Programação para o fim de ano 2017
14 de dezembro de 2017Finalização da ECF nos estados e DF.
29 de dezembro de 2017Quando chega o fim do ano, é natural que comecem as discussões sobre as tendências de varejo para o ano seguinte. Por isso, separamos alguns conceitos, sistemas e tecnologias com grandes chances de sucesso ao longo de 2018, e que você deve levar em consideração para alavancar os resultados do seu negócio.
Continue acompanhando este post e aprenda quais são as 6 principais tendências de varejo com potencial de destaque para o próximo ano.
1. Varejo híbrido
O varejo híbrido é um termo que, provavelmente, se tornará cada vez mais conhecido. Ele propõe que as lojas passem a vender produtos de outras marcas de interesse do seu público-alvo, a fim de aumentar o ticket médio de compra por cliente.
Por exemplo: uma loja que venda blusas de artistas famosos pode ceder uma parte do seu espaço físico para que uma livraria venda títulos relacionados aos artistas ou ao estilo musical em si. Além disso, pode fazer parceria com uma lanchonete ou restaurante cujo cardápio agrade ao perfil do seu consumidor. Em troca, a lanchonete e a livraria também abririam espaço para a loja de blusas.
2. Self-checkout
Algumas lojas já utilizam o serviço de self-checkout, que ocorre quando o consumidor paga a compra em um terminal de autoatendimento — aparelho muito similar ao encontrado em redes de cinema. A tendência — chamada de varejo de autosserviço — é que cada vez mais marcas adotem essa ferramenta, pois facilita bastante o processo de pagamento.
3. Uso constante de vídeos
A criação de conteúdos em vídeo já é uma realidade no relacionamento entre marcas e consumidores. Essa estratégia tende a ser cada vez mais utilizada para divulgar lançamentos, engajar e fidelizar o público-alvo.
4. Melhoria da experiência de compra mobile
Empresas que não se preocupam com o funcionamento do seu site ou plataforma e-commerce em dispositivos móveis já estão em desvantagem. Isso porque um domínio que não tenha sido pensado para acesso em smartphones e tablets pode inviabilizar as vendas.
Por isso, melhorar ou até mesmo reestruturar todo o site, tornando-o responsivo para funcionar perfeitamente no mobile, é fundamental para as companhias ganharem novos clientes no próximo ano — e nem depois.
5. Personalização de atendimento e conteúdo
Invista no uso de Big Data e de sistemas de controle para melhorar a experiência do consumidor, tanto via online — oferecendo, por exemplo, produtos de acordo com o histórico de compras no banco de dados — como também em lojas físicas. No segundo caso, quando o cliente fornece um documento de identidade, a loja já receberia a relação de peças disponíveis no local — e também mais adequadas ao gosto do consumidor.
Além dos pontos que elencamos neste post, temas relacionados à segurança de dados também farão cada vez mais parte da rotina do setor. Outras possíveis tendências de varejo são o uso de tecnologias vestíveis — também conhecida como wearable — e a integração da Internet das Coisas (IoT) no mercado.
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