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2 de janeiro de 2017O termo pode parecer estranho, mas o seu significado é bem simples. O omnichannel é a junção das lojas virtuais e físicas em uma só. É como se o cliente escolhesse um produto pelo site da empresa, mas fosse buscá-lo na sede dela na sua cidade.
Esse tipo de estratégia de vendas tem crescido muito ultimamente, ainda mais com a valorização dos chamados multicanais. As pessoas não gostam de ficar presas em uma única possibilidade. Quanto mais diverso for o seu negócio, melhor para a vida financeira da sua empresa.
O problema do omnichannel é que você precisa ter uma organização e uma gestão perfeita para conseguir fazer com que ele dê certo. Isso porque os preços devem ser iguais, os produtos precisam ter em ambas as lojas e a qualidade do atendimento também é crucial.
Veja abaixo como funciona o omnichannel e como ele é uma importante estratégia para integrar a sua empresa e melhorar as vendas.
O omnichannel e o alcance de vendas
Ao integrar todos os seus canais de comunicação com o cliente, as chances de ele comprar algo da sua loja são bem maiores. Isso porque, além de ter a facilidade e a comodidade da internet, ele vai poder provar, pegar, experimentar, ver o produto pessoalmente antes de comprá-lo.
Claro que muitos preferem ir às compras pessoalmente, outros gostam de fazer tudo pela internet. Mas e aqueles que querem as duas coisas? É isso que o omnichannel faz. Ele acaba com a dúvida, com a falta de confiança e de credibilidade que um canal online pode passar.
Com o omnichannel, o cliente vai poder escolher entre qualquer possibilidade para poder adquirir o produto ou serviço que quiser.
Foco direto no cliente
Se falta para a sua empresa o foco no cliente, com o omnichannel esse problema simplesmente acabará. Isso porque ele só existe devido à vontade e à necessidade do consumidor de comprar um produto da forma que ele bem entender.
Por isso, toda a sua estratégia de venda, marketing, relacionamento e gestão vai ser voltada para o cliente em si. Isso faz com que você conquiste novos consumidores e fidelize os antigos.
Na questão do marketing, por exemplo, você deve usar e abusar da convergência causada pelo omnichannel. As suas publicidades precisam deixar isso claro. O cliente agora pode comprar por onde ele quiser. Internet, loja física ou até mesmo nos dois. A escolha é dele e de mais ninguém.
A gestão é de extrema importância
Você precisa ter uma organização de excelência para poder fazer com que essa estratégia dê certo. O primeiro ato a ser feito é a integração das equipes e das próprias lojas. É preciso que tudo que tenha em um também tenha na outra.
Os seus funcionários devem estar em consonância ao apresentar os produtos, responder dúvidas e solucionar os problemas dos clientes. A dica é sempre contar com bons treinamentos e ferramentas tecnológicas que vão te auxiliar em todas as fases da gestão para implementar o omnichannel.
Invista muito na área de relacionamento com o cliente, porque se algo der errado, é ela que vai salvar a sua pele. Erros podem acontecer e, provavelmente, vão ocorrer. O problema não é esse, mas sim a sua capacidade de solucionar esses equívocos. Por isso, uma boa e bem treinada equipe de atendimento é essencial.
Agora que você já sabe tudo sobre o omnichannel, é só nos seguir no Facebook, no LinkedIn e no Google Plus para conferir outros conteúdos sobre assuntos que vão melhorar de verdade a vida financeira da sua empresa.