5 erros na gestão do varejo que você não pode cometer!
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20 de julho de 2016Todos os dias, surgem novidades que podem impulsionar seu negócio. É preciso estar atento às mudanças para inovar sempre. Buscando fazer um balanço de tendências do contexto varejista, a Federação Americana de Varejo (National Retail Federation, a NRF) organiza anualmente um grande evento onde são debatidos temas atuais e relevantes sobre o presente e o futuro do varejo mundial. Confira agora algumas tendências do varejo que se destacaram durante a edição 2016 do NRF Big Show e podem abrir caminho para novas ideias em seu empreendimento.
1 – Experiência de Compra
Este ponto pode parecer sofisticado e distante da realidade de empreendimentos como supermercados. Porém, construir uma boa experiência de compra nada mais é que criar uma forma de conduzir a passagem do consumidor pelo estabelecimento criando boas lembranças e impressões.
Tudo o que o cliente sente, ouve, vê e interage dentro de seu estabelecimento é levando em consideração, desde a limpeza do ambiente até o bom-humor do caixa que o atende. Pensar na experiência do consumidor é importante pois contribui diretamente na retenção deste cliente e na forma como esse vai apresentar o estabelecimento para as pessoas ao seu redor.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e determinados a compartilhar suas experiências boas e ruins, tanto pessoalmente como por meio de redes sociais. Portanto, criar as melhores experiências é um ótimo negócio!
2 – Presença Mobile
De acordo com dados do IBGE, os smartphones são os dispositivos mais usados por brasileiros para acessar a internet. Estes dados revelam uma oportunidade: se aproximar do cliente por meio do universo mobile é algo que já faz parte de sua rotina e é percebido por muitos como algo essencial.
Trabalhar com o contexto mobile é uma forma de promover interatividade da sua marca com o cliente. Alguns especialistas consideram que é uma ação praticamente obrigatória no cenário atual. Além disso, por meio do mobile, é possível direcionar melhor o conteúdo, promovendo um atendimento otimizado.
3 – Omnichannel
“Omni” significa “todo”, e o termo Omnichannell refere-se à integração da gestão de todos os canais de venda utilizados pela empresa — como PDV e e-commerce, por exemplo.
A integração dos canais é um fator que contribui para o crescimento e competitividade da empresa perante os outros players do mercado, além de gerar dados que podem direcionar a estratégia de forma unificada.
4 – Precificação Dinâmica
Aplicar variações de preço conforme os valores da concorrência ou baseado em demandas diárias da própria empresa é uma das tendências que tem se destacado. Empresas que já tem utilizado a precificação dinâmica sugerem como melhores práticas a implementação progressiva desta estratégia, buscando sempre coletar feedbacks para melhoria dos processos.
É importante que a implementação conte com apoio direto da alta direção da empresa, para contribuir com o engajamento da equipe. Para a realização desta ação de forma efetiva, é necessário que a empresa conte com serviços automatizados de gestão de varejo integrado.
Veja o artigo a seguir sobre: Entenda a importância da Gestão de Processos na sua empresa. Quer saber mais sobre nossa empresa e produtos? Clique aqui e acesse nosso site.