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11 de setembro de 2018Com a constante evolução da tecnologia e a consequente mudança nos hábitos de consumo das pessoas, as empresas precisam estar cada vez mais atentas aos novos padrões e tendências do mercado.
O consumidor 4.0, por exemplo, é fruto da transformação digital que marca o cenário empresarial atualmente, no qual conceitos como a IoT (Internet of Things), Big Data, Cloud Computing, Inteligência Artificial e Mobile já estão inseridos no dia a dia dos negócios contemporâneos.
Em razão do acesso facilitado a todo tipo de informações e do amplo conhecimento sobre o mercado e as marcas, as pessoas estão mais dinâmicas e exigentes quanto ao atendimento de suas necessidades. Por isso, as empresas precisam saber como agradá-las, oferecendo diferenciais relevantes.
Pensando nisso, preparamos este post para mostrar a você como cativar o consumidor 4.0 e alinhar as estratégias do seu negócio com os novos padrões de consumo. Confira!
Entenda o conceito de consumidor 4.0
O atual perfil desse tipo de consumidor corresponde a um indivíduo totalmente conectado às novas tendências e que preza pelo atendimento ágil, remoto e simplificado das suas demandas.
O consumidor 4.0 é um reflexo da indústria 4.0, cujo conceito se apoia em ideais de inovação muito valorizados nos dias de hoje, como é o caso dos serviços digitais mobile, o uso de diferentes canais de atuação e interação e a massiva utilização das mídias sociais.
Assim, podemos afirmar que esse tipo de cliente está habituado a solucionar todas as suas demandas por meio de dispositivos móveis. Desde compras, pagamentos, reclamações, até contratações de serviços são feitos remotamente, poupando tempo e desgaste — fatores altamente valorizados por ele.
Saiba como agradar o consumidor 4.0
Como vimos, o novo perfil de consumidor tem como marca a conectividade. Prova disso é o resultado da pesquisa realizada pela Ogilvy Brasil, a qual demonstra a preferência do consumidor brasileiro em relação a empresas que operam no mercado de tecnologia.
Esse fato é a prova de que o novo consumidor preza pela facilidade na hora de solucionar seus problemas e prefere empresas que se atentam a tal fato, criando novas soluções para tornar a vida mais simples, a exemplo do que fazem algumas gigantes do mercado de tecnologia.
Além disso, é necessário pontuar também que o consumidor 4.0 está sempre navegando na internet. Portanto, de acordo com este artigo do jornal Meio e Mensagem, as empresas que querem se destacar precisam explorar ainda mais as mídias sociais, seja para entender os hábitos e o comportamento de seus clientes ou para inovar na forma de interagir com seu público.
Vejamos a seguir algumas estratégias que podem ser utilizadas para agradar esse tipo de consumidor:
a) Omnichannel
Esse é um dos grandes marcos do mercado moderno. A possibilidade de integrar diferentes canais da empresa, dando a oportunidade para que o cliente opte por aquela que mais lhe agrada é certamente um diferencial altamente atrativo.
O fato de poder pesquisar, escolher e comprar um produto online e retirá-lo em uma loja física próxima da sua residência materializa a ideia de comodidade e aproveitamento do tempo — itens importantes para esse novo modelo de consumo.
b) Marketing digital
Outra forma de garantir a proximidade com o consumidor 4.0 é se apoiar em estratégias de marketing alinhadas aos seus hábitos, e o marketing digital tem exatamente essa roupagem. Utilizando de diferentes canais de interação, como sites, blogs, mídias sociais e aplicativos, a empresa pode atuar mais conectada ao seu público, dinamizando a interação ao levá-la para o ambiente digital.
Nesse sentido, é importante destacar o papel das estratégias de marketing digital na hora de traçar o perfil do consumidor, o que servirá para ajustar a atuação do negócio, modelando com mais precisão seus produtos e serviços. Ou seja, é uma forma não só de conhecer melhor o cliente, mas de entender suas demandas e preparar a empresa para atendê-las adequadamente.
Você pode entender mais sobre esse assunto com o livro Marketing 4.0 — Do Tradicional ao Digital, escrito por um dos maiores especialistas da área, Phillip Kotler.
Conclusão
Por fim, como vimos, agradar o consumidor 4.0 é mais uma questão de conhecê-lo e ajustar a empresa para essa nova realidade. Nesse sentido, investir em inovação, trazendo uma postura mais moderna e conectada para a atuação do negócio é, sem dúvida, o caminho para que o público valorize sua empresa.
Já que estamos falando de inovação e novos hábitos do consumidor, aproveite para ler também o nosso artigo sobre transferência eletrônica de fundos e os benefícios desse modelo!