5 práticas para reduzir custos no seu negócio
3 de março de 20166 motivos para você investir no uso de nota fiscal eletrônica
3 de março de 2016A gestão de custos significa muito mais do que apenas controlar os seus gastos. Essa gestão também é a responsável por transformar o plano estratégico da empresa em medidas e ações que ajudem na conversão de resultados. Para que isso aconteça, não apenas os custos são controlados, mas também são planejados e otimizados para que seja possível alcançar o sucesso. Assim, essa gestão é indispensável — se a sua empresa quiser se manter e crescer no mercado.
Confira ao menos cinco dicas para ajudar a sua empresa a fazer uma gestão de custos de alto nível!
Conheça e organize os custos
Não é possível dispor de uma boa gestão de custos se você não conhecer adequadamente quais são esses custos e como eles se comportam. Por isso, o primeiro passo deve ser o de fazer um levantamento dos custos da empresa e categorizá-los em fixos e variáveis.
Geralmente, os custos com maior impacto tendem a ser as variáveis, pelo fato de não ser possível prevê-los com total exatidão. Por isso, conhecer quais são esses custos vai lançar luz a esse grupo, a fim de que sua gestão se mantenha firme.
Tenha um orçamento
Conhecendo quais são os custos, é preciso montar um orçamento. Para ser relevante, é preciso que o orçamento conte com quais são os recebimentos da empresa e quais são os gastos.
Como para ser funcional ele precisa ser feito de maneira antecipada, será preciso fazer previsões sobre os custos variáveis. Para isso, utilize a média dos últimos meses e acrescente uma porcentagem de erro, como de 5 a 10%. Ao fazer isso, você garantirá que o orçamento fique dentro de uma margem de segurança para que tudo saia conforme o planejado.
Monitore os resultados financeiros
Uma boa gestão de custos também precisa ser relevante para colocar o plano estratégico em ação. Por isso, é muito importante manter-se atento aos resultados financeiros em geral.
Isso pode ser conseguido, por exemplo, com o uso de ferramentas de controle como o fluxo de caixa e o Demonstrativo de Resultado do Exercício. Se você mantiver uma avaliação constante a esses resultados, grandes são as chances de que a gestão de custos seja sempre dinâmica e relevante.
Além disso, também é preciso observar os resultados financeiros em relação aos processos. Os custos de um processo são realmente justificados pelos seus resultados? Há possibilidades de otimização? Responder essas perguntas, portanto, garante que a gestão seja sempre melhorada.
Compare resultados
Outra forma de manter a gestão de custos em dia é comparando resultados. Se o resultado financeiro da empresa foi positivo e igual ao semestre anterior, isso pode ser uma boa coisa. Se, por outro lado, foi implantada uma política de otimização de custos, esse é um péssimo resultado.
No caso de o resultado ter sido negativo, mas ter sido melhor do que as previsões, então esse pode ser um indicativo de que a gestão precisa melhorar, mas que está no caminho certo. Assim, a comparação é muito importante para fornecer análises de qualidade para afinar a gestão.
Invista em software e automação
Fazer tudo isso de maneira mecânica, entretanto, geralmente resulta em problemas como falta de disponibilidade de dados, dispersão de informações e falta de confiabilidade. Erros são mais comuns e a produtividade, mais baixa.
Assim, para uma boa gestão de custos, também é preciso pensar na automação de processos financeiros e de análise. Nesse sentido, investir em um software de gestão que seja robusto e que esteja de acordo com as necessidades da sua empresa ajuda seu negócio a estabelecer uma gestão realmente relevante.
Uma boa gestão de custos é indispensável para que o negócio obtenha e mantenha o sucesso. Sem ela, os gastos saem de controle e muitas oportunidades acabam sendo perdidas. Por isso, é importante conhecer, organizar e monitorar custos e também comparar resultados. Para facilitar todo o processo, um bom software de gestão garante disponibilidade e confiabilidade de dados, além de melhorar a produtividade da gestão.
Gostou desse post sobre Gestão de Custo? Então clique aqui e baixe gratuitamente nosso ebook: Como reduzir custos sem perder a qualidade!
Quer saber mais sobre nossa empresa e produtos, clique aqui e acesse nosso site.