• TV Lumi

    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.

    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

  • Nosso Blog
  • Suporte

    Precisa de Suporte? Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 

    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporta não operante. A consultoria faz o atendimento, porém desconta em horas do treinamento.

    Entrar em contato (61) 996349738

  • Parceiros
  • Segmentos

    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.

    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Casos de Sucesso

    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:

    ASSISTIR
    depoimento 5
    BIG BOX
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 4
    GUARAPARI
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 1
    VENEZA
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 3
    CAMPELO
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
Ligamos para você!
Saiba como um software de gestão ajuda no Planejamento Tributário!
25 de julho de 2016
Governo Prepara mais uma mudança radical
1 de agosto de 2016

Lucratividade e rentabilidade: afinal, qual é a diferença?

1 de agosto de 2016
Categorias
  • BLOG
  • FISCAL
  • GESTÃO
Tags
  • Lucratividade
  • rentabilidade

Uma das principais dúvidas de todos os empreendedores é entender qual o real retorno seu negócio tem produzido. Afinal, esse é um ponto essencial para se ter uma percepção real da empresa e descobrir se o negócio tem gerado o lucro necessário para se manter.

E não é só isso! Planejar, encontrar as melhores estratégias, escolher os melhores produtos e outras ações dependem dessas informações. Porém, ainda há muita confusão nos conceitos de lucratividade e rentabilidade — sim, eles são diferentes.

Para te ajudar a entender melhor como isso funciona, preparamos o post de hoje. Acompanhe!

O que é lucratividade?

Basicamente, a lucratividade está ligada ao retorno obtido por meio das vendas. E, para isso, é preciso conseguir entender qual é o lucro.

Para calcular o lucro líquido, você deve contabilizar todas as receitas de vendas e subtrair as deduções (impostos e devoluções, por exemplo), custos de produção e demais despesas.

Com essas informações, poderemos calcular a lucratividade com a fórmula abaixo:

Lucratividade = (Lucro líquido/Receita bruta) x 100

A receita bruta significa todo o montante obtido por meio das vendas em determinado período. Pode ser realizado mensalmente, por exemplo.

O objetivo de calcular a lucratividade é entender se as vendas são suficientes para pagar todas as despesas e ainda gerar lucros para empresa.

O cálculo ainda pode ser feito por produto, para que seja possível visualizar o desempenho de cada um, além de facilitar a comparação dentro do portfólio da empresa.

O que é rentabilidade?

Já a rentabilidade está ligada à relação entre o lucro da empresa e o investimento que foi realizado — ou seja, trata-se de uma análise a longo prazo. O objetivo é entender se o desempenho da empresa tem sido suficiente e relevante de acordo com o montante que foi investido.

Esse cálculo é feito da seguinte forma:

Rentabilidade = (Lucro líquido/investimento total) x 100

Mesmo sendo uma visão mais ampla, é possível segmentar a rentabilidade, ou seja, entender se um produto é rentável ou não. Para isso, todos os dados devem estar relacionados ao produto em questão. Quando falamos em investimento, por exemplo, temos que pensar no que foi investido para a produção daquele bem, especificamente.

Quais são as possíveis análises da lucratividade e rentabilidade?

Com esses dados em mãos, você poderá visualizar diversos cenários a partir da situação atual do seu negócio.

Uma empresa com alta lucratividade (70, 80 ou 90%, por exemplo) mas com baixa rentabilidade, pode ter estruturas mais frágeis. Isso porque, caso ocorra alguma mudança no mercado, ela pode ser obrigada a recorrer a empréstimos e outros meios para sobreviver.

Já uma empresa com alta rentabilidade e baixa lucratividade é mais estável, porém precisa melhorar a performance de vendas, pois pode estar com baixa participação de mercado.

Viu só? Entender bem o que lucratividade e rentabilidade do negócio significam é uma ótima forma de visualizar a situação financeira real do seu empreendimento e escolher os melhores caminhos e estratégias que te levarão ao sucesso. Portanto, esteja atento e faça um controle detalhado do cenário atual da sua organização!

Leia também nosso artigo para saber se  A gestão financeira da sua empresa é realmente eficiente? Para contato com um de nossos consultores clique aqui.

E se você gostou desse post, que tal dividir essas informações com os seus amigos? Compartilhe nas redes sociais!

 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Tropical Carnes Brazlândia
19 de novembro de 2021

Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia


Leia mais
25 de outubro de 2021

A importância da automação comercial para o seu comércio


Leia mais

Posts Recentes

  • Tropical Carnes Brazlândia0
    Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia
    19 de novembro de 2021
  • concorrencia0
    6 Dicas de como se destacar da sua concorrência
    12 de novembro de 2021
  • faturamento de sua loja0
    5 dicas de como aumentar o faturamento de sua loja
    5 de novembro de 2021

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SUPERMERCADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACAREJO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

FOOD SERVICES

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções