A Lumi Software na SuperAgos 2016 – 15ª Convenção e Feira de Negócios para Supermercados e Panificadoras
22 de agosto de 2016Calendário de Promoções Lumi Scanntech – Mês de Setembro
30 de agosto de 2016Assuntos relacionado aos índices de rentabilidade são alguns dos que mais interessam a empreendedores de todos os ramos e portes. E acompanha-lo é fundamental. Estudar esses índices ajuda a medir a lucratividade do negócios, por meio da comparação da sua evolução com o passar dos anos. Ou seja, ele precisa e deve ser acompanhado de perto.
O que interessa mais ainda ao empreendedor é o aumento desses índices, que pode ser alcançado sem que sejam impactados o valor ou a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Há maneiras de chegar a esse patamar, e para saber mais sobre elas, acompanhe o post de hoje!
Lucratividade e rentabilidade
Primeiramente, é preciso diferenciar, para a gestão financeira adequada do negócio, lucratividade e rentabilidade. A lucratividade está ligada, como o próprio nome diz, aos lucros, ao ganho decorrido das vendas realizadas.
Já a segunda categoria, a rentabilidade, diz respeito ao retorno dos investimentos feitos na empresa em longo prazo. A rentabilidade é o que se espera como retorno desses investimentos.
Como melhorar os índices de rentabilidade
Planeje-se
O bom empreendedor não abre mão de planejar antes de agir, pois o sucesso do negócio não depende de sorte, mas de estratégias bem elaboradas (e bem desenvolvidas). O primeiro passo para a melhora dos índices de rentabilidade pode ser a criação de um plano de redução de custos, minuciosamente pensado.
Reduza os custos
Essa é uma etapa que deve ser desenvolvida, assim como o planejamento, com muita cautela, já que exige atenção em diversos pontos, como: identificação dos custos e despesas de forma organizada, para uma visualização ideal; separação de custos por gênero; estabelecimento de metas de redução de custos; identificação de desperdício de valores, entre outros.
Ofereça serviços diferenciados
Dada a concorrência do mercado atual, a atualização dos serviços oferecidos faz a diferença no aumento da rentabilidade da empresa. Destaca-se quem oferece novidades que facilitem o cotidiano dos clientes, como softwares variados que otimizem o uso do tempo, por exemplo.
Invista corretamente
Muitos empreendedores ainda não aceitam a ideia de que é preciso investir na empresa para ter boas margens de ganho. A variedade de recursos disponíveis hoje em dia, como softwares para automação de serviços deve ser usufruída, já que modernização e crescimento caminham juntos.
Aposte na equipe
Uma equipe motivada é uma das chaves para a expansão de qualquer negócio. Além da motivação, a capacitação e a qualificação dos colaboradores têm grande peso no desenvolvimento da empresa, portanto, jamais encare o investimento na equipe como um custo desnecessário.
Foque no cliente
Além da inovação nos serviços oferecidos, aspecto ligado ao cliente, a fidelização de clientes é outro fator determinante para o aumento dos índices de rentabilidade. E para fidelizar o cliente, não basta apenas deixa-lo satisfeito, é preciso desenvolver outras estratégias que realmente o conquistem, como oferecer premiações por meio de programas de fidelidade.
Esses são alguns dos pontos a serem desenvolvidos para que os índices de rentabilidade do seu negócio aumentem de maneira expressiva, e não devem ser desenvolvidos separadamente, o segredo do sucesso está, justamente, no conjunto composto por eles
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