Como agradar o seu consumidor 4.0?
4 de setembro de 2018Dado o cenário empresarial atual, em que cada vez mais a tecnologia se torna um elemento estruturante das organizações, é praticamente impossível falar em escalabilidade do negócio sem citar todo o potencial que a automação, digitalização de processos e outras soluções tecnológicas representam para tornar a empresa escalável e mais competitiva.
É certo que o sucesso empresarial não ocorre do dia para a noite. No entanto, ações estratégicas e inteligentes são necessárias desde o início, visando o crescimento do negócio e a sua representatividade no mercado. Afinal, em um cenário tão competitivo, é preciso tomar as decisões certas para que as coisas aconteçam.
Por isso, pensando em ajudá-lo nesse aspecto, preparamos este post para mostrar como a automação pode ser a estratégia ideal para garantir a escalabilidade do negócio, preparando-o desde logo para o sucesso. Acompanhe!
Escalabilidade do negócio: o que isso significa?
Podemos definir escalabilidade como a capacidade que um negócio tem de aumentar a sua atuação, seja vendendo ou produzindo mais, sem que essa expansão nas atividades represente o aumento nos seus custos operacionais.
Em outras palavras, é o poder que a empresa tem de crescer e aumentar seu faturamento, sem que isso implique crescimento proporcional nos custos.
A partir daí, fica simples entender por que a escalabilidade é um objetivo compartilhado por todos os tipos de empresas. Afinal, essa é a forma mais estratégica de aumentar a competitividade do negócio conciliando eficientemente os custos.
Como a tecnologia pode reforçar a escalabilidade do negócio?
Existem diferentes pontos em que a tecnologia pode contribuir para a escalabilidade de um empreendimento. O fato é que o seu grande potencial de otimização, modernizando processos e dando uma roupagem mais eficiente para as atividades diárias, traz uma série de vantagens.
Nesse sentido, softwares de automação são inovações altamente estratégicas para a melhoria da escalabilidade do negócio. Isso porque essa ferramenta dinamiza e otimiza processos importantes da rotina da empresa, como a gestão dos custos, pessoal, além de oferecer um suporte informativo mais robusto para a tomada de decisão, a partir de dados e estatísticas concretos da organização.
Em razão disso, os seguintes pontos surgem como reflexos positivos:
Redução de custos e inovação
Nesse caso, a tecnologia é essencial para a otimização de processos internos. A exemplo, podemos citar:
- gestão e administração dos negócios, a partir da substituição de processos manuais, lentos e burocráticos por alternativas automatizadas, mais baratas e eficientes;
- integração de diferentes modelos de negócio, como é caso das lojas físicas integradas ao varejo online.
Essa modernização dos processos também reduz a demanda sobre a mão de obra, já que diferentes atividades são automatizadas, o que torna a operação da empresa mais enxuta e econômica, além de ser mais fácil de aumentar a sua atuação, já que passa a não depender do aumento proporcional de colaboradores.
Atuação mais estratégica e baseada em dados
A tecnologia também é uma aliada das empresas no que tange à tomada de decisão estratégica. Com o reforço gerencial trazido por softwares e sistemas integrados, gestores e líderes tem muito mais visibilidade sobre a operação da empresa, podendo se apoiar em dados precisos para conduzir e decidir sobre as mudanças e novos investimentos.
Esse é um ponto de extrema relevância, sobretudo quando se objetiva a escalabilidade. Afinal, ter pleno conhecimento sobre a empresa e seu funcionamento ajuda a identificar pontos de atenção, nos quais é necessário intervir e melhorar para escalar os negócios.
Automação e escalabilidade do negócio são termos praticamente complementares no mercado atual. A possibilidade de melhorar os processos da empresa a partir da modernização e recursos de automação é a chave para o crescimento estratégico, já que os negócios modernos estão mais alinhados com os padrões do mercado e podem aproveitar melhor as oportunidades de crescimento, a exemplo do e-commerce.
Então, gostou deste post e quer saber como tornar a sua empresa mais escalável e competitiva? Podemos ajudá-lo! Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!