• TV Lumi

    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.

    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

  • Nosso Blog
  • Suporte

    Precisa de Suporte? Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 

    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporta não operante. A consultoria faz o atendimento, porém desconta em horas do treinamento.

    Entrar em contato (61) 996349738

  • Parceiros
  • Segmentos

    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.

    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Casos de Sucesso

    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:

    ASSISTIR
    depoimento 5
    BIG BOX
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 4
    GUARAPARI
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 1
    VENEZA
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 3
    CAMPELO
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
Ligamos para você!
Self Checkout: conheça essa tendência de mercado
17 de outubro de 2017
Horário de Funcionamento durante feriado de Finados!
30 de outubro de 2017

Você sabe como definir o seu mix de produtos? Descubra aqui

24 de outubro de 2017
Categorias
  • BLOG
  • GESTÃO
  • Lumi Gerencial
Tags
  • gerar volume maior
  • mix de produtos
  • Prenda os consumidores
  • relação custo-benefício

Ter um bom mix de produtos na loja é essencial para se manter forte e disputar a lealdade dos clientes. No entanto, trata-se de uma estratégia que precisa ser bem planejada. Caso contrário, pode trazer dores de cabeça e prejuízos.

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos um post com algumas dicas simples, porém eficientes, de como definir um bom mix de produtos na sua loja. Pronto para começar? Então, acompanhe!

O que é mix de produtos?

O mix de produtos representa o número total de linhas de mercadorias que a sua empresa oferece aos clientes. Ou seja, engloba toda a variedade de produtos disponíveis para venda na loja.

Por exemplo: os supermercados e hipermercados costumam ter o maior mix de produtos entre todos os tipos de lojas no mercado. Além da variedade de tipos, eles podem se diferenciar também por distribuidor. Dessa forma, a sua loja pode ter, em uma mesma linha, vários produtos com marcas e valores diferentes para aumentar as opções disponíveis.

Por que o mix de produtos é importante no varejo?

Quando você possui um bom mix de produtos, aumenta consideravelmente as chances de vendas. O cliente gosta de comparar preços e marcas e, quando o mix é grande e bem variado, ele compara os preços dentro da própria loja, comprando lá mesmo tudo o que precisa.

Caso contrário, ele pode até levar alguma coisa, mas só o que considerar realmente uma oportunidade. Depois, ele segue com suas buscas e pesquisas entre lojas concorrentes.

Como definir o mix de produtos na minha loja?

Analise as necessidades dos clientes da loja

Não adianta ter um grande mix de produtos disponível na loja se não for o que o cliente realmente precisa ou deseja. Isso só traria prejuízos com mercadorias encalhadas, forçando uma liquidação para limpar o estoque.

O ideal é que, antes de investir no mix, identifique o que é mais procurado pelos clientes na sua região. Você pode conseguir essa informação por meio de pesquisa direta aos clientes ou por meio de visitas aos concorrentes. Os produtos que mais tiverem em comum representam um padrão de procura local.

Avalie a relação custo-benefício do mix

É comum que a sua loja tenha algumas linhas de produtos com melhor margem de lucro, mas que vendem menos. O inverso também acontece. Alguns produtos vendem mais, mas possuem uma margem de lucro apertada.

Nesse caso, o ideal é que você avalie de forma segmentada o mix existente, comparando o volume médio de vendas mensal com o retorno que ele proporciona. Nessa avaliação, você pode descobrir quais produtos vendem menos e geram custos, bem como os que vendem mais e compensam as perdas.

Se for o caso, foque nas vendas dos produtos com maior saída, mesmo que eles sejam menos lucrativos, e reduza o estoque dos que saem menos. O que importa é girar mercadoria rapidamente e gerar um volume maior de receitas.

Prenda os consumidores

Lembra quando falamos sobre ter também mais marcas disponíveis do mesmo produto? Então, isso será crucial para manter o cliente na sua loja e fazer com que ele saia de lá levando tudo o que precisa.

Nessa estratégia, você pode trabalhar com duas, três ou mais marcas para um produto específico. O segredo é oferecer uma ou mais que seja bem popular (com preços bem em conta) e outras consideradas premium (com preços e qualidades superiores).

Agora você pode equilibrar a margem de lucro entre as marcas e ter uma boa rentabilidade nas vendas, mesmo que saia apenas o mais barato. Além disso, o cliente não precisará ir a outra loja para comprar o produto, pois terá a conveniência de fazer a pesquisa e decidir ali mesmo qual vai levar.

Mais uma coisa. Fazer todo esse trabalho manualmente pode exigir tempo, um grande esforço e deixar a sua estratégia de mix de produtos sujeita a erros. Para ter melhores resultados, prefira contar com um software de gestão específico para o varejo. Assim, tarefas como a classificação de produtos, compensação de perdas, históricos de vendas e outras podem ganhar agilidade e precisão.

Se você gostou desse tema e deseja ficar por dentro de outros assuntos tão importantes quanto a esse, curta a nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no YouTube!

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Tropical Carnes Brazlândia
19 de novembro de 2021

Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia


Leia mais
25 de outubro de 2021

A importância da automação comercial para o seu comércio


Leia mais

Posts Recentes

  • Tropical Carnes Brazlândia0
    Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia
    19 de novembro de 2021
  • concorrencia0
    6 Dicas de como se destacar da sua concorrência
    12 de novembro de 2021
  • faturamento de sua loja0
    5 dicas de como aumentar o faturamento de sua loja
    5 de novembro de 2021

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SUPERMERCADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACAREJO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

FOOD SERVICES

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções