A Lumi Software na SuperAgos 2016 – 15ª Convenção e Feira de Negócios para Supermercados e Panificadoras
4 de agosto de 2016Comunicado: Tabela IBPT – Atualize-se, regularize-se e evite multas!
10 de agosto de 2016A ruptura de estoque ocorre quando um cliente chega até a empresa para fazer uma compra, porém o produto não está disponível. Ou seja, é quando o estoque da empresa não consegue atender uma demanda.
Esse descontrole, além da perda da venda, pode causar outros problemas para o negócio — que envolve, inclusive, prejuízos financeiros. Continue acompanhando a leitura e saiba mais sobre como ela afeta a empresa e como pode ser evitada!
Como a ruptura de estoque afeta a relação com os clientes?
O principal problema que a ruptura de estoque causa na relação com os clientes é a insatisfação, ocasionada pela expectativa de se adquirir um produto que não está disponível para a venda. Essa experiência desagradável, além de fazer com que o cliente procure o concorrente, pode causar uma imagem negativa e fazer com que essa pessoa não volte mais a fazer negócio.
Além do prejuízo com a perda da venda, a ruptura é um sinal de que o giro dos materiais e a demanda do mercado não estão sendo acompanhados adequadamente, o que significa que o capital de giro está sendo utilizado de forma ineficiente pelo setor de compras ao fazer a aquisição dos produtos.
De que forma ela pode ser evitada?
Apesar do problema e de suas consequências, a ruptura pode ser evitada de algumas formas simples. Dentre elas:
Organização do estoque
Manter o estoque organizado é essencial para ter o controle da disponibilidade dos itens e identificar a necessidade de reposição. Essa organização envolve a separação dos itens por grupo, por marca e, principalmente, a disciplina de fazer e manter o endereçamento correto desses materiais dentro do estoque.
Inventário de materiais
O inventário, também chamado de balanço, é a atividade de realizar a contagem dos itens e comparar o resultado com o controle adotado — que pode ser via planilha ou sistema. Ele ajuda a identificar se as quantidades do estoque físico estão condizentes com as informações contábeis e fazer os ajustes adequadamente.
Além disso, ele ajuda a identificar as causas dessas discrepâncias e o que o gestor pode fazer para evitar as falhas.
Controle do giro dos produtos
O controle de saída dos produtos, bem como a realização da previsão da demanda, são essenciais para compor um estoque mais assertivo, com um índice menor de rupturas. O giro de um material é a informação do tempo que ele fica em estoque, desde o seu recebimento, até o momento em que ele é vendido.
Essa informação ajuda o setor de compras a saber melhor qual é o momento adequado para fazer a compra, bem como a quantidade ideal para que os itens estejam disponíveis.
Utilização de um software de gestão
A utilização de controles manuais aumenta os riscos de erros, discrepâncias e falhas, que podem fazer com que os itens estejam disponíveis nos controles, mas ausentes no estoque físico, causando a ruptura.
Nesse sentido, um sistema de gestão automatiza as atividades de controle de entradas e saídas, melhora o controle de disponibilidade, auxilia na identificação do giro e ainda fornece a possibilidade de relatórios que ajudam o gestor no processo de tomada de decisão.
A ruptura de estoque causa problemas no relacionamento com os clientes, porém ela é um sinal de que o estoque não está sendo gerido da forma mais adequada. Portanto, é necessário identificar o que provoca esse problema e atuar para eliminá-lo, reduzindo consideravelmente o índice de rupturas.
O que achou desse post sobre ruptura de estoque? Aproveite para saber também quais são os principais erros no controle de perdas!
Clique aqui e veja alguns casos de sucessos relacionados a nossa empresa.