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16 de março de 2018A demanda por um produto é determinada pela quantidade de itens que os compradores desejam obter dentro de um período. Ela não é uma variável que está sob o controle do fornecedor, é instigada por diversos fatores, como exemplo: preços dos concorrentes, publicidade e necessidade do cliente. Uma dificuldade encontrada nos dias de hoje é a gestão da demanda, que está ligada à capacidade de prever a demanda.
Leia esse texto e entenda o que é gestão de demanda, a importância dela para sua empresa e os 4 fatores que devem ser observados nessa tarefa. Confira!
O que é Gestão de Demanda?
A gestão de demanda fundamentalmente tem a função de tentar prever o futuro do estoque de uma empresa. Ela é uma variável indispensável para a gestão de estoques.
Essa gestão também está relacionada ao canal de comunicação do mercado, no poder de influência sobre a demanda, na capacidade de cumprir prazos, de priorizar e alocar os bens disponíveis. Leia mais no e-book “Gestão Estratégica de Estoques e Demanda”.
Por que ela é importante para sua empresa?
A gestão da demanda dentro de uma empresa deve ser feita em conjunto: área comercial (vendas e marketing) e também o setor de planejamento.
Se a gestão ficar somente por conta do setor de planejamento, as previsões serão feitas com bases em dados históricos e caso haja alterações na demanda dos dias de hoje, podem faltar ou sobrar itens no estoque. O livro “Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos” de Donald Bowersox, David J. Closs, Bixby Cooper e John Bowersox é um excelente material para abordar o assunto.
Já no caso de ficar por conta somente da área comercial, pode haver uma influência na variável, com intuito de gerar uma grande produção para garantir a disponibilidade dos produtos no mercado, o que acarretará em uma superprodução, fazendo com que sobre itens no estoque, sendo que o investimento do capital poderia ter sido empregado em algo que a empresa esteja com urgência
Com todos estes setores trabalhando juntos, a empresa poderá obter melhores previsões das demandas gerando um número menor de erros em relação a gestão de estoque e certamente conseguirá ter um maior domínio sobre seu capital empregado. Haverá também uma redução no retrabalho de comunicação, escala de produção, entre outros.
Qual sua importância para a gestão de estoque?
A gestão da demanda é um ponto muito relevante para a gestão de estoque. E a gestão de estoque certamente é a maior preocupação na hora da previsão da demanda.
Essa interdependência acontece pois a maior parte das empresas faz seus pedidos sem conhecer qual é a demanda. Então, a previsão procura ajudar na hora da tomada de decisões, para que não faltem produtos.
Além disso, podemos observar várias outras vantagens com a utilização desse sistema, como:
- melhor utilização do espaço físico;
- redução de custos operacionais;
- melhor planejamento orçamentário;
- comunicação mais efetiva entre os setores da empresa;
- otimização de processos;
- garantia de competitividade.
A seguir, apontamos 4 fatores que devem ser considerados para fazer uma boa gestão de demanda:
1. Canal de comunicação com o mercado
A empresa deve também ter a preocupação em manter contato com o cliente e o mercado e não somente em vender.
2. Cumprimento dos prazos
Cumprir os prazos prometidos de entrega é muito importante pois, além de gerar, acaba mantendo a demanda, pois aumenta a confiança dos clientes no seu serviço.
3. Poder de influência sobre a demanda
Além de promover um bom serviço para seus clientes, é muito importante também promover estratégias que chamem atenção deles para gerar maior demanda.
4. Habilidade de prever a demanda
É preciso utilizar todas suas ferramentas disponíveis para conseguir gerar um valor de demanda futura, observar bastante os bancos de dados para se basear nas variações de acordo com o tempo e os clientes e também utilizar métodos de previsões de demandas com base nos dados históricos.
O processo de gestão de demanda deve ser feito de forma minuciosa, para que não gere prejuízos para sua empresa e para que todos os clientes possam ser atendidos.
Com isso, sua empresa transmitirá maior confiança para seus clientes e como consequência terá um maior volume de demanda, mas também com boa qualidade de serviço.
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