Todo gestor de empresa sabe a importância de acompanhar as finanças da companhia para manter um futuro promissor nos negócios. As atividades estão fluindo, as vendas atingindo as metas, porém se não houver uma conciliação bancária, os lançamentos bancários são deixados de lado e o resultado é a falta de controle interno.
Se você deseja entender melhor o que é a conciliação bancária e como ela pode ajudar na saúde da sua organização, não deixe de ler este post.
A conciliação bancária é uma ferramenta indispensável, que tem por objetivo conferir todas as movimentações de entrada e saída da empresa com os valores indicados no extrato bancário, garantindo a eficácia dos registros internos comparados àqueles emitidos pelo banco e verificando se existem inconsistências de dados.
As empresas apostam na conciliação bancária para garantir uma contabilidade livre de erros e atrasos, assim como assegurar a redução de custos e despesas com inadimplência.
Existem duas formas de se realizar a conciliação bancária: a manual e a automática. A conciliação manual demanda mais esforço, atenção e tempo, além do risco de existir erros não percebidos.
Já a conciliação bancária automática é feita por meio de softwares específicos que demandam pouco tempo e esforço com ótimo custo benefício.
Com a conciliação bancária é possível ter um controle total sobre os lançamentos, mesmo que as transações ainda não tenham sido enviadas para a conta da empresa.
Por exemplo, não se pode considerar apenas as operações rastreadas pelo internet banking, pois há tipos de transações que podem não ser rastreadas, como os boletos a pagar. Desta maneira, ocorrerá uma divergência no valor final.
As divergências podem ocorrer também por cheques emitidos e não compensados, que devem sempre ser considerados no controle. Tais cheques podem ser compensados no mês e trazer diferenças no fluxo de caixa.
Os depósitos não identificados necessitam de uma atenção especial, pois estes valores não entram na conciliação.
O correto é ter um controle especial para separar os depósitos não identificados e obter o mais rápido possível a sua identificação, de modo a não gerar uma bitributação.
O registro dos juros e das taxas é essencial para a lucratividade da empresa. Impostos como o IOF, taxas de transações e as aplicações financeiras automáticas podem não ser cobrados de maneira correta.
Os bancos podem debitar taxas indevidas que só serão percebidas na conciliação bancária. Com a análise é possível verificar o erro e solicitar o estorno do banco.
A conciliação bancária pode estabelecer uma rotina que combata tanto erros como fraudes em seu negócio. A detecção auxilia, por exemplo, a conferir se um pagamento de um fornecedor foi lançado conforme o pedido de compra.
O controle financeiro sobre as contas a pagar reflete a real situação da empresa, o que auxilia a tomada de decisões para investimentos, campanhas de marketing, compra e expansão do negócio de forma mais planejada.
Agora que você já percebeu a real importância da conciliação bancária para sua empresa, que tal falar com quem pode te ajudar a facilitar este processo? Basta entrar em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender!
A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.