Aprenda essas 4 maneiras de reduzir custos com a automação comercial!
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13 de setembro de 2016Você sabia que um dos fatores que mais geram prejuízo para os varejistas são as perdas? São gastos sem nenhuma perspectiva de retorno que fazem com que se perca parte do lucro obtido para cobri-los, interferindo negativamente na saúde econômica de um negócio.
Felizmente, existem formas de se livrar dessa preocupação. No artigo de hoje, daremos 5 dicas de como proteger o seu varejo dos danos causados pelas perdas. Acompanhe!
1. Previsão de demanda
A previsão de demanda consiste numa tentativa de prever o futuro de seu estoque, baseada no histórico da empresa e/ou em avaliações de especialistas. Utilizar o melhor método de previsão de demanda resulta na diminuição de perdas, que podem ser causadas tanto pelo excesso quanto pela falta de produtos no estoque.
O excesso de itens estocados implica em dinheiro parado e a falta significa perda de vendas. Portanto, uma previsão de demanda eficiente pode ser uma grande aliada na prevenção de perdas em seu negócio.
2. Gestão de compras
A gestão de compras é um processo essencial na cadeia de suprimentos, pois é responsável pela aquisição de materiais e deve estar de acordo com diversas análises e cálculos precisos, incluindo a previsão de demanda. Dessa forma, é preciso manter um constante fluxo de suprimentos para que se evitem excedentes e faltas.
Alcançar uma boa gestão de compras possibilita melhorias no aproveitamento de recursos da empresa, sendo uma grande aposta na prevenção de perdas, ao evitar custos desnecessários.
3. Inventário
O inventário auxilia no controle de estoque e é uma importante ferramenta de gestão que pode ajudar a identificar as perdas. Ao fim da realização do inventário, há uma comparação entre o estoque físico e o contábil, que é aquele registrado no sistema.
É recomendável realizar inventários com certa frequência. Ou seja, eles são indispensáveis tanto antes quanto depois da execução dos processos para prevenção de perdas: antes, para que se possa identificar quais são as perdas, a frequência e o motivo delas, possibilitando traçar um bom planejamento e estabelecer metas; e depois, pois permite mensurar os resultados e solucionar possíveis erros.
4. Relação com os fornecedores
É importante haver uma relação de confiança com seus fornecedores. Além disso, é altamente necessário prestar atenção no recebimento de mercadorias, pois esse é um momento em que se está muito exposto a perdas.
Então, a conferência deve ser minuciosa, para que se garanta a harmonia entre as quantidades e os tipos de materiais que estão sendo recebidos com aqueles que constam na nota fiscal.
Também, é preciso tomar cuidado com a segurança, pois a presença de terceiros pode oferecer risco de furtos ou outros problemas do tipo.
5. Indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são fundamentais na pós implantação de qualquer método, inclusive de prevenção de vendas, pois eles proporcionam o acompanhamento macro dos resultados.
É importante lembrar que devem ser escolhidos indicadores que sejam adequados aos objetivos previamente estabelecidos. Assim, eles poderão mostrar se as perdas foram reduzidas e se ações estão sendo bem-sucedidas.
A prevenção de perdas pode ser um grande desafio para os gestores. Porém, quando o sucesso é alcançado, é fácil perceber que o esforço valeu a pena. Os gastos desnecessários são evitados e, consequentemente, os lucros aumentam. O importante é buscar melhoria constante, minimizando cada vez mais as perdas e garantindo o desenvolvimento e crescimento saudável de seu negócio.
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