5 dicas imperdíveis para combater a má gestão financeira da sua empresa!
15 de agosto de 2016A Lumi Software na SuperAgos 2016 – 15ª Convenção e Feira de Negócios para Supermercados e Panificadoras
22 de agosto de 2016Em 2014, segundo a IDC, empresa líder em inteligência de mercado e consultoria, o Brasil ocupava o sétimo lugar no ranking mundial de investimentos em tecnologia da informação. Ao mesmo tempo, a 26ª Pesquisa Anual de Uso da TI nas Empresas, realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV-EAESP, aponta que o investimento em tecnologia no varejo representou 3% do total de investimentos em TI do Brasil, naquele mesmo ano.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, o Walmart foi o principal varejista em investimentos em TI, tendo superado as cifras de investimentos de empresas de todos os demais setores de negócios. Os recursos investidos abrangeram hardware, software, serviços de TI, serviços de telecomunicações e estrutura interna.
Observando os modestos números do investimento em tecnologia no varejo no Brasil e tendo em mente a história de sucesso da rede mundial Walmart, podemos enxergar aí um indicativo de que o setor varejista tem muito a lucrar ao investir em TI. Quer saber como seu supermercado pode se beneficiar com mais investimento em tecnologia?
Automação de tarefas
Nesse quesito, a empresa de varejo se beneficia pela diminuição de erros, pela facilidade de controle financeiro, por ter todas as informações centralizadas e, ainda, pela segurança no cumprimento da legislação vigente. A emissão de Notas Fiscais é automatizada e o setor contábil tem todas as informações necessárias disponíveis no sistema. E ainda: todos os dados e informações sobre o cliente estão disponíveis para que você ofereça a ele o melhor atendimento possível.
Integração entre processos e pessoas
Tecnologias como gateway, firewall, biometria, chave de acesso e o cloud computing, estão viabilizando maior integração entre processos e pessoas. Isso é um grande facilitador para os gestores do varejo, que podem acompanhar o movimento e os resultados dos negócios a qualquer hora e de qualquer lugar.
Integração dos canais off-line e online
As tecnologias estão integrando lojas físicas e lojas virtuais, de modo a unificar a estratégia de interação do cliente com a marca e adequar a gestão de estoques, compras e fabricação ao modelo “just in time”. Assim, a empresa pode otimizar o suprimento de produtos nos canais de vendas para que haja redução de custos.
Compartilhamento de informações
Os sistemas ERP (programas de computador responsáveis pelas operações de uma empresa) compartilham informações relevantes entre seus diversos módulos e podem ser integrados com o e-commerce para atualização de dados em tempo real. Isto viabiliza maior eficácia na gestão financeira do varejo.
Análise de resultados
Quando o ERP e o e-commerce são integrados a softwares de Business Intelligence (BI) e Big Data, é possível visualizar os resultados alcançados pelos diversos canais de vendas em um Dashboard unificado, com informações de fácil interpretação. Também fica mais fácil mensurar os resultados das ações de marketing criadas sob medida para os clientes.
Melhoria da experiência do cliente
Já estão disponíveis no mercado softwares que permitem:
-
O registro das compras pelo cliente antes de sua chegada ao caixa físico, agilizando seu atendimento.
-
Exibir manequins virtuais em vídeo, assim que o cliente retira o cabide com roupas do local de exposição.
-
Monitorar a localização do cliente (com autorização prévia) e fazer ofertas online de produtos quando ele estiver próximo das lojas físicas ou em ambientes que favorecem as vendas.
-
Responsividade das plataformas de serviços e e-commerce para acesso com qualquer dispositivo – computador, notebook, tablet e celular.
A tecnologia no varejo serve para simplificar e otimizar os processos de retaguarda e de linha de frente, para promover o aprimoramento contínuo dos modelos de negócios e alcançar os consumidores de forma mais assertiva, conveniente e personalizada. Ela resulta em melhoria da gestão, ampliação das vendas e dos lucros do varejo.
Gostou de saber como o investimento em tecnologia vai beneficiar seu negócio de varejo? Você vai gostar também de aprender como um software de gestão ajuda na prevenção de perdas.
Para contato com um de nossos consultores clique aqui.