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8 de julho de 20164 tendências do varejo para o empreendedor ficar de olho em 2016
18 de julho de 2016Fazer a gestão do varejo envolve diversos processos de extrema importância para o sucesso do seu negócio. Quando ela não é eficiente, o resultado pode ser desastroso. Já quando feita da forma certa, pode ajudar muito no crescimento das vendas.
Para escapar dos erros é preciso estar atento a tudo o que acontece na sua empresa e também nos concorrentes, a fim de realizar ações mais efetivas.
Preparamos este post com alguns erros que não devem ser cometidos em sua empresa e como evitá-los da maneira mais fácil. Continue acompanhando e confira!
1. Não deixar a equipe de vendas alinhada com a de marketing
Todos devem falar a mesma língua. De nada adianta fazer um marketing atrativo se os vendedores não estiverem cientes das campanhas ou não souberem como fechar a venda.
Sempre mantenha os vendedores atualizados sobre tudo o que está sendo feito e também sobre as futuras campanhas de marketing, para que eles estejam preparados para lidar com a demanda e tenham bons argumentos para fechar o negócio.
2. Não ter metas
As metas são o que ajudam a determinar um objetivo e é em prol delas que os funcionários trabalham. Por isso, elas devem ser estabelecidas com cuidado, antes de qualquer coisa.
Preste atenção neste ponto, pois não adianta criar uma meta muito alta quando não há condições de alcançá-la. Além disso, se há diversas lojas em diferentes regiões, você não pode querer que todas tenham a mesma meta. Deve-se estabelecer cada uma de acordo com o histórico da loja, considerando seu desempenho individual.
3. Não considerar o estoque na gestão do varejo
Saber quantos produtos têm e a saída de cada um deles é fundamental para gerenciar o estoque, evitando que haja falta de alguns itens ou que outros fiquem guardados por muito tempo, correndo o risco até de passarem da data de validade.
Os itens que saem mais precisam de uma reposição mais rápida e os que possuem menor saída não podem ser comprados em grande quantidade para não ocupar espaço e elevar o custo da armazenagem.
Produtos perecíveis e com validade devem ser organizados de forma que os que vencerão primeiro sejam comercializados antes.
4. Não investir em tecnologia
A tecnologia veio para auxiliar e, no caso do varejo, pode ser um ponto positivo para diversas áreas. Ela pode não apenas ajudar no controle do estoque, mas também agilizar a parte financeira, a identificação de oportunidades, entre outras funções.
Ao utilizar sistemas específicos, há um melhor controle das informações, garantindo que elas fiquem mais organizadas e acessíveis. Com isso, evitam-se erros comuns nos processos manuais e cria-se um histórico de tudo o que acontece na empresa.
5. Não pensar no cliente
Isso é óbvio: sem o cliente, não há venda. Por isso, é preciso estar sempre atento às necessidades dele, buscando formas de atendê-lo melhor.
Atente-se às mudanças nos hábitos de consumo, fazendo pesquisas de mercado com frequência para que a sua loja não fique ultrapassada e a gestão do varejo seja eficiente.
Gostou das nossas dicas de gestão do varejo? Então veja também por que um software de gestão pode ajudar sua empresa!