Saiba como fazer uma redução de custos na sua empresa
3 de março de 2016A gestão financeira da sua empresa é realmente eficiente?
15 de março de 2016Qualquer negócio que deseja obter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo precisa ter em mente que fazer planejamentos é indispensável para chegar mais longe. Nesse sentido, o planejamento estratégico é a ferramenta principal de uma gestão realmente eficiente e que vai garantir os resultados desejados. Mas é preciso que ele seja feito corretamente! A fim de garantir que você tire o melhor dessa ferramenta, veja algumas boas dicas de como fazer um planejamento estratégico.
O que é o planejamento estratégico?
De modo simplificado, o planejamento estratégico é um conjunto de objetivos, metas e estratégias para que a empresa atinja um determinado objetivo, observando-se sua situação atual e sua visão de futuro. Dessa forma, o planejamento estratégico funciona como um guia do que a empresa deve fazer, como deve fazer e em quanto tempo para que possa atingir os seus objetivos.
Quais os benefícios do planejamento estratégico?
O planejamento estratégico possui papel fundamental no sucesso de qualquer organização, já que ele apoia a tomada de decisão. Isso significa que a gestão se torna otimizada e muito mais precisa quando utiliza o planejamento estratégico para saber como agir e quais decisões tomar.
Além disso, o planejamento estratégico é importante não apenas no planejamento de novos negócios, mas também para estabelecer ou modificar atividades em uma empresa já constituída. No caso do varejo, esse planejamento se torna ainda mais importante para que o empresário possa lidar com as flutuações do mercado. Com isso, o planejamento estratégico no setor varejista pode instituir ações tanto para que um novo comércio seja aberto, como para desenvolver novas táticas para aumentar a força de vendas em varejo, por exemplo.
Como fazer o planejamento estratégico?
Quando o novo ano da sua empresa começa, é importante que você já tenha em mãos um planejamento estratégico a ser seguido no período de modo a obter os melhores resultados. Para isso, a montagem desse planejamento inclui ações como:
Avaliação de resultados do ano presente
Não é possível definir novos objetivos se você não souber quais são os resultados atuais. Por isso, é preciso realizar uma análise minuciosa e bastante criteriosa de onde a empresa está, quais são seus resultados e também quais são as projeções para o futuro em curto, médio e longo prazo. Com essa análise é possível identificar o que precisa ser feito, o que deve ser deixado de lado e o que pode ajudar a mudar a situação para a melhor.
Análise da concorrência
Também é preciso analisar a concorrência, não apenas para saber quais são seus resultados, mas também para saber o que está sendo feito. Isso evita que sua empresa perca em competitividade ao não oferecer algo que a concorrência também oferece, assim como permite que sejam identificadas oportunidades não aproveitadas pelos concorrentes.
Definição de objetivos, métricas e estratégias
É hora de definir quais são os objetivos principais do seu negócio, a fim de delimitar as metas e as estratégias para se chegar até lá. Também é nessa hora que é preciso planejar quais serão os investimentos necessários: se a intenção é o aumento de faturamento, pode ser necessário investir em infraestrutura ou campanhas assertivas, por exemplo. Todas as metas e objetivos também devem ser limitados por períodos de tempo para que haja motivação e maior controle sobre os resultados.
Determinação de métricas
Falando em controle, é preciso, inclusive, estabelecer métricas para os resultados, de modo a saber o que vai indicar se os objetivos estão sendo alcançados ou não. Se o objetivo é o aumento de faturamento no varejo, então as métricas incluem o lucro obtido, número de negócios realizados e de oportunidades geradas, por exemplo. Além disso, o planejamento precisa ser acompanhado de maneira dinâmica para que modificações que se mostrem necessárias possam ser feitas no momento correto.
O planejamento estratégico é fundamental para qualquer empresa que deseje se estabelecer ou se manter ativa e rentável no mercado. Fazendo esse planejamento da maneira correta e controlando seus resultados, sua empresa passará a ter muito mais chances de conseguir os resultados que tanto deseja.
Para saber mais veja também o artigo Automação comercial: quais as principais vantagens dessa ferramenta.
Quer saber mais sobre nossa empresa e produtos? Clique aqui para acessar nosso site ou aqui para falar com um de nossos consultores.