Comunicado NFC-e
19 de setembro de 2018Uma boa gestão financeira é responsável por garantir que o negócio seja lucrativo, rentável e que tenha sempre disponibilidade de recursos para seu bom funcionamento. Para uma boa gestão, entretanto, é preciso que haja controle sobre todos os fluxos de entrada e saída do departamento financeiro de uma empresa.
Os indicadores de desempenho são fundamentais para que os gestores possam acompanhar o resultado de suas operações. Veja, a seguir, alguns dos principais KPIs financeiros para sua empresa e saiba como usá-los!
Relatório de lucros e perdas
O indicador de lucros e perdas é um dos mais importantes, pois mostra, em forma de um relatório, quais foram as entradas e saídas do negócio, de modo a indicar sua saúde e lucratividade em geral.
Esse indicador utiliza todos os valores que entraram na empresa a partir das vendas e todos os custos associados a essas mesmas vendas. Os custos vão desde aqueles com a estrutura e produção até os gastos com salários, treinamentos e distribuição.
A partir dele, também é possível calcular margens de lucro, como a margem bruta e a líquida, e qual é o lucro líquido do negócio. Com esse último cálculo, inclusive, você pode avaliar se a precificação dos produtos ou serviços está correta.
Capital de giro
Conhecido também como “working capital“, o capital de giro diz respeito à quantidade de recursos da qual sua empresa dispõe para pagar obrigações em curto prazo. É a medida de capital imediato que sua empresa possui para investir ou cumprir obrigações.
O cálculo do capital de giro é dado pela diminuição de todos os ativos circulantes, como contas a receber, estoque e fundo de caixa e os passivos circulantes, como contas a pagar e parcelas do financiamento.
Fazer um planejamento do capital de giro necessário para que sua empresa opere tranquilamente, pode garantir mais tranquilidade nas operações financeiras, garantir a entrega do produto/serviço no tempo esperado pelo cliente e evitar ônus relacionados à falta de recursos disponíveis para cumprimento de obrigações( ex: pagamento de juros por pagar boletos em atraso).
Índice de liquidez geral
Já o índice de liquidez geral está relacionado à capacidade que o seu negócio tem para cumprir com suas obrigações e pagar suas contas em dia. Basicamente, esse índice é calculado dividindo os recursos atuais pela necessidade de pagamento.
Se a sua empresa possui R$20.000,00, atualmente, e tem contas no valor de R$10.000,00, então o índice de liquidez geral é de 200%, o que significa que sua empresa tem dinheiro o suficiente para quitar as dívidas duas vezes. Quanto maior for esse índice, mais capaz de cumprir com as obrigações sua empresa será.
Em suma, o índice de liquidez indica quanto dinheiro uma empresa é capaz de gerar a curto prazo. Uma das utilidades desse indicador é a possibilidade de saber se a instituição conseguiria honrar com os compromissos e efetuar pagamentos de dívidas em curto prazo. Capital de giro e estoque são exemplos de ativos de alta liquidez.
Quando esse indicador está abaixo do recomendado, significa que a empresa está investindo em atividades de retorno em longo prazo mais do que deveria. Da mesma forma, quando esse indicador está muito alto, significa que o dinheiro está parado em algum lugar (estoques, caixa, etc.) e deveria estar sendo investido em outras atividades para trazer mais retorno financeiro.
Recebimentos
Esse indicador está muito ligado ao índice de liquidez geral, pois faz não somente o acompanhamento do faturamento, mas também entende quanto há para receber de fato. Isso porque faturamento não é garantia de recebimento.
Um exemplo comum é quando uma empresa vende produtos parcelados em muitas vezes e espera longo tempo pelo recebimento. Nesse exemplo, a empresa faturou, mas ainda não recebeu.
Para empresas que precisam de um fôlego financeiro, é interessante não conceder crédito com parcelamentos longos e, menos ainda, para clientes inadimplentes.
Ponto de equilíbrio
Ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa faturar para emparelhar com o custo dos produtos e/ou serviços vendidos, as despesas fixas e as despesas variáveis (custos operacionais). No ponto de equilíbrio, a empresa não terá prejuízo, mas também não terá lucro.
Esse indicador diz, também, o ponto em que você passará a ter lucros, em vez de apenas pagar contas. A maioria dos empresários usa esse indicador para se motivar, pois, a partir daquele ponto, tudo que conseguirem faturar até o fim do mês fará a diferença para o crescimento da empresa.
Para algumas pessoas, esse é um cálculo difícil de fazer e até de entender. É por isso que ter ferramentas que dizem em tempo real quando você chegou ao ponto de equilíbrio é tão importante. Essa conta é especialmente complexa de fazer, uma vez que nos custos operacionais
também podem estar inclusos incidentes (como um equipamento quebrado). Nesse caso, mais uma vez, é importante ter um software pra te ajudar nessa conta e garantir apontamentos financeiros mais precisos.
Taxa de abandono de clientes
A taxa de abandono de clientes, por sua vez, diz respeito a quantos clientes compraram produtos ou contrataram serviços em sua empresa e, depois de um período, decidiram não mais fazer negócios com você. Essa taxa é calculada pela relação entre o número de clientes que abandonaram a empresa e o número total de clientes.
O objetivo do negócio deve ser manter essa taxa o mais baixo possível, pois esse indicador pode apontar a insatisfação dos consumidores.
Taxa de retenção de clientes
Você já deve ter ouvido falar que reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos, certo? É por essa razão que a taxa de retenção é um KPI financeiro importante para o seu negócio — quanto maior ela for, menores serão os custos para garantir o lucro para o negócio.
Esse indicador é calculado por uma relação entre o número de clientes recorrentes e o número de clientes totais. Assim, quanto maior for essa taxa, mais fidelizados e satisfeitos são os clientes — e, por consequência, maiores são as chances de que eles indiquem sua empresa para outras pessoas.
Conclusão
Os principais KPIs financeiros para sua empresa incluem desde os indicadores de lucros e prejuízos, de capital de giro e o índice de liquidez total e vão até a taxa de abandono e retenção de clientes. Ao utilizá-los, fica mais fácil compreender a atuação e o impacto do seu negócio e agir de forma a maximizar os lucros sempre com uma boa gestão financeira.
Esperamos que este artigo possa ter ajudado a entender melhor o conceito dos KPIs financeiros. Os processos financeiros precisam ser os mais precisos e controlados possíveis, pois resumem todas as demais operações de uma empresa. A prática mais correta para fazer o acompanhamento de todos esses indicadores é contar com a ajuda da tecnologia. Aliás, mais do que ajudar, ela pode fazer 100% desses controles.
Você pode contar com a ajuda de ferramentas gratuitas, como Google Analytics, ou caso entenda que precisa de ferramentas mais específicas para sua empresa, procure especialistas como a LUMI SOFTWARE para ajudar. Entre em contato conosco e saiba como podemos fazer isso.