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Quem nunca teve pensamentos que misturam os mundos real e virtual? Os filmes de ficção estão cheios dessas ideias e acabamos sendo influenciados por elas, a ponto de imaginarmos como seria vivê-las no dia a dia.

Algumas estão chegando ao nosso cotidiano rapidamente. A mais recente é a realidade aumentada, que permite novos modos de interação entre o público e o varejo. Ela já está aí há algum tempo, mas foi pela tela do jogo PokémonGo que ela invadiu de verdade as nossas vidas.

O que é realidade aumentada?

Realidade aumentada é a tecnologia que permite que objetos virtuais interajam com objetos reais. Isso é possível a partir do uso de um aplicativo.

Como mistura o mundo real com a fantasia, a tecnologia possibilita maior interação e abre novas possibilidades na forma como executamos tarefas.

No caso do PokémonGo, quando a câmera do smartphone é ativada pelo jogo, os pokémons (que são objetos virtuais) aparecem sobre o cenário físico filmado e transmitido naquele momento. Assim, o jogador vê o monstrinho virtual como se ele estivesse ali, na vida real.

Ela depende de um software que interprete o sinal da câmera (e o objeto real) como referência. São usados conteúdos, ações e respostas predefinidos a cada interação entre os itens reais e virtuais. E ela pode mudar a forma como nos relacionamos com o mundo, inclusive as relações de consumo.

E qual o uso além dos jogos?

O principal objetivo é um só: melhorar a experiência de compra e criar uma relação diferenciada com o cliente. Ele pode, por exemplo, interagir com produtos, com a vitrine ou com o ambiente de uma loja mesmo sem estar fisicamente nela.

Vamos imaginar, por exemplo, uma compra no varejo. Você quer comprar uma saia, mas está em dúvida. Que tal, então, vê-la sendo usada?

A rede de varejo britânica Marks & Spencer faz isso já há alguns anos. A marca usa a realidade aumentada para que os consumidores vejam os itens de um catálogo ganharem vida com a ajuda de um aplicativo de celular. Estáticas no papel, as imagens transformam-se em vídeo publicitário na tela do smartphone.

Ainda no Reino Unido, a IBM se uniu ao Tesco (uma rede de supermercados local) e criou uma solução que ajuda o consumidor a identificar mais informações dos produtos: ele tira uma foto da gôndola e recebe dados como descrição do produto, especificações e opiniões de outros compradores.

A japonesa Shiseido usou a tecnologia em um espelho interativo, que permitia que as clientes vissem como as maquiagens ficariam em seus rostos, inclusive com a opção de trocar as tonalidades dos produtos.

No Brasil, o uso ainda é tímido

No Brasil, a C&A criou uma ação que permitia que os consumidores participassem de um tour virtual pela loja da marca no Shopping Morumbi, em São Paulo. Durante o passeio, o cliente podia conhecer a loja física e até adquirir as peças encontradas (e disponíveis) durante a visita diretamente pelo e-commerce da marca.

Já a Kriativos, que desenvolve software, usa a realidade aumentada para incorporar movimentos a desenhos em camisetas e canecas para permitir interação em 3D. Este é um bom momento para o uso da tecnologia, já que as formas tradicionais de marketing não atraem os consumidores como antes.

Apesar de ainda não ser empregada largamente, por desconhecimento ou falta de reconhecimento do seu valor, é bastante útil para simplificar o processo de compra: o cliente pode experimentar um sapato ou uma camiseta em casa, usando um aplicativo da loja e a câmera do seu smartphone.

Na onda do PokémonGo

Uma ideia interessante é aproveitar o sucesso do PokémonGo para atrair clientes até as lojas de varejo. Os monstrinhos são capturados nas ruas e isso é uma excelente brecha. Se a loja tiver uma PokéStop, é possível usar um lure (ele atrai pokémons por 30 minutos e, por isso, traz muitos jogadores para as proximidades).

Outras opções incluem oferecer cartões de recarga (para aqueles jogadores que precisam de muitos dados para se manter jogando), abrir o WiFi e oferecer acesso a tomadas.

Para saber mais sobre a Lumi Software e o que fazemos, entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui.

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