Vedação de lacração inicial de ECF
20 de julho de 2016Lucratividade e rentabilidade: afinal, qual é a diferença?
1 de agosto de 2016Com a informatização de todos os processos de uma empresa, grande parte dos procedimentos internos de uma entidade foram obrigados a serem alterados. Essas alterações foram para melhor na maioria dos casos. No caso dos tributos, houve aumento na carga de trabalho, mas esta informatização também permitiu o planejamento tributário de maneira muito mais eficaz. É a consequência da informatização dentro do setor fiscal: a possibilidade de menos pagamentos de impostos sem passar por cima de nenhuma lei. Continue acompanhando o post de hoje e saiba mais sobre o planejamento tributário!
A importância do planejamento tributário
Antes mesmo de uma empresa iniciar as suas atividades, é importante que um gestor tributário já pense no recolhimento dos tributos. Isso porque não há como evitar tais pagamentos e, caso não haja planos para isso, até mesmo a continuidade operacional poderá ser comprometida no longo prazo.
Por isso, é recomendado que, desde as primeiras operações, a entidade utilize um software de gestão online que cubra a parte fiscal ou um ERP, que é um software que integra todos os setores de uma empresa, tornando-se ferramenta fundamental no planejamento tributário.
O planejamento tributário ano a ano
Não é só no momento de abertura ou antes do seu início propriamente dito, com os planos de faturamento, que os sócios e gestores devem se preocupar com os regimes de tributação em que a empresa se enquadrará. Essa preocupação deve ser constante e com base no faturamento da entidade durante o ano todo.
Isso porque, uma vez ao ano, os gestores poderão escolher o regime tributário a ser seguido pela empresa durante o ano-calendário, que vai de janeiro a dezembro. Feita esta escolha com base no histórico e no que se espera para o futuro do negócio no ano seguinte, espera-se apenas pagar a quantia justa e necessária pela entidade.
A ajuda dos softwares de gestão online
Esse planejamento realizado ano a ano apenas é possível por causa da integração total consequente da uso dos softwares de gestão online ou ERPs. Eles possuem a prerrogativa de integrarem todos os setores de uma entidade.
Com isso, há a garantia de que a parte financeira estará totalmente ingressada nos sistemas de uma empresa, confirmando que as informações usadas como base para o planejamento tributário por parte dos gestores são confiáveis.
Esses programas realizam essa análise e escolhem não somente o regime de tributação, mas os locais de instalação de futuras plantas fabris e até a quantidade de funcionários com base no planejamento tributário.
O planejamento tributário responsável pelo crescimento dos lucros
Com este estudo prévio até da folha de pagamento, são utilizados os incentivos e os benefícios tributários ao máximo, deixando a empresa com o máximo de eficácia empresarial graças ao uso constante e atualizado de um software de gestão online.
O planejamento tributário não é uma opção, é praticamente uma obrigação para as empresas que pretendem se manter ativas e crescendo em um mercado cada vez mais competitivo. É necessário um alto nível de especialização por parte das pessoas que realizam as atividades nos setores fiscais das empresas, mas o uso de um software de gestão online é um suporte imprescindível para que bons resultados sejam alcançados.
Gostou desse artigo sobre software de gestão ajuda no Planejamento Tributário? Leia também esse artigo sobre Automação comercial: quais as principais vantagens dessa ferramenta?
Clique aqui e conheça nosso software para Automação Comercial.