O modelo Cash and Carry — mais conhecido no Brasil como atacado de autosserviço ou pelo apelido de atacarejo — está indo na contramão da crise e é destaque no setor varejista: em 2016, o faturamento das marcas desse setor cresceu 11,3%, enquanto os hipermercados apresentaram queda de 7,4% na comparação com 2015.
Mas o que ele tem de diferente para fazer tanto sucesso? O conceito de Cash and Carry (Pegar e Levar, em tradução livre) tem como base atender tanto consumidores finais (pessoas físicas) como mercados de pequeno e médio porte, oferecendo bons descontos em produtos comprados em grande quantidade.
Apesar da fama atual, o conceito não é recente — ele existe por aqui desde 1972, com o lançamento da primeira loja da rede atacadista Makro —, mas ganhou força no final dos anos 2000, quando as marcas Assaí e Atacadão foram compradas pelo Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, respectivamente, e passaram a receber mais investimentos para melhorar a estrutura e abrir novas lojas.
Maxxi®, Mart Minas®, Decisão Atacadista®, Mega®, AKKi®, Seta® e Roldão® são exemplos de outras marcas que também adotaram o modelo Cash and Carry, com lojas que apostam nos preços convidativos para atrair novos clientes e dão menos atenção à questão de ambientação das lojas e à distribuição de produtos nas prateleiras, aspectos essenciais em super e hipermercados.
Pelo fato de, inicialmente, aceitarem apenas pagamentos à vista e trabalharem com uma infraestrutura que privilegia o comprador de grandes volumes, as marcas que utilizam o modelo Cash and Carry tinham como público quase que único os donos de estabelecimentos comerciais. Com a crise, muitas famílias mudaram seus hábitos e passaram a frequentar atacados como forma de economizar. Daí surgiu o apelido atacarejo, que apresenta preços de atacado acessíveis para o público varejista.
A conta é simples: a partir de uma certa quantidade de unidades levadas, o preço diminui. Dependendo do produto, o valor pode ficar até 50% mais barato do que o encontrado em locais focados apenas no varejo.
Em geral, os atacarejos ficam em galpões enormes e ofertam produtos para atender a praticamente todas as necessidades que se pode ter ao realizar uma compra para casa. De alimentos, passando por produtos de limpeza e utensílios domésticos, é possível encontrar todos os itens numa mesma loja, ainda que com um número menor de opções.
Por muito tempo, só foi possível realizar compras à vista, mas, com o aumento de interesse por parte do consumidor, muitas marcas atacadistas já oferecem cartões próprios, com benefícios, como parcelamento da fatura em até 24 vezes ou desconto de atacado mesmo que apenas uma unidade seja paga no cartão.
De acordo com a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço, a tendência é que o crescimento do setor se mantenha em dois dígitos. E, com cada vez mais pessoas passando a ter os locais que usam o modelo Cash and Carry como opção de compra, é uma estimativa que provavelmente se concretizará.
Deseja saber mais notícias sobre o mercado varejista e receber conteúdos que ajudem a otimizar os custos e melhorar a operação do seu negócio? Siga nossas redes sociais no Facebook e YouTube e acompanhe nossas novidades.
A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.