• TV Lumi

    Toda semana liberamos vídeos gravados com explicações rápidas sobre nossos produtos e serviços.

    INSCREVER-SE

    HOW TO - O que um dono de varejo precisa saber sobre branco de dados?

    HOW TO - Você sabe como calcular o excesso de estoque usando o relatório ABC de venda?

    HOW TO - Formação de preços. Entenda a diferença entre mark-up e margem líquida.

  • Nosso Blog
  • Suporte

    Precisa de Suporte? Nossa equipe está pronta para ajuda-lo escolha uma opção abaixo: 

    Central de Atendimento
    Base de Conhecimento
    E-books

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta
    08:15 – 12:00
    13:00 – 18:00
    Sábado e Domingo

    Suporta não operante. A consultoria faz o atendimento, porém desconta em horas do treinamento.

    Entrar em contato (61) 996349738

  • Parceiros
  • Segmentos

    Clique abaixo e conheça nossas ofertas especiais em cada segmento de atuação.

    Clique aqui
    Supermercados
    Atacados
    Atacarejos
    Food Services
  • Sobre nós
  • Soluções
  • Casos de Sucesso

    Quer saber o que nossos clientes acham da lumi?
    Veja alguns vídeos abaixo ou acesse a nossa playlist:

    ASSISTIR
    depoimento 5
    BIG BOX
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 4
    GUARAPARI
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 1
    VENEZA
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
    depoimento 3
    CAMPELO
    Lorem ipsum dolor sit rot off gamet, cons ctetur adipi scing elit. Proin rutrum euismod dolor, ultri Lies aliq luam ekolor.
Ligamos para você!
5 práticas para reduzir custos no seu negócio
3 de março de 2016
6 motivos para você investir no uso de nota fiscal eletrônica
3 de março de 2016

Gestão de custos: 5 dicas para ajudar a sua empresa

3 de março de 2016
Categorias
  • BLOG
  • GESTÃO
Tags
  • Custos
  • Redução

A gestão de custos significa muito mais do que apenas controlar os seus gastos. Essa gestão também é a responsável por transformar o plano estratégico da empresa em medidas e ações que ajudem na conversão de resultados. Para que isso aconteça, não apenas os custos são controlados, mas também são planejados e otimizados para que seja possível alcançar o sucesso. Assim, essa gestão é indispensável — se a sua empresa quiser se manter e crescer no mercado.

Confira ao menos cinco dicas para ajudar a sua empresa a fazer uma gestão de custos de alto nível!

Conheça e organize os custos

Não é possível dispor de uma boa gestão de custos se você não conhecer adequadamente quais são esses custos e como eles se comportam. Por isso, o primeiro passo deve ser o de fazer um levantamento dos custos da empresa e categorizá-los em fixos e variáveis.

Geralmente, os custos com maior impacto tendem a ser as variáveis, pelo fato de não ser possível prevê-los com total exatidão. Por isso, conhecer quais são esses custos vai lançar luz a esse grupo, a fim de que sua gestão se mantenha firme.

Tenha um orçamento

Conhecendo quais são os custos, é preciso montar um orçamento. Para ser relevante, é preciso que o orçamento conte com quais são os recebimentos da empresa e quais são os gastos.

Como para ser funcional ele precisa ser feito de maneira antecipada, será preciso fazer previsões sobre os custos variáveis. Para isso, utilize a média dos últimos meses e acrescente uma porcentagem de erro, como de 5 a 10%. Ao fazer isso, você garantirá que o orçamento fique dentro de uma margem de segurança para que tudo saia conforme o planejado.

Monitore os resultados financeiros

Uma boa gestão de custos também precisa ser relevante para colocar o plano estratégico em ação. Por isso, é muito importante manter-se atento aos resultados financeiros em geral.

Isso pode ser conseguido, por exemplo, com o uso de ferramentas de controle como o fluxo de caixa e o Demonstrativo de Resultado do Exercício. Se você mantiver uma avaliação constante a esses resultados, grandes são as chances de que a gestão de custos seja sempre dinâmica e relevante.

Além disso, também é preciso observar os resultados financeiros em relação aos processos. Os custos de um processo são realmente justificados pelos seus resultados? Há possibilidades de otimização? Responder essas perguntas, portanto, garante que a gestão seja sempre melhorada.

Compare resultados

Outra forma de manter a gestão de custos em dia é comparando resultados. Se o resultado financeiro da empresa foi positivo e igual ao semestre anterior, isso pode ser uma boa coisa. Se, por outro lado, foi implantada uma política de otimização de custos, esse é um péssimo resultado.

No caso de o resultado ter sido negativo, mas ter sido melhor do que as previsões, então esse pode ser um indicativo de que a gestão precisa melhorar, mas que está no caminho certo. Assim, a comparação é muito importante para fornecer análises de qualidade para afinar a gestão.

Invista em software e automação

Fazer tudo isso de maneira mecânica, entretanto, geralmente resulta em problemas como falta de disponibilidade de dados, dispersão de informações e falta de confiabilidade. Erros são mais comuns e a produtividade, mais baixa.

Assim, para uma boa gestão de custos, também é preciso pensar na automação de processos financeiros e de análise. Nesse sentido, investir em um software de gestão que seja robusto e que esteja de acordo com as necessidades da sua empresa ajuda seu negócio a estabelecer uma gestão realmente relevante.

Uma boa gestão de custos é indispensável para que o negócio obtenha e mantenha o sucesso. Sem ela, os gastos saem de controle e muitas oportunidades acabam sendo perdidas. Por isso, é importante conhecer, organizar e monitorar custos e também comparar resultados. Para facilitar todo o processo, um bom software de gestão garante disponibilidade e confiabilidade de dados, além de melhorar a produtividade da gestão.

Gostou desse post sobre Gestão de Custo? Então clique aqui e baixe gratuitamente nosso ebook: Como reduzir custos sem perder a qualidade!

Quer saber mais sobre nossa empresa e produtos, clique aqui e acesse nosso site.

 

 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Tropical Carnes Brazlândia
19 de novembro de 2021

Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia


Leia mais
25 de outubro de 2021

A importância da automação comercial para o seu comércio


Leia mais

Posts Recentes

  • Tropical Carnes Brazlândia0
    Novo Cliente Lumi – Tropical Carnes Brazlândia
    19 de novembro de 2021
  • concorrencia0
    6 Dicas de como se destacar da sua concorrência
    12 de novembro de 2021
  • faturamento de sua loja0
    5 dicas de como aumentar o faturamento de sua loja
    5 de novembro de 2021

A Lumi Software foi fundada em 2004, mas já tem 25 anos de experiência. Como assim? Explicamos: os sócios, quando fundaram a empresa, já atuavam no segmento de tecnologia para o varejo fazia 10 anos.

Twitter Facebook-f Instagram Youtube

SUPERMERCADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACADO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

ATACAREJO

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

FOOD SERVICES

  • ERP
  • PDV
  • WMS
  • Outros

SOLUÇÕES

  • Ominichannel
  • Maior Produtividade
  • Aumento de Receita
  • Atendimento com Qualidade
  • Diminuir Custos
  • Outras Soluções