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“Clique e retire”: conheça mais sobre essa tendência

19 de junho de 2018
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  • BLOG
  • GESTÃO
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  • Clique e retire
  • gestão de demanda
  • tendência

Acompanhar tendências do setor de varejo é fundamental para um bom crescimento do negócio. Com a concorrência cada vez mais acirrada, as empresas que não oferecem diferenciais perdem grandes oportunidades no mercado.

Uma das tendências mais utilizadas atualmente, principalmente para aquelas que possuem lojas e-commerce e unidades físicas, é o sistema de clique e retire.

Sendo assim, continue a leitura e saiba mais sobre este assunto, quais são as principais vantagens que ele proporciona ao consumidor e ao vendedor e, também, o que é necessário para a sua implementação.

O que é “clique e retire”?

O sistema de clique e retire é aquele no qual o consumidor pode realizar a compra no site da loja e agendar a retirada em uma das unidades físicas da sua região, imediatamente ou após um prazo específico para a separação em estoque.

Nesse procedimento, o próprio cliente informa em qual unidade deseja realizar a retirada, e o estabelecimento notifica o comprador assim que o produto estiver disponível.

Quais as vantagens desse sistema para o consumidor?

O consumidor se beneficia do sistema de “clique e retire” pela agilidade no processo de obtenção do seu produto. Quando a compra é entregue em casa, há uma demora relativa à separação do item em estoque, traslado ou Correios e até a casa do cliente.

Muitos clientes — especialmente aqueles que moram em casas ou condomínios sem porteiro — não têm disponibilidade para aguardar a entrega do produto, sendo o “clique e retire” a melhor opção.

Outro benefício é o valor mais acessível, já que no e-commerce não há repasse de despesas como manutenção da loja e pagamento de funcionários.

Além disso, não há o pagamento de frete, já que, ao optar por essa modalide, o consumidor arca com os custos.

Por fim, o comprador pode realizar a pesquisa de preços no conforto e comodidade da sua casa e obter o produto mais rapidamente.

Quais as vantagens para o lojista?

O lojista também recebe uma série de vantagens ao adotar o sistema “clique e retire”. Em primeiro lugar, a praticidade oferecida ao cliente potencializa as chances de realizar a conversão.

Além disso, essa tendência aumenta o valor total de vendas, já que diminui a taxa de abandono do carrinho, ao verificar que, para retirada em loja, não há pagamento de frete.

Outro ponto positivo é trazer o cliente para a loja física, aumentando as chances de que, durante a visita, ele encontre algum produto que deseja e realize uma nova compra.

Como implementar o sistema de modo eficiente?

Em primeiro lugar, é necessário apostar em uma forte tendência: o omnichannel. Trata-se da convergência entre os canais da empresa varejista, integrando lojas físicas, e-commerce e canais de atendimento, de forma que o cliente não veja diferença entre o ambiente online e offline.

Para isso, tanto a loja física quanto o site devem possuir estratégias alinhadas e estar aptos a realizar essa integração eficientemente. Ao estar um site que funcione adequadamente e cujas informações estejam claras para o usuário, a tendência é que o consumidor concretize a compra.

É importante que a empresa ao implementar o projeto de e-commerce disponibilize a opção de retirada na loja de forma clara. Estudos apontam que uma boa opção é apresentar esse botão antes mesmo do checkout, no ato de inserir o item no carrinho, ou quando há o cálculo do frete.

Outro ponto importante é o uso de um software gerencial, de forma a controlar estoques, ter uma gestão de demanda eficiente, verificar disponibilidade de produtos e regularizar a logística da rede.

Conclusão

O “clique e retire” é uma realidade e as empresas que investem nisso conseguem se destacar e oferecer um diferencial competitivo. Então, não fique para trás e invista nesse sistema.

Aproveite e saiba mais como gerenciar seu e-commerce por meio de livros sobre o tema:

  • O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo – Michael Solomon;
  • A loja de tudo: Jeff Bezos e a história da Amazon – Brad Stone;
  • Otimização de conversão: a arte e a ciência – Khalid Saleh e Ayat Shukairy.

Quer mais dicas de como potencializar a rentabilidade e o sucesso da sua loja? Siga nossa página no Facebook e receba as atualizações diretamente no seu feed!

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