Controle de perdas: veja 4 erros que você pode estar cometendo
23 de maio de 2016Calendário de Promoções Lumi Scanntech – Mês de Junho
31 de maio de 2016Para superar a crise econômica no varejo, muitos empresários optam por realizar cortes em diferentes áreas do negócio acreditando que a contenção de gastos será suficiente para manter o empreendimento estável durante um período economicamente ruim. Entretanto, mesmo que essa estratégia seja reforçada por alguns setores, novas alternativas têm surgido como respostas mais eficazes para momentos de crise.
Períodos de crise exigem que o empresário continue a se atualizar para buscar alternativas mais modernas sobre como enfrentar esses momentos e, quando necessário, possa contar com o auxílio de empresas especializadas. Confira algumas sugestões de como enfrentar a crise no varejo!
1. Fidelização de clientes
A fidelização de clientes será fundamental para melhorar as vendas no varejo. Entretanto, a estratégia é indicada tanto para momentos de crise como para períodos de estabilidade. Algumas das possibilidades para fidelizar clientes são: cartões de crédito próprios da empresa que ofereçam vantagens aos clientes, descontos em produtos, cupons, entre outras coisas. Além dos benefícios econômicos, a fidelização depende da qualidade do atendimento, oferta de produtos e pós-venda.
Os clientes fiéis ao negócio podem representar até 60% da receita de um empreendimento, mesmo que esse índice varie, dificilmente haverá mudanças bruscas mesmo em um período de crise. Saiba identificar quem são esses clientes e ofereça vantagens e benefícios para que eles se mantenham fiéis ao seu negócio.
2. Investimento em atendimento
Tanto para fechamento da venda quanto para a fidelização do cliente, o atendimento é de extrema importância, independentemente da situação do mercado. No varejo, um atendimento ruim pode significar o abandono de uma compra, uma avaliação ruim ou mesmo a perda do cliente.
O treinamento da equipe de atendimento consiste em preparar para melhores abordagens, com uma equipe pronta para tirar dúvidas e saber resolver situações potencialmente problemáticas.
3. Reduções estratégicas de gastos
Inicialmente, dissemos que apenas os cortes não são suficientes para enfrentar uma crise financeira. O ideal é que a empresa seja capaz de reduzir gastos a partir de um planejamento estratégico, de forma que não prejudique a qualidade do negócio, seja no atendimento ou dos produtos em si, mas que possa gastar menos com itens dispensáveis para a continuidade do varejo.
Entre os exemplos de gastos que podem ser reduzidos em momentos de crise, podemos citar reformas, renovação de equipamentos, novas unidades do negócio etc.
4. Valorização da comunicação
As estratégias de comunicação visam aproximar o cliente e atrair possíveis consumidores para o negócio, então trate-as como um investimento e não um gasto. Meios que tenham como objetivo conquistar novos clientes são indispensáveis nesse momento e podem ser o diferencial de uma empresa para superar um período economicamente instável.
A comunicação pode ser feita por meios tradicionais, como folhetos e jornais locais, e pelos meios digitais. As mídias sociais, por exemplo, se tornaram grandes aliadas de empresas para conquistar mais clientes e fidelizar clientes antigos.
5. Atenção ao fluxo do negócio
Dois fatores importantes sobre a gestão de um negócio e que devem ser contrabalanceados, principalmente em períodos de crise são o mix de produtos e o fluxo de loja. Ao mesmo tempo em que se deve avaliar quais os produtos têm melhor saída e quais estão encalhados na loja, reduzindo a compra desses últimos, uma loja sem opções e esvaziada não é atraente para o consumidor — que tende a procurar uma concorrente com mais opções de produtos e variedades de preços.
Nesse aspecto, é importante que o empresário faça um controle financeiro eficiente do negócio e consiga conciliar essas duas características para que o varejo se mantenha atraente para o consumidor e lucrativo para os investidores.
Gostou desse artigo sobre crise econômica no varejo? Leia também esse artigo sobre Como usar a inteligência Competitiva para melhorar as vendas no varejo!
Para saber mais sobre a Lumi Software e o que fazemos, visite o nosso website: Lumi Software.