• TV Lumi

    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.

    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

  • Nosso Blog
  • Suporte

    Precisa de Suporte? Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 

    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporta não operante. A consultoria faz o atendimento, porém desconta em horas do treinamento.

    Entrar em contato (61) 996349738

  • Parceiros
  • Segmentos

    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.

    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Casos de Sucesso

    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:

    ASSISTIR
    depoimento 5
    BIG BOX
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 4
    GUARAPARI
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 1
    VENEZA
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 3
    CAMPELO
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
Ligamos para você!
Comunicado sobre dificuldades na telefonia
10 de agosto de 2018
Mobile commerce: como essa tecnologia vem se desenvolvendo?
21 de agosto de 2018

Como totens de informação e autoatendimento ajudam supermercados?

14 de agosto de 2018
Categorias
  • BLOG
  • GESTÃO
Tags
  • alocação de funcionários
  • autoatendimento
  • Automação de tarefas
  • otimização de espaço
  • totens de informação

Não há mais dúvidas de que os processos baseados em soluções tecnológicas se tornaram parte integrante das empresas. É cada vez maior o número de atividades desempenhadas com o apoio de diferentes soluções tecnológicas, dado o seu grande potencial de otimização para expedientes empresariais.

No caso dos supermercados, a lógica é semelhante. Algumas ferramentas, como os totens de informação e autoatendimento são ótimos exemplos de como a automação de tarefas simples pode trazer grandes benefícios para o negócio.

Essa tecnologia vem se tornando tendência, sobretudo em estabelecimentos comerciais, como farmácias e supermercados. Embora sejam novidade por aqui, em países como Estados Unidos e Suécia, já são utilizados há bastante tempo.

E para que você entenda mais sobre o tema, preparamos o artigo sobre como esse recurso pode melhorar a rotina do seu empreendimento. Confira!

O que são os totens de informação e autoatendimento?

De maneira bem direta, os totens de autoatendimento são terminais autônomos destinados a executar tarefas tipicamente realizadas por humanos, mas de uma forma muito mais ágil, prática e econômica.

Em regra, os totens podem ter diferentes aplicações. Em supermercados, por exemplo, podem ser utilizados para tirar dúvidas de clientes, informando o preço de um produto, sua localização e muito mais.

Além dessa aplicação, em muitos casos, os totens podem ser ainda mais completos, contando com balanças para a pesagem de produtos, leitores de código de barras e integração com sistemas de pagamento, como máquinas de cartão de crédito/débito. Ou seja, são capazes de automatizar todo o processo de vendas em supermercados, reduzindo o tempo de espera em filas, especialmente quando se trata de pequenas compras.

Quais são as principais vantagens do uso de totens de autoatendimento?

Como é típico de ações que envolvem a automação, a utilização de totens de autoatendimento oferece diversas vantagens. Descubra a seguir as principais delas:

Economiza tempo

A possibilidade de automatizar o atendimento e a execução de tarefas simples, como é caso de uma consulta de preço, representa uma economia de tempo considerável, especialmente para o usuário.

Nesse ponto, os totens trazem uma grande vantagem ao supermercado, já que reduzem a necessidade de recursos humanos em determinadas atividades.

Otimiza o espaço do supermercado

Quando comparado com um caixa convencional, por exemplo, um totem de autoatendimento demanda bem menos espaço para ser instalado.

Essa otimização possibilita um melhor aproveitamento da área do supermercado, seja para aumentar a quantidade de prateleiras ou até mesmo para tornar o ambiente mais organizado.

Melhora a alocação de funcionários

Um dos reflexos mais positivos da utilização de totens de autoatendimento em supermercados é a possibilidade de que os funcionários sejam melhor distribuídos entre as diversas atividades e setores.

Por exemplo, em vez de deixar um colaborador à disposição para dar informações aos clientes, é muito mais estratégico e vantajoso deixar essa função a cargo do totem e alocar o profissional para outra função — mais relevante e que contribua para os resultados gerais da empresa.

Cases de sucesso, como o da Rede Pão de Açúcar, confirmam todo o potencial da ferramenta nas atividades de um supermercado. A rede de lojas de varejo investiu em totens com o tema carnes nobres, cuja função era imprimir diferentes receitas com o ingrediente — com a finalidade de estimular o consumo e a venda desse produto em suas lojas.

Outros segmentos do mercado, como o de fast food, também comprovam o diferencial dos totens. O Burguer King, por exemplo, instalou totens em suas lojas para reduzir as filas, sobretudo em horários de pico — possibilitando que clientes realizem seus pedidos com mais rapidez e retire-os no balcão.

Conclusão

Os totens de informação e autoatendimento são ferramentas bastante versáteis e úteis para a rotina de empreendimentos comerciais. O potencial de otimização dessa tecnologia, como vimos, é enorme, pois permite à empresa melhorar a gestão de recursos humanos, a qualidade operacional e a diminuição dos custos.

Gostou do artigo? Deseja se informar mais sobre o papel da tecnologia na otimização de processos comerciais? Então, siga-nos nas redes sociais para ficar sempre informado com as novidades! Estamos no Facebook e YouTube.

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Tropical Carnes Brazlândia
19 de novembro de 2021

Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia


Leia mais
25 de outubro de 2021

A importância da automação comercial para o seu comércio


Leia mais

Posts Recentes

  • Tropical Carnes Brazlândia0
    Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia
    19 de novembro de 2021
  • concorrencia0
    6 Dicas de como se destacar da sua concorrência
    12 de novembro de 2021
  • faturamento de sua loja0
    5 dicas de como aumentar o faturamento de sua loja
    5 de novembro de 2021

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SUPERMERCADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACAREJO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

FOOD SERVICES

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções