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  • Controle de inventário
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Você sabe quais e quantos bens a sua empresa possui? Como anda o controle de estoque e a rotatividade dos produtos da prateleira?

Para um negócio se desenvolver de forma estável é fundamental que o gestor saiba fazer um controle de inventário planejado e de acordo com a realidade.

Um erro comum entre empreendedores é não manter esse inventário atualizado, provocando problemas na gestão de estoque e, consequentemente, perdendo clientes.

Esse é um tema muito importante, por isso será o foco deste artigo! Está interessado em aprender sobre o assunto? Então acompanhe!

Enfim, o que é o inventário?

Para o mundo empresarial, o inventário é uma lista de bens materiais que incorporam seu patrimônio e que estejam disponíveis em estoque, estando guardados no seu próprio ambiente ou fora dele.

A ideia é desenvolver uma maneira de acompanhar o que a empresa tem, garantindo alguns benefícios:

  • controle de estoque mais eficaz;
  • acompanhamento e redução de custos e desperdícios;
  • aprimoramento da capacidade de produção;
  • aumento da rentabilidade da atividade.

Imagine que seu negócio mantém um inventário atualizado constantemente, apontando que determinado produto está em baixa nas prateleiras: será possível se planejar para fazer o reabastecimento antes de ele acabar. Isso garante que clientes que estejam procurando essa mercadoria específica sempre a encontrem, facilitando seu processo de vendas.

Assim, é possível, além de fidelizar compradores, aumentar a agilidade no atendimento, controlar perdas de produtos e evitar fraudes!

Como fazer o inventário da maneira correta?

O grande problema dos gestores é fazer — e manter — um inventário atualizado! Independentemente do tamanho da sua empresa, essa tarefa pode ser facilitada por meio de tecnologias novas no mercado!

Existem sistemas voltados desenvolvidos que promovem a automação de atividades e auxiliam em um controle de inventário. Nesse caso, parceiros podem ajudar você a melhorar a rentabilidade de seu negócio.

Entre várias práticas, algumas podem ser de grande auxílio:

Faça um planejamento

Começar a criação do inventário no meio da semana, com muito movimento ou pouca preparação, é um problema. Por isso, opte por começar em dias mais vazios, preferencialmente fora do expediente, para facilitar a contagem dos produtos.

Isso garante que o estoque esteja estagnado e permite que o resultado seja fiel à realidade da empresa.

Separe e organize

Separar e organizar são práticas que facilitam a produtividade desse trabalho. Separe a mercadoria em categorias e tipos, divida em prateleiras, armários ou em lugares ideais para seu negócio.

Essa é uma forma de economizar muito tempo na contagem dos produtos, além de ajudar a apontar quais são obsoletos. Dessa forma, além de melhorar a gestão de estoques, você pode auxiliar na gestão financeira.

Crie códigos

Os códigos são uma maneira de facilitar a identificação. Imagine a praticidade de, a cada venda, um sistema eletrônico deduzir do inventário uma unidade.

O desenvolvimento de códigos ajuda na contagem e na atualização do inventário, então não deixe de considerá-lo!

Use um software de gestão

Como dissemos, investir em uma tecnologia é uma ótima prática para qualquer empresa, e no âmbito de inventário isso não seria diferente.

O mercado oferece tecnologias que tornam esse trabalho mais fácil, tanto para criar um inventário quanto para sua manutenção. Encontre parceiros que ofereçam um sistema atualizado e faça parcerias.

Assim, é possível desenvolver uma estratégia melhor para o crescimento do seu negócio da melhor maneira!

E então, leitor? Entendeu a importância de ter — e de como fazer — um controle de inventário? Aproveite para aprender mais com nosso artigo sobre como usar uma matriz de fornecedores!

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