Comunicado sobre dificuldades na telefonia
14 de maio de 2018Como um sistema de gestão comercial pode alavancar suas vendas?
22 de maio de 2018De acordo com o IBGE, cerca de 65% dos brasileiros estão conectados à internet, formando uma população de mais de 116 milhões de pessoas que acessam a rede de alguma forma ao menos uma vez ao mês. Dessas pessoas, quase 95% utilizam o smartphone como principal meio de conexão. Com esse contexto em mente, a adoção de wi-fi para clientes pode ser uma tática muito benéfica para supermercados.
Alternativa mais viável
Essa possibilidade era quase nula há alguns anos, devido ao preço da internet e à falta de estrutura no país, que fazia com que o valor cobrado pelos equipamentos necessários fosse muito caro. Mas, atualmente, essa é uma opção que pode ser adotada por estabelecimentos de diferentes portes, pois já existem empresas especializadas nesse tipo de serviço. E o valor pode ser bastante acessível, dependendo do perfil do local.
Motivos para fornecer wi-fi para clientes
A seguir, apresentamos algumas vantagens que a adoção de wi-fi pode proporcionar aos supermercados. Confira:
Agradar ao consumidor
Como já falamos neste texto, o brasileiro ama estar conectado. E dificilmente alguém iria se queixar caso houvesse a opção de utilizar internet gratuita para olhar as redes sociais ou conferir alguma informação na internet. Esse tipo de comodidade sempre foi visto com bons olhos — um exemplo é a rede de cafés Starbucks, que inaugurou essa prática — e certamente será um ponto positivo para os seus negócios.
Aumentar o tempo de visita
Quanto o assunto são compras, a conta é bem simples: quanto mais tempo a pessoa ficar, maiores são as chances de que ela acabe levando algum (ou alguns) item(s) a mais. Pensando nisso, investir em wi-fi para clientes é uma estratégia que, mesmo indiretamente, tem um grande potencial de aumentar o número de produtos adquiridos.
Coletar dados
Muitas empresas que prestam o serviço de conexão wi-fi configuram a internet para que os clientes só consigam se conectar após realizar um cadastro via Facebook ou Google. Isso acontece para que as empresas contratantes (como supermercados, por exemplo) consigam informações importantes sobre seus consumidores, como gênero, idade e endereço de e-mail.
Com esses dados, é possível criar promoções personalizadas e oferecer produtos que tenham mais apelo a cada tipo de perfil, o que pode contribuir para um crescimento de vendas.
Divulgar a marca nas redes sociais
Além da captação de dados, alguns provedores de internet pedem que os clientes façam check-in em sua rede social para divulgar que estão fazendo compras no estabelecimento. E esse tipo de publicação pode ajudar o local a ficar mais conhecido e incentivar a visita de novos clientes.
Wi-fi é sinônimo de modernidade
Além dos benefícios que mencionamos, locais que disponibilizam essa comodidade aos seus usuários são, em geral, vistos como mais modernos, pois esse recurso ainda é encarado pela maioria da população como uma característica adotada apenas por franquias estrangeiras — vide Starbucks.
Conclusão
Gostaria de fazer uma pesquisa para entender se a inclusão dessa funcionalidade seria boa para os seus negócios? Compartilhe este texto em suas redes sociais e pergunte a opinião de alguns contatos mais próximos. Provavelmente, eles te ajudarão a entender se o seu negócio já está estabelecido o bastante para contar o serviço de wi-fi para clientes!
Para saber mais sobre a Lumi Software e o que fazemos, visite o nosso website: www.lumisoftware.com ou fale com um de nossos consultores, clicando Fale com um de nossos consultores.