Os 4 mandamentos do controle financeiro eficiente
9 de maio de 20165 excelentes dicas para superar a crise econômica no varejo!
30 de maio de 2016Você sabe quanto dos seus estoques são desperdiçados todo o mês? Se desconhece completamente esses dados, saiba que a situação pode ser mais preocupante do que parece. De acordo com o estudo 14ª Avaliação de Perdas no Varejo – Provar Ibevar, as empresas brasileiras apresentam, em média, um índice de perdas de 2,31%. Se considerarmos os micro e pequenos negócios, esse número salta para aproximadamente 7%, o que é ainda mais preocupante. O controle de perdas é uma atividade que deve ser feita em qualquer tipo de empresa, afinal, estamos falando de um problema que gera impactos na produtividade e nas finanças do negócio.
Para ajudá-lo, vamos mostrar os 4 principais erros que podem ser evitados, mostrando algumas ações para você melhorar a situação. Confira a seguir!
Não adotar um sistema de gestão
O controle manual é o começo do problema, afinal, nessa situação, os erros são muito mais comuns e a informação circula vagarosamente entre os setores que mais precisam. É fundamental implementar um sistema informatizado para gerenciar os estoques, pois, com dados mais completos e dinâmicos, você consegue planejar melhor as suas compras e evitar os excessos que geram desperdícios.
Além disso, os softwares de gestão de estoques garantem ao gestor os dados que necessários para a tomada de decisão, melhorando muito a produtividade.
Não realizar a contabilização dos inventários
Embora a automação seja o passo principal, na área de estoques, a participação humana é fundamental. Assim, outro erro comum é não realizar o inventário rotativo e o inventário geral. São duas estratégias muito eficazes de contabilização que podem aumentar o controle e diminuir os desperdícios.
No inventário rotativo, você escolhe alguns itens a serem contabilizados de maneira individual, diariamente. Um exemplo é contar o item A e B nas terças, por exemplo, e os itens C e D nas quartas. Já o inventário geral, é realizado de maneira semanal ou mensal, e abrange todos os itens estocados. Com essas duas análises e o software de gestão, você tem um controle completo de todos os seus estoques.
Não se preocupar com a armazenagem
Como é a rota para carga e descarga da sua empresa? Os produtos são armazenados internamente ou a empresa conta com um armazém-geral? Quem é o responsável pela retirada dos produtos nos estoques? Todas essas perguntas precisam ser respondidas, principalmente no caso das micro e pequenas empresas que lidam com produtos de alto valor.
O impacto de um notebook danificado, por exemplo, pode ser bastante significativo para um pequeno empresário. Por isso, é preciso definir com clareza todos os processos de armazenagem e conservação dos produtos. Segurança é uma das principais armas contra o desperdício.
Não treinar sua equipe para o controle de perdas
Inventário e software de gestão podem diminuir vários problemas relacionados aos estoques, mas, como vimos, no final é a qualidade dos colaboradores que vai determinar a melhoria do controle. Por isso, nosso último erro é a falta de preparo dos colaboradores.
Além do treinamento para o melhor uso das ferramentas, é preciso que todos os funcionários estejam imersos em uma cultura organizacional pautada na prestação de contas. Além disso, se for necessário, contrate um estoquista para auxiliar na gestão de estoques e controle de perdas. Afinal, o gestor tem que priorizar outras tarefas, como a captação de clientes, o planejamento, entre outras.
Gostou desse artigo sobre controle de perdas? Leia também esse artigo sobre os erros mais comuns na Gestão Financeira da sua empresa. Veja também alguns dos nossos casos de sucesso clicando aqui.