• TV Lumi

    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.

    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

  • Nosso Blog
  • Suporte

    Precisa de Suporte? Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 

    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporta não operante. A consultoria faz o atendimento, porém desconta em horas do treinamento.

    Entrar em contato (61) 996349738

  • Parceiros
  • Segmentos

    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.

    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Casos de Sucesso

    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:

    ASSISTIR
    depoimento 5
    BIG BOX
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 4
    GUARAPARI
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 1
    VENEZA
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 3
    CAMPELO
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
Ligamos para você!
Quais os principais gargalos de PDV?
2 de janeiro de 2019
NF-e 4.0: o que é e quais suas vantagens para a gestão do varejo?
15 de janeiro de 2019

4 boas práticas de gestão comercial para o varejo

9 de janeiro de 2019
Categorias
  • BLOG
Tags

A excelência na gestão comercial é a fonte de sucesso e de diferenciação competitiva dos varejistas frente aos seus concorrentes. Afinal, se excluirmos as marcas próprias, há poucos produtos que são exclusivos de uma rede de supermercados. Isso torna a escolha pela loja a ser visitada ainda mais subjetiva.

Para ajudar seu supermercado a melhorar a experiência de compra, encantar seus visitantes e fidelizar seus clientes, separamos 4 melhores práticas de gestão comercial que podem ser adotadas rapidamente.

1. Defina metas factíveis

Utilize 5 premissas para estabelecer as metas de seu negócio:

  • Específica (Specific): ela deve ser clara, livre de ambiguidades e de fácil compreensão;
  • Mensurável (Measurable): ela precisa ser quantificável numericamente;
  • Atingível (Attainable): uma meta desafiadora, mas possível, servirá de motivação para a equipe;
  • Relevante (Relevant): todos devem estar cientes de quais são as consequências em se atingir a meta e o que ocorre com a empresa caso ela não seja alcançada;
  • Temporal (Time based): deve existir um prazo limite para atingir o objetivo.

As iniciais dessas 5 palavras, em inglês, formam a palavra SMART. Isso quer dizer que suas metas precisam ser inteligentes para fomentar o aumento de receitas de sua loja e manter todos os colaboradores interessados em alcançá-las.

2. Planeje as campanhas de marketing

O planejamento prévio das ações de marketing permitirá maior alinhamento entre a estratégia desenhada, a execução da campanha e as prioridades da loja. Por exemplo, promoções de Natal da Black Friday ou de aniversário da marca devem apoiar o time a atingir as metas. Por isso, evite improvisos, conscientize os colaboradores sobre o calendário de promoções, sazonalidade de produtos e a importância de cada item para os números de faturamento do estabelecimento.

3. Treine todos os colaboradores

O parque Walt Disney World® é uma referência mundial em atendimento aos clientes. Todos os seus funcionários são treinados para propiciar uma experiência única para os visitantes. Um dos princípios básicos do modelo Disney é que o problema de um cliente se torna o problema do colaborador, independentemente de sua função no parque.

O contrário desse modelo é aquele em que as pessoas delegam um problema para terceiros e dizem não ser sua responsabilidade resolvê-lo. Por exemplo, o caixa diz para um cliente que o chão está molhado, mas não é proativo para secá-lo, pois essa é a função do faxineiro.

Logo, a terceira dica é usar o “padrão Disney” em sua loja. Isso agregará muito valor para os clientes e a diferenciará da grande maioria dos varejistas.

Se precisar se aprofundar na metodologia de atendimento usada no parque, sugerimos a leitura do livro “O jeito Disney de encantar os clientes”.

4. Reforce o relacionamento com o cliente

Procure manter o bom relacionamento com os clientes, compreender a razão de suas escolhas e adaptar os processos internos de sua loja para oferecer mais comodidade e satisfação aos seus visitantes e consumidores.

Se o foco de sua gestão comercial for o lucro, ela fracassará por se esquecer das necessidades das pessoas. Contudo, se os interesses dos clientes forem mapeados e atendidos, então o lucro será uma consequência do planejamento orientado às demandas mais imediatas dos compradores.

Conclusão

Não existe uma gestão comercial certa ou errada, como se houvesse uma receita a ser seguida. Na verdade, existem as gestões que ajudam a vender mais e aquelas que não estão orientadas para isso. Logo, utilize as dicas aqui apresentadas e adapte essas boas práticas ao seu cenário. Assim o sucesso estará mais próximo de ser alcançado!

Você gostou dessas 4 boas práticas de gestão comercial? Quer descobrir outras formas de garantir uma boa receita e melhorar a experiência de compra dos clientes? Então leia agora mesmo o post “Transformação digital como potencial de escalabilidade no varejo” e confira outras dicas essenciais!

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Tropical Carnes Brazlândia
19 de novembro de 2021

Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia


Leia mais
25 de outubro de 2021

A importância da automação comercial para o seu comércio


Leia mais

Posts Recentes

  • Tropical Carnes Brazlândia0
    Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia
    19 de novembro de 2021
  • concorrencia0
    6 Dicas de como se destacar da sua concorrência
    12 de novembro de 2021
  • faturamento de sua loja0
    5 dicas de como aumentar o faturamento de sua loja
    5 de novembro de 2021

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SUPERMERCADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACAREJO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

FOOD SERVICES

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções