Comunicado NFC-e
19 de setembro de 2018Ebook: Guia de gestão da inovação: o que é e como aplicar em negócios do varejo?
2 de outubro de 2018Quem administra um negócio sabe que se adaptar às novas tendências e realidades do seu segmento com rapidez pode definir o futuro da sua empresa. Nesse contexto, uma das tendências mais relevantes para quem atua no varejo é a estratégia omnichannel.
Trata-se de uma nova abordagem no modelo comercial de uma empresa, que oferece aos clientes experiências únicas de compra — quer estejam fazendo compras pessoalmente em uma loja física, por meio de dispositivos móveis ou sentado na frente do seu computador.
O principal benefício da estratégia omnichannel é aumento nas vendas com base na experiência de compra e na satisfação dos consumidores. Pensando em melhorar o seu entendimento sobre esse tema, preparamos este artigo. Confira!
O que é estratégia omnichannel?
Omnichannel é uma tendência desta última década no varejo que aposta na convergência de inúmeros canais de venda utilizados por uma empresa. A estratégia possibilita que o consumidor interaja ao mesmo tempo com mundo online e o offline simultaneamente.
O objetivo desse modelo é integrar lojas físicas e virtuais, além de “reinventar” a experiência de uso do consumidor final. Dessa forma, é possível explorar todas as possibilidades de interação com o usuário.
Antes desse modelo havia o multicanal que somava inúmeros canais para atender o cliente. O conceito de omnichannel se diferencia por focar na experiência do consumidor nos canais existentes de determinada empresa.
Podemos citar aplicativos que têm a mesma interface do site ou que tentam oferecer uma experiência muito similar à de comprar em uma loja física.
Tudo isso possibilita que o consumidor utilize todos os canais disponibilizados pela empresa e não haja mais barreiras entre o mundo físico e o mundo online. Por meio dessa integração de canais, o consumidor supre suas necessidades como desejar e no momento mais conveniente para ele, não se restringindo pelo local, horário ou ambiente.
Como implementar essa estratégia?
O primeiro passo para implementar a estratégia omnichannel na sua empresa é fazer a integração das áreas da forma mais gerenciável e automatizada possível. Oferecer a possibilidade de o cliente comprar na loja virtual e trocar o item pessoalmente em qualquer loja física é um bom exemplo disso.
Para que isso aconteça, os processos de logística devem estar integrados aos sistemas tecnológicos, permitindo que a implementação desse modelo ocorra sem complicações.
O serviço de atendimento ao cliente deve conseguir atender a todas as demandas dos consumidores — independentemente de ser ser uma dúvida, uma reclamação ou um elogio.
O marketing deve propor um plano alinhado às estratégias dos canais, possibilitando que o consumidor acesse a qualquer momento e sem nenhum problema as lojas, sejam elas virtuais ou físicas.
O sistema (software, processos e pessoas) deve ser adaptado e possibilitar que as lojas compartilhem informações entre si em tempo real. Isso inclui precificação de produtos, armazenamento (estoque), campanhas promocionais etc.
O setor responsável pelo suprimento deve ser muito rápido e tornar possível o fornecimento de produtos adequados para toda a cadeia de ambientes — lojas físicas e virtuais.
Como escolher o parceiro certo?
A estratégia omnichannel pode e deve ser aplicada ao seu negócio se você quiser melhorar o volume das vendas por meio da experiência do seu cliente. No entanto, existem ferramentas e/ou conhecimentos necessários para tornar esse processo possível — que exigem a presença de empresas especializadas no assunto.
Isso acontece porque o processo pode exigir a implementação de ferramentas como etiquetas eletrônicas para apresentar melhor e gerenciar seus produtos. Esse é apenas um exemplo, mas vale procurar uma empresa especializada no assunto para garantir o sucesso na implementação dessa estratégia.
O livro “Omnichannel Marketing: The Roadmap to Create and Implement Omnichannel Strategy”, escrito por Shady Ramadan, é um bom complemento do assunto. A obra fala sobre as mudanças no comportamento de compra do consumidor e como ainda há poucos varejistas oferecendo uma experiência madura de omnichannel, além de apontar as etapas necessárias para consolidar uma estratégia adequada aos novos hábitos.
Quer saber mais sobre estratégias para o varejo? Aproveite e baixe nosso e-book sobre BI e entenda como essa e outras soluções podem melhorar o desempenho do seu negócio!