• TV Lumi

    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.

    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

  • Nosso Blog
  • Suporte

    Precisa de Suporte? Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 

    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporta não operante. A consultoria faz o atendimento, porém desconta em horas do treinamento.

    Entrar em contato (61) 996349738

  • Parceiros
  • Segmentos

    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.

    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Casos de Sucesso

    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:

    ASSISTIR
    depoimento 5
    BIG BOX
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 4
    GUARAPARI
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 1
    VENEZA
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 3
    CAMPELO
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
Ligamos para você!
13 de setembro de 2018
Comunicado NFC-e
19 de setembro de 2018

Gestão financeira: conheça os principais KPIs financeiros para sua empresa

18 de setembro de 2018
Categorias
  • BLOG
  • FISCAL
  • GESTÃO
Tags
  • ativos circulantes
  • capital de giro
  • gestão financeira
  • KPIs financeiros
  • lucros e perdas

Uma boa gestão financeira é responsável por garantir que o negócio seja lucrativo, rentável e que tenha sempre disponibilidade de recursos para seu bom funcionamento. Para uma boa gestão, entretanto, é preciso que haja controle sobre todos os fluxos de entrada e saída do departamento financeiro de uma empresa.

Os indicadores de desempenho são fundamentais para que os gestores possam acompanhar o resultado de suas operações. Veja, a seguir, alguns dos principais KPIs financeiros para sua empresa e saiba como usá-los!

Relatório de lucros e perdas

O indicador de lucros e perdas é um dos mais importantes, pois mostra, em forma de um relatório, quais foram as entradas e saídas do negócio, de modo a indicar sua saúde e lucratividade em geral.

Esse indicador utiliza todos os valores que entraram na empresa a partir das vendas e todos os custos associados a essas mesmas vendas. Os custos vão desde aqueles com a estrutura e produção até os gastos com salários, treinamentos e distribuição.

A partir dele, também é possível calcular margens de lucro, como a margem bruta e a líquida, e qual é o lucro líquido do negócio. Com esse último cálculo, inclusive, você pode avaliar se a precificação dos produtos ou serviços está correta.

Capital de giro

Conhecido também como “working capital“, o capital de giro diz respeito à quantidade de recursos da qual sua empresa dispõe para pagar obrigações em curto prazo. É a medida de capital imediato que sua empresa possui para investir ou cumprir obrigações.

O cálculo do capital de giro é dado pela diminuição de todos os ativos circulantes, como contas a receber, estoque e fundo de caixa e os passivos circulantes, como contas a pagar e parcelas do financiamento.

Fazer um planejamento do capital de giro necessário para que sua empresa opere tranquilamente, pode garantir mais tranquilidade nas operações financeiras, garantir a entrega do produto/serviço no tempo esperado pelo cliente e evitar ônus relacionados à falta de recursos disponíveis para cumprimento de obrigações( ex: pagamento de juros por pagar boletos em atraso).

Índice de liquidez geral

Já o índice de liquidez geral está relacionado à capacidade que o seu negócio tem para cumprir com suas obrigações e pagar suas contas em dia. Basicamente, esse índice é calculado dividindo os recursos atuais pela necessidade de pagamento.

Se a sua empresa possui R$20.000,00, atualmente, e tem contas no valor de R$10.000,00, então o índice de liquidez geral é de 200%, o que significa que sua empresa tem dinheiro o suficiente para quitar as dívidas duas vezes. Quanto maior for esse índice, mais capaz de cumprir com as obrigações sua empresa será.

Em suma, o índice de liquidez indica quanto dinheiro uma empresa é capaz de gerar a curto prazo. Uma das utilidades desse indicador é a possibilidade de saber se a instituição conseguiria honrar com os compromissos e efetuar pagamentos de dívidas em curto prazo. Capital de giro e estoque são exemplos de ativos de alta liquidez.

Quando esse indicador está abaixo do recomendado, significa que a empresa está investindo em atividades de retorno em longo prazo mais do que deveria. Da mesma forma, quando esse indicador está muito alto, significa que o dinheiro está parado em algum lugar (estoques, caixa, etc.) e deveria estar sendo investido em outras atividades para trazer mais retorno financeiro.

Recebimentos

Esse indicador está muito ligado ao índice de liquidez geral, pois faz não somente o acompanhamento do faturamento, mas também entende quanto há para receber de fato. Isso porque faturamento não é garantia de recebimento.

Um exemplo comum é quando uma empresa vende produtos parcelados em muitas vezes e espera longo tempo pelo recebimento. Nesse exemplo, a empresa faturou, mas ainda não recebeu.

Para empresas que precisam de um fôlego financeiro, é interessante não conceder crédito com parcelamentos longos e, menos ainda, para clientes inadimplentes.

Ponto de equilíbrio

Ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa faturar para emparelhar com o custo dos produtos e/ou serviços vendidos, as despesas fixas e as despesas variáveis (custos operacionais). No ponto de equilíbrio, a empresa não terá prejuízo, mas também não terá lucro.

Esse indicador diz, também, o ponto em que você passará a ter lucros, em vez de apenas pagar contas. A maioria dos empresários usa esse indicador para se motivar, pois, a partir daquele ponto, tudo que conseguirem faturar até o fim do mês fará a diferença para o crescimento da empresa.

Para algumas pessoas, esse é um cálculo difícil de fazer e até de entender. É por isso que ter ferramentas que dizem em tempo real quando você chegou ao ponto de equilíbrio é tão importante. Essa conta é especialmente complexa de fazer, uma vez que nos custos operacionais

também podem estar inclusos incidentes (como um equipamento quebrado). Nesse caso, mais uma vez, é importante ter um software pra te ajudar nessa conta e garantir apontamentos financeiros mais precisos.

Taxa de abandono de clientes

A taxa de abandono de clientes, por sua vez, diz respeito a quantos clientes compraram produtos ou contrataram serviços em sua empresa e, depois de um período, decidiram não mais fazer negócios com você. Essa taxa é calculada pela relação entre o número de clientes que abandonaram a empresa e o número total de clientes.

O objetivo do negócio deve ser manter essa taxa o mais baixo possível, pois esse indicador pode apontar a insatisfação dos consumidores.

Taxa de retenção de clientes

Você já deve ter ouvido falar que reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos, certo? É por essa razão que a taxa de retenção é um KPI financeiro importante para o seu negócio — quanto maior ela for, menores serão os custos para garantir o lucro para o negócio.

Esse indicador é calculado por uma relação entre o número de clientes recorrentes e o número de clientes totais. Assim, quanto maior for essa taxa, mais fidelizados e satisfeitos são os clientes — e, por consequência, maiores são as chances de que eles indiquem sua empresa para outras pessoas.

Conclusão

Os principais KPIs financeiros para sua empresa incluem desde os indicadores de lucros e prejuízos, de capital de giro e o índice de liquidez total e vão até a taxa de abandono e retenção de clientes. Ao utilizá-los, fica mais fácil compreender a atuação e o impacto do seu negócio e agir de forma a maximizar os lucros sempre com uma boa gestão financeira.

Esperamos que este artigo possa ter ajudado a entender melhor o conceito dos KPIs financeiros. Os processos financeiros precisam ser os mais precisos e controlados possíveis, pois resumem todas as demais operações de uma empresa. A prática mais correta para fazer o acompanhamento de todos esses indicadores é contar com a ajuda da tecnologia. Aliás, mais do que ajudar, ela pode fazer 100% desses controles.

Você pode contar com a ajuda de ferramentas gratuitas, como Google Analytics, ou caso entenda que precisa de ferramentas mais específicas para sua empresa, procure especialistas como a LUMI SOFTWARE para ajudar. Entre em contato conosco e saiba como podemos fazer isso.

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Tropical Carnes Brazlândia
19 de novembro de 2021

Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia


Leia mais
25 de outubro de 2021

A importância da automação comercial para o seu comércio


Leia mais

Posts Recentes

  • Tropical Carnes Brazlândia0
    Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia
    19 de novembro de 2021
  • concorrencia0
    6 Dicas de como se destacar da sua concorrência
    12 de novembro de 2021
  • faturamento de sua loja0
    5 dicas de como aumentar o faturamento de sua loja
    5 de novembro de 2021

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SUPERMERCADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACAREJO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

FOOD SERVICES

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções