Parametrização de Frente de Loja no Guardião
27 de março de 2018Sazonalidade no varejo: 4 dicas para as vendas nas férias de verão
3 de abril de 2018Você sabe quais e quantos bens a sua empresa possui? Como anda o controle de estoque e a rotatividade dos produtos da prateleira?
Para um negócio se desenvolver de forma estável é fundamental que o gestor saiba fazer um controle de inventário planejado e de acordo com a realidade.
Um erro comum entre empreendedores é não manter esse inventário atualizado, provocando problemas na gestão de estoque e, consequentemente, perdendo clientes.
Esse é um tema muito importante, por isso será o foco deste artigo! Está interessado em aprender sobre o assunto? Então acompanhe!
Enfim, o que é o inventário?
Para o mundo empresarial, o inventário é uma lista de bens materiais que incorporam seu patrimônio e que estejam disponíveis em estoque, estando guardados no seu próprio ambiente ou fora dele.
A ideia é desenvolver uma maneira de acompanhar o que a empresa tem, garantindo alguns benefícios:
- controle de estoque mais eficaz;
- acompanhamento e redução de custos e desperdícios;
- aprimoramento da capacidade de produção;
- aumento da rentabilidade da atividade.
Imagine que seu negócio mantém um inventário atualizado constantemente, apontando que determinado produto está em baixa nas prateleiras: será possível se planejar para fazer o reabastecimento antes de ele acabar. Isso garante que clientes que estejam procurando essa mercadoria específica sempre a encontrem, facilitando seu processo de vendas.
Assim, é possível, além de fidelizar compradores, aumentar a agilidade no atendimento, controlar perdas de produtos e evitar fraudes!
Como fazer o inventário da maneira correta?
O grande problema dos gestores é fazer — e manter — um inventário atualizado! Independentemente do tamanho da sua empresa, essa tarefa pode ser facilitada por meio de tecnologias novas no mercado!
Existem sistemas voltados desenvolvidos que promovem a automação de atividades e auxiliam em um controle de inventário. Nesse caso, parceiros podem ajudar você a melhorar a rentabilidade de seu negócio.
Entre várias práticas, algumas podem ser de grande auxílio:
Faça um planejamento
Começar a criação do inventário no meio da semana, com muito movimento ou pouca preparação, é um problema. Por isso, opte por começar em dias mais vazios, preferencialmente fora do expediente, para facilitar a contagem dos produtos.
Isso garante que o estoque esteja estagnado e permite que o resultado seja fiel à realidade da empresa.
Separe e organize
Separar e organizar são práticas que facilitam a produtividade desse trabalho. Separe a mercadoria em categorias e tipos, divida em prateleiras, armários ou em lugares ideais para seu negócio.
Essa é uma forma de economizar muito tempo na contagem dos produtos, além de ajudar a apontar quais são obsoletos. Dessa forma, além de melhorar a gestão de estoques, você pode auxiliar na gestão financeira.
Crie códigos
Os códigos são uma maneira de facilitar a identificação. Imagine a praticidade de, a cada venda, um sistema eletrônico deduzir do inventário uma unidade.
O desenvolvimento de códigos ajuda na contagem e na atualização do inventário, então não deixe de considerá-lo!
Use um software de gestão
Como dissemos, investir em uma tecnologia é uma ótima prática para qualquer empresa, e no âmbito de inventário isso não seria diferente.
O mercado oferece tecnologias que tornam esse trabalho mais fácil, tanto para criar um inventário quanto para sua manutenção. Encontre parceiros que ofereçam um sistema atualizado e faça parcerias.
Assim, é possível desenvolver uma estratégia melhor para o crescimento do seu negócio da melhor maneira!
E então, leitor? Entendeu a importância de ter — e de como fazer — um controle de inventário? Aproveite para aprender mais com nosso artigo sobre como usar uma matriz de fornecedores!