Participação da Lumi Software na Super Agos
16 de setembro de 2016Comunicado NFC-e!
19 de setembro de 2016Empreender é o desejo de muitos brasileiros, mas junto com o sonho do negócio próprio vêm todas as obrigações próprias da gestão. Muitos empresários não se preocupam em desenvolver um plano administrativo, pois não têm conhecimento da importância desse planejamento para o posicionamento de mercado, diferenciais competitivos e conquista da clientela. Para alcançar o sucesso, no entanto, os empreendedores devem se preocupar com a gestão de micro e pequenas empresas.
A cultura empresarial precisa ser percebida como fundamental não só para as grandes corporações, mas também para os negócios locais. Os empresários que percebem essa necessidade e buscam desenvolver um modelo gerencial para o seu negócio conseguem enfrentar a concorrência do mercado, melhorar seus produtos e serviços e consolidar a sua empresa.
Neste artigo, separamos algumas dicas que ajudarão no desenvolvimento da gestão de micro e pequenas empresas. Ficou curioso? Então confira os próximos parágrafos e entenda como melhorar os seus processos administrativos.
Faça um bom controle financeiro
O controle financeiro é fundamental para o sucesso dos negócios. Desenvolva um controle de fluxo de caixa registrando tudo o que entra com as suas vendas e tudo aquilo que sai, como pagamentos de funcionários e fornecedores. Esses dados ajudam a planejar a rotina de pagamento e o cronograma de investimento e desenvolvimento da empresa, além de melhorar o controle do fluxo de caixa.
Controle seus custos
Para uma empresa ser competitiva, não deve apenas fornecer produtos ou serviços de qualidade, mas também se preocupar com o controle dos seus custos. Afinal, se sai mais dinheiro do que entra, o resultado será a falência e ninguém quer isso. Adequar os custos de produção com um padrão de qualidade e reduzir gastos na rotina padrão da empresa permite que sobre mais recursos para serem investidos em outros setores.
Escolha bem os seus fornecedores
O seu negócio, de uma forma ou de outra, depende de seus fornecedores: a qualidade dos insumos que eles te fornecem, o tempo que demora a entrega e o custo que isso tem para a sua empresa. Saber escolher um fornecedor que ofereça as melhores condições ajuda a reduzir custos, melhorar o seu preço de venda e, com isso, tornar a sua empresa ainda mais competitiva. Então negocie!
Fique atento às suas contratações
Uma empresa depende diretamente do desempenho dos seus colaboradores, pois são eles que fazem o negócio funcionar. Na hora de contratar os seus funcionários, é necessário ficar atento a diversos aspectos, como os conhecimentos e habilidades.
Essas qualidades podem ser treinadas e desenvolvidas, mas é necessário que elas sejam direcionadas sempre para o desenvolvimento empresarial, caso contrário não surtirá efeito.
Invista em tecnologia
A tecnologia consegue facilitar muito dos processos de uma empresa, deixando-a mais competitiva e preparada para enfrentar a concorrência. As ferramentas tecnológicas podem fazer a diferença em todas as etapas, desde a produção até o sistema gerencial da própria empresa.
A amplitude de aplicações e as facilidades que elas geram não podem ser deixadas de lado pelos empresários. Um exemplo dessas ferramentas são os softwares de gestão, que permitam controlar a rotina administrativa, financeira, de vendas, de recursos humanos, de tributação, dentre outras funcionalidades.
Gostou deste artigo com dicas de gestão de micro e pequenas empresas? Então acesse também esse texto sobre como um software de gestão pode ajudar no planejamento tributário.
Entre em contato conosco da Lumi Software e veja o que podemos oferecer ao seu empreendimento.