Descubra as vantagens da automação comercial
3 de março de 20166 dicas essenciais para a emissão de nota fiscal eletrônica
3 de março de 2016Gerenciar uma empresa é um grande desafio. Existe uma enorme quantidade de questões a serem resolvidas todos os dias, concorrência, problemas de pessoal, pagamento de tributos e obrigações. O empresário está cercado de preocupações em relação às melhores formas de organizar todos os seus processos e garantir que a empresa não apenas consiga honrar seus compromissos nos prazos e nas condições acertadas, mas também atender sempre melhor aos anseios de seus clientes.
Pequenos e médios negócios tem se beneficiado grandemente do uso de ferramentas de informática para lidar com a complexidade de planejar, desenvolver, controlar e analisar as rotinas da empresa de uma forma consistente em um ambiente cada vez mais competitivo. Conheça a seguir os principais benefícios que um ERP (Sistema de Gestão Empresarial) pode trazer em sua rotina:
1. Organização de processos
Softwares gerenciais automatizam tarefas, organizam os dados e as consultas a eles, sinalizam a necessidade de tomada de determinadas ações pré-agendadas e, com isso, poupam tempo e geram maior organização do fluxo de trabalho.
Maior organização em todas as tarefas traz resultados em diversos níveis, uma vez que medidas melhoradas – tais como clientes bem atendidos, mercadorias entregues a tempo, obrigações fiscais observadas, contabilidade bem executada que ajudem a balancear as finanças e investir para crescimento do negócio – mostram que a adoção de ferramentas como os ERPs são grandes diferenciais.
2. Controle financeiro, fiscal e redução de custos
O controle das finanças e das obrigações fiscais são essenciais a manutenção do negócio. Usando um ERP de qualidade, evita-se eventuais surpresas com falta de caixa, pagamentos indevidos, descobre-se o mau uso ou desperdício de recursos e até a compra indevida ou em excesso de produtos, ajudando a empresa a administrar com eficiência seus recursos limitados.
Obtendo maior eficiência no fluxo de caixa, fica mais fácil administrar também a área de tributos e pagar em dia as obrigações. O controle financeiro automatizado permite planejar com mais eficiência o pagamento de impostos ao mesmo tempo que permite reduzir despesas e ampliar sua rentabilidade que é a meta de qualquer negócio, obter mais lucro.
3. Automação Comercial Gerencial
Um bom software de gestão permite organizar informações de diversas áreas da empresa em módulos que funcionam de maneira integrada, ajudando os gestores na tomada mais rápida de decisões e controle mais eficiente dos processos que envolvem tais questões, pois conseguem visualizar dados com mais rapidez, nitidez e redução de erros ou problemas que possam surgir em registros manuais, os quais gastam inclusive mais tempo.
Essa é a idéia de automação comercial, ligar os processos como numa indústria, porém, dentro do ambiente comercial.
4. Maior produtividade
Com a otimização do tempo e automação de processos, todos os envolvidos no negócio conseguem ser mais produtivos, apresentando resultados mais satisfatórios não só pela redução de possíveis falhas ou erros como também ajudando-os a atender melhor seus clientes, o que gera maior satisfação e chances de obter preferência. Além disto, com a padronização e melhores métodos em organizar e mostrar visualmente o andamento dos processos, todo o negócio é afetado de forma positiva, dando-lhe condições de se desenvolver cada vez melhor e de maneira promissora no mercado que explora.
5. Aperfeiçoamento do planejamento de vendas
Com uma ferramenta que promove automação e integração, seu negócio consegue conduzir melhor o planejamento de vendas, identificando e aproveitando melhor as oportunidades. Não se administra uma empresa com o retrovisor, é necessário que a área comercial olhe para frente e antecipe o que o mercado irá pedir ou como ele irá se comportar. O ERP permite planejar e gerir o tamanho e a qualidade do sortimento de produtos da empresa, evitando compras erradas e reduzindo o investimento em estoque parado. Organizar a distribuição de margens e acompanhar o volume de vendas em cada categoria de produto é muito mais fácil através de um sistema. Finalmente, entender os anseios dos clientes, as características de cada tipo de consumidor e como cada produto o atenderá em termos de característica e preço equilibrando tudo isso em uma estratégia de manter a competitividade e margem adequada ao negócio é o benefício maior gerado neste processo.
E então, como você faz o controle financeiro e gerencial de sua empresa hoje? Veja as vantagens de adotar automação comercial, e alguns cases de sucesso.