Gestão de custos: 5 dicas para ajudar a sua empresa
3 de março de 2016Descubra as vantagens da automação comercial
3 de março de 2016A evolução constante da tecnologia traz grandes benefícios para as empresas, especialmente quando falamos em Fisco. A sonegação de notas fiscais, há alguns anos, era um incômodo comum para o Governo, que, com isso, perdia muito em arrecadação. A tecnologia foi a saída encontrada para contornar a sonegação fiscal e favorecer a regulamentação, permitindo um maior controle e transparência nas transações — além de vantagens para o meio ambiente, abolindo as notas fiscais de papel.
O SPED (Sistema Público de Escritura Digital) estima que, em breve, nenhum estabelecimento poderá aceitar outra nota que não seja a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Para te mostrar o porquê de essa mudança ser favorável tanto para o consumidor quanto para o empreendedor, reunimos no artigo de hoje as vantagens de se usar a Nota Fiscal Eletrônica. Acompanhe a seguir!
Menor custo e menor necessidade de espaço
O uso da NF-e dispensa os custos com papel, que deve ser fabricado em gráficas especializadas, e ainda elimina a necessidade de espaços adequados para organizar e armazenar as notas da empresa. O custo da impressão também deixa de existir, e o gasto com a informática acaba sendo bem menor para a corporação.
Até a logística se torna melhor com o uso da Nota Fiscal Eletrônica, porque diminui o tempo parado em postos fiscais. Além disso, o registro da sua empresa na prefeitura responsável facilita o acesso às notas, porque cada vez que uma nota fiscal é emitida no nome da sua empresa, você recebe um aviso via e-mail.
Apelo ecológico
O uso da Nota Fiscal Eletrônica ainda traz benefícios para o meio ambiente. Com a diminuição da necessidade de papéis para impressão das notas fiscais, acumula-se menos lixo.
Diminuição na burocracia
A burocracia exigida para emitir as notas fiscais diminui bastante com o uso da NF-e. Para funcionar, só é preciso uma estrutura básica de informática (o que, na maioria das vezes, já existe) e o engajamento dos envolvidos para que o passo a passo seja realizado de forma precisa.
Isso permite facilidades na gestão financeira da organização. Os dados ficam todos registrados de maneira virtual, agilizando consultas e otimizando o armazenamento.
Facilidade de fiscalização
A NF-e facilita a fiscalização, visto que o controle da mercadoria e da prestação de serviços é simplificado pelas notas emitidas por fornecedores — e os dados ainda podem ser cruzados pelo empreendedor com as informações disponíveis na Super Receita, mostrando se há discrepâncias entre o valor declarado e o valor recebido.
Quais os requisitos para se adequar à Nota Fiscal Eletrônica?
Tanto para emitir a NF-e quanto a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (chamada de NFC-e), são exigidos três requisitos básicos:
-
Credenciar-se à Sefaz;
-
Ter um certificado digital padrão ICP-Brasil, onde deverá constar o CNPJ da corporação;
-
Desenvolver/adquirir um software para a emissão de nota fiscal.
Quais as datas para a adequação à Nota Fiscal Eletrônica?
Para algumas empresas, já existe a obrigatoriedade de emitir a Nota Fiscal, enquanto, para outras, a emissão ainda é opcional. Há algumas datas-limite para a adequação dessas empresas. Veja a seguir:
-
Até março de 2015, empresas que faturam mais de 10 milhões por ano tiveram que se adequar;
-
Até julho de 2015, foi a vez das que faturam mais de 5 milhões por ano;
-
Até novembro de 2015, as que faturam acima de 1,8 milhão;
-
Até março de 2016, terão de se adequar as empresas que faturam mais de 360 mil reais por ano ou que estão começando suas atividades;
-
Até julho de 2016, deverão se adequar todos os estabelecimentos de varejo.
Agora você conhece as vantagens da Nota Fiscal Eletrônica e sabe como se adequar as exigências do programa antes do prazo estipulado.
Quer ver mais um blog sobre Nota Fiscal Eletrônica: Como emitir uma NF-e do Simples Nacional
Para saber mais sobre a Lumi Software e o que fazemos, visite o nosso website: www.lumisoftware.com ou fale com um de nossos consultores, clicando Fale com um de nossos consultores.