar presentes e decorações para as comemorações.
Neste momento, certamente você já deve estar se organizando para ter sucesso nas vendas. Apesar de faltar bem pouco tempo para o fim do ano, saiba que ainda dá tempo de pegar boas dicas para aumentar ainda mais a margem de lucratividade.
Pensando nisso, separamos neste texto 5 dicas para te ajudar a aumentar suas vendas neste fim de ano. Confira!
Confira aqui 5 dicas para te auxiliar no aumento de vendas de fim de ano do seu varejo
Atualmente existem muitas estratégias que donos de lojas utilizam para chamar a atenção da clientela e estourar as vendas. Mas aqui separamos 5 ações mais utilizadas para o sucesso. Veja só as dicas!
Dica 1: Organize o seu estoque
O estoque é o coração da loja. É lá onde você consegue visualizar como serão suas vendas. Neste sentido, a primeira coisa que você precisa fazer é realizar uma análise de seu estoque e verificar se ele está devidamente capacitado para atender as demandas desse fim de ano.
As ações básicas você deve ter, como por exemplo, deixar na frente os produtos que mais saem, informatizar o sistema de gestão e atualizar o inventário.
Mas lembre-se que estamos em uma outra época do ano. Sendo assim, identifique os produtos que os clientes mais procuram nesta época do ano – de acordo com a categoria do seu negócio, claro – e compre para eles, pois os consumidores vão procurar isso.
Dica 2: Realize o alinhamento da logística do seu negócio
O sucesso do aumento de vendas de fim de ano depende também do alinhamento da logística do seu negócio. Ou seja, você deve garantir que os produtos chegarão para o consumidor no tempo determinado. Muitos empreendedores perdem clientes por desonrarem com suas promessas.
Por isso, procure estabelecer parceria com transportadoras e fornecedores confiáveis. Considere também aumentar o seu time de colaboradores, pois a demanda de fim de ano costuma aumentar e se tem algo que o cliente não deseja ter é demora no atendimento.
Dica 3: Faça a otimização dos seus processos
Dificilmente nos esquecemos daquele socorro recebido no momento que mais precisávamos. Na correria do final de ano, receber a entrega no prazo estipulado ou receber o produto em mãos dentro de poucos minutos é uma experiência que o cliente leva para o resto do ano.
Sendo assim, você deve investir em tecnologias e métodos que possam agilizar o processo de venda. Ferramentas de pagamento que sejam seguras e consistentes e a agilidade no estoque são ótimas ações para garantir uma excelente experiência para o seu consumidor.
Experimente também aplicar um sistema de gestão mais eficiente como o software ERP (Enterprise Resource Planning) e controlar seu sistema financeiro mais de perto. Capacite seu time de colaboradores e veja o sucesso nas vendas.
Dica 4: Melhore os preços
Quando se fala em melhorar os preços para o aumento de vendas de fim de ano não significa, necessariamente, que você tenha que reduzir os preços dos seus produtos. Até porque essa ação pode comprometer sua lucratividade.
A melhoria de preços aqui é, na verdade, melhorar a margem de lucro de cada produto. Você deve equilibrar a margem de lucro de acordo com o valor e categoria de cada produto.
Você pode, por exemplo, aplicar uma margem de lucro maior para aqueles produtos que apresentam o menor valor e diminuir a margem de lucro para os itens mais caros. Desta forma, você vai manter os preços atrativos em detrimento da concorrência.
Dica 5: Desenvolva promoções criativas para o aumento de vendas de fim de ano
Por último, mas não menos importante, você deve desenvolver promoções criativas para aumentar as vendas de fim de ano. Todos adoram um desconto e uma promoção, por isso é certo que todos os varejistas irão utilizar essa estratégia.
Mas você pode se destacar da concorrência utilizando sua criatividade. Você pode, por exemplo, montar kits, oferecer descontos na segunda ou terceira unidade, dar brindes na compra de determinado item, entre muitas outras ações. Pense com calma e crie promoções que você, como cliente, compraria.
Foque nessas dicas e veja o sucesso do aumento de vendas de fim de ano do seu varejo. Bons negócios!