Calendário de Promoções Lumi Scanntech – Mês de Dezembro
7 de dezembro de 2016Saiba os perigos do sequestro de dados de empresas
19 de dezembro de 2016Parte importante da composição do mix de produtos de uma empresa, o pricing é uma prática que pode fazer toda a diferença entre lucrar, lucrar muito ou ter prejuízos. Mesmo com toda esta importância, o pricing, muitas vezes, não recebe a atenção que deveria receber dos empresários, sejam eles de grandes, médias ou pequenas empresas.
Para te ajudar a entender melhor o que é o pricing e como ele funciona, escrevemos este post apresentando algumas estratégias que podem ser adotadas, dependendo apenas do posicionamento de sua empresa.
O que é pricing?
O pricing nada mais é do que a estratégia de preços que sua empresa utiliza para vender mais e aumentar seu market share. Ao calcular o preço de venda de um determinado produto, levava-se em consideração apenas os custos (fixo e variável) e um mark-up (margem de lucro pré-estabelecida).
Atualmente, as empresas começaram a perceber que esta estratégia não oferece os ganhos reais que a empresa poderia ter com um determinado produto, pois o seu target (público-alvo) possui necessidades e possibilidade de compra diferentes.
É exatamente neste ponto em que o pricing entra, pois ele não leva em conta apenas o custo e o mark-up. O pricing leva em conta o valor percebido por seus clientes.
Quais são as estratégias mais comuns de pricing?
Estratégia de penetração
Esta é a estratégia de pricing mais utilizada pelas empresas que desejam inserir um novo produto ou serviço no mercado. Elas oferecem um valor menor no início e, gradualmente, vão aumentando até o seu valor ideal (para a empresa).
Como exemplo, podemos citar as promoções de assinatura de televisão paga, nas quais você começa pagando um valor e, após 6 meses, ele é reajustado.
Estratégia de desnatação
Nesta estratégia de pricing, ocorre exatamente o oposto do que acontece na penetração. Ao optar pela desnatação, você inicia as vendas de um determinado produto com um valor mais alto e vai reduzindo gradativamente.
Podemos encontrar exemplos desta estratégia, principalmente, no segmento de tecnologia, em que um celular começa com um preço mais alto na data de seu lançamento e, após 3 anos, é vendido pela metade do preço.
Estratégia de competição
Quando falamos em competição, não nos referimos a uma guerra de preços com seus concorrentes, mas sim da utilização do preço como fator de diferenciação, o que não precisa ser necessariamente mais baixo.
Se você possui um produto equivalente ao de seu concorrente, você pode aumentar o seu preço, o que acaba sendo percebido pelo mercado como um produto com qualidade superior. O que conta é a estratégia.
Além destas, existem muitas outras estratégias que podem ser adotadas em sua empresa, é só pesquisar e ver qual se encaixa à sua estratégia de vendas.
Quais são os benefícios do pricing?
Por meio da gestão do pricing, é possível aumentar suas vendas e criar um posicionamento de mercado que seja mais favorável para a sua empresa. Você pode adotar mais de uma estratégia de preços para um único produto, segmentando-o por linhas e oferecendo pacotes com descontos atrativos.
Uma boa estratégia de pricing fará sua empresa de destacar, gerar valor percebido ao seu cliente e, consequentemente, aumentar o lucro do negócio.
Gostou dessa nossa postagem sobre pricing? Quer receber mais conteúdo para auxiliar seus negócios? Clique aqui e veja nossas dicas.