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1 de agosto de 2016Uma das principais dúvidas de todos os empreendedores é entender qual o real retorno seu negócio tem produzido. Afinal, esse é um ponto essencial para se ter uma percepção real da empresa e descobrir se o negócio tem gerado o lucro necessário para se manter.
E não é só isso! Planejar, encontrar as melhores estratégias, escolher os melhores produtos e outras ações dependem dessas informações. Porém, ainda há muita confusão nos conceitos de lucratividade e rentabilidade — sim, eles são diferentes.
Para te ajudar a entender melhor como isso funciona, preparamos o post de hoje. Acompanhe!
O que é lucratividade?
Basicamente, a lucratividade está ligada ao retorno obtido por meio das vendas. E, para isso, é preciso conseguir entender qual é o lucro.
Para calcular o lucro líquido, você deve contabilizar todas as receitas de vendas e subtrair as deduções (impostos e devoluções, por exemplo), custos de produção e demais despesas.
Com essas informações, poderemos calcular a lucratividade com a fórmula abaixo:
Lucratividade = (Lucro líquido/Receita bruta) x 100
A receita bruta significa todo o montante obtido por meio das vendas em determinado período. Pode ser realizado mensalmente, por exemplo.
O objetivo de calcular a lucratividade é entender se as vendas são suficientes para pagar todas as despesas e ainda gerar lucros para empresa.
O cálculo ainda pode ser feito por produto, para que seja possível visualizar o desempenho de cada um, além de facilitar a comparação dentro do portfólio da empresa.
O que é rentabilidade?
Já a rentabilidade está ligada à relação entre o lucro da empresa e o investimento que foi realizado — ou seja, trata-se de uma análise a longo prazo. O objetivo é entender se o desempenho da empresa tem sido suficiente e relevante de acordo com o montante que foi investido.
Esse cálculo é feito da seguinte forma:
Rentabilidade = (Lucro líquido/investimento total) x 100
Mesmo sendo uma visão mais ampla, é possível segmentar a rentabilidade, ou seja, entender se um produto é rentável ou não. Para isso, todos os dados devem estar relacionados ao produto em questão. Quando falamos em investimento, por exemplo, temos que pensar no que foi investido para a produção daquele bem, especificamente.
Quais são as possíveis análises da lucratividade e rentabilidade?
Com esses dados em mãos, você poderá visualizar diversos cenários a partir da situação atual do seu negócio.
Uma empresa com alta lucratividade (70, 80 ou 90%, por exemplo) mas com baixa rentabilidade, pode ter estruturas mais frágeis. Isso porque, caso ocorra alguma mudança no mercado, ela pode ser obrigada a recorrer a empréstimos e outros meios para sobreviver.
Já uma empresa com alta rentabilidade e baixa lucratividade é mais estável, porém precisa melhorar a performance de vendas, pois pode estar com baixa participação de mercado.
Viu só? Entender bem o que lucratividade e rentabilidade do negócio significam é uma ótima forma de visualizar a situação financeira real do seu empreendimento e escolher os melhores caminhos e estratégias que te levarão ao sucesso. Portanto, esteja atento e faça um controle detalhado do cenário atual da sua organização!
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