• TV Lumi

    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.

    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

  • Nosso Blog
  • Suporte

    Precisa de Suporte? Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 

    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporta não operante. A consultoria faz o atendimento, porém desconta em horas do treinamento.

    Entrar em contato (61) 996349738

  • Parceiros
  • Segmentos

    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.

    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Casos de Sucesso

    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:

    ASSISTIR
    depoimento 5
    BIG BOX
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 4
    GUARAPARI
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 1
    VENEZA
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 3
    CAMPELO
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
Ligamos para você!
Lumi Software tem crescimento real de 19% em 2016
26 de janeiro de 2017
Calendário de Promoções Lumi Scanntech – Mês de Fevereiro
3 de fevereiro de 2017

Saiba como reduzir o estoque para otimizar custos

30 de janeiro de 2017
Categorias
  • BLOG
  • GESTÃO
Tags
  • integrar equipe
  • just in time
  • previsão de demandas
  • software gerencial

O estoque pode ser considerado como o coração de uma empresa e, por isso mesmo, se ele tiver algum problema as repercussões podem ser consideravelmente sérias. Dentro desse contexto, um bom conhecimento do acervo pode melhorar os processos e até mesmo otimizar custos.

No entanto, muitos gestores não sabem como fazer essa administração de maneira adequada e acabam amargando prejuízos desnecessários. Para que isso não aconteça no seu negócio, não deixe de ler as dicas que preparamos no conteúdo a seguir. Confira:

Aposte na previsão de demandas

A previsão de demandas é uma das metodologias mais eficientes para gerir o estoque e otimizar custos. Você pode utilizá-la com eficiência se baseando no desempenho anterior e obtendo alguns parâmetros que vão contribuir para que a empresa trabalhe com uma quantidade adequada de produtos, sem o risco de ficar desabastecida.

Para fazer isso do jeito certo, existem alguns cálculos interessantes. Você não pode se esquecer de considerar algumas variáveis como a sazonalidade e datas comemorativas. Porém, em linhas gerais, uma média aritmética do consumo dos últimos seis meses contribui para ter uma excelente noção do que esperar no mês atual.  

Conheça o método “just in time”

O método “just in time” é outra alternativa para quem deseja reduzir o estoque e otimizar custos. A tradução do termo em inglês pode ser entendida como “em cima da hora” ou algo simular. Como o próprio nome diz, a ideia é trabalhar de acordo com a demanda, só dando início à reposição após finalizar a venda do produto.

No entanto, é preciso tomar algumas atitudes antes de adotá-lo, para não correr o risco de ficar descoberto. Primeiro, você deve ter uma boa noção da média de consumo das suas mercadorias, de forma a ter uma reserva de giro. Depois, uma relação de confiança com os fornecedores é essencial, pois se eles atrasarem, você pode deixar o cliente na mão.

Integre suas equipes

Um dos grandes erros que muitas empresas cometem é justamente a falha em integrar funcionários e equipes. Isso resulta não apenas em processos mais lentos, mas também na dificuldade de transmitir informações e na maior necessidade de retrabalhos, o que evidentemente acarreta em prejuízos.

Os departamentos de venda e estoque, por exemplo, precisam estar em perfeita consonância. Se um produto está em falta no acervo, o vendedor não pode oferecê-lo para o cliente.  Já quando uma mercadoria tem uma compra volumosa e o colaborador do estoque não fica sabendo de imediato, a reposição pode ser mais lenta do que deveria.

Adote um software gerencial

Gestores dinâmicos e modernos não podem hesitar em implementar soluções tecnológicas nos seus negócios. Diante dessa realidade, um software gerencial pode ajudar sensivelmente a tornar o seu estoque mais eficiente, melhorando o controle financeiro, reduzindo os riscos de prejuízos e, obviamente, otimizando os custos.

Esses programas são uma verdadeira revolução na administração do acerto, dando muito mais exatidão para as equipes. Todas as informações relevantes são digitalizadas e centralizadas em um só local, facilitando a tomada de decisões e permitindo um melhor planejamento para empresas que compram e vendem mercadorias.

E agora, já sabe como reduzir o estoque para otimizar custos? Veja também nosso ebook Como reduzir custos sem perder a qualidade! 

Para saber mais sobre a Lumi Software e o que fazemos, visite o nosso website: Lumi Software.

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Tropical Carnes Brazlândia
19 de novembro de 2021

Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia


Leia mais
25 de outubro de 2021

A importância da automação comercial para o seu comércio


Leia mais

Posts Recentes

  • Tropical Carnes Brazlândia0
    Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia
    19 de novembro de 2021
  • concorrencia0
    6 Dicas de como se destacar da sua concorrência
    12 de novembro de 2021
  • faturamento de sua loja0
    5 dicas de como aumentar o faturamento de sua loja
    5 de novembro de 2021

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SUPERMERCADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACAREJO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

FOOD SERVICES

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções